Sicoob destaca cases de sucesso em sustentabilidade na COP29 - Sicoob UniMais Metropolitana
Novembro 2024 – O Sicoob marcou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, no Azerbaijão. Nesta terça-feira (19), a instituição financeira cooperativa apresentou iniciativas de destaque no incentivo a práticas sustentáveis. A participação no evento reforçou o compromisso da instituição financeira cooperativa com a sustentabilidade e a construção de um futuro mais verde, demonstrando que o cooperativismo é um modelo de negócio que concilia desenvolvimento econômico e social com a preservação do ecossistema.
“Apresentamos na COP29 iniciativas concretas que comprovam o papel do cooperativismo financeiro como agente transformador, capaz de gerar impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente. Ao priorizarmos as pessoas e a sustentabilidade, reafirmamos nosso compromisso com as comunidades em que atuamos, promovendo o desenvolvimento local e a preservação dos recursos naturais”, destacou Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob.
Durante o evento, Feltrim exibiu o projeto da instituição sobre a inclusão social, digital e financeira na Amazônia. Com oferta de serviços inovadores, como o crédito produtivo para práticas conservacionistas na região. “A capacitação de colaboradores da região e a oferta de soluções educacionais personalizadas para os povos tradicionais também colaboram para o desenvolvimento sustentável da localidade”, explicou o superintendente.
Outro tema abordado no encontro foram as mudanças climáticas, que é um assunto de extrema relevância para o Sicoob e um tema material em sustentabilidade para a instituição. “O Sicoob assume o compromisso de apoiar e estimular os cooperados a contribuírem com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Esse compromisso com a sustentabilidade se reflete em cada ação, buscando sempre reduzir nossa pegada de carbono e incentivar nossos cooperados a fazer o mesmo”, explica Feltrim.
O superintende do Instituto Sicoob também apresentou o case: Expressão Mamaindê. Trata-se de um projeto transformador do Sicoob com a comunidade Mamaindê, localizada em Vilhena – Rondônia. “A iniciativa fomenta a geração de renda e autonomia para os indígenas através da produção artesanal de sandálias, ecobags e almofadas pintadas à mão. Toda a renda obtida com a venda desses produtos é revertida diretamente para os artesãos, garantindo transparência e reconhecimento pelo trabalho”, relatou. Como resultado conjunto, a aldeia Mamaindê está construindo um Centro Cultural, um espaço que irá fortalecer a identidade cultural e promover a troca de conhecimentos entre os indígenas e a comunidade em geral.
Contribuição
O Sicoob integra o Pacto Global da ONU desde 2012, reforçando sua contribuição para a construção de um futuro mais sustentável. As iniciativas da instituição estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Acordo de Paris, evidenciando seu compromisso com a agenda climática global.
Com um histórico sólido em ações voltadas às pautas de ESG, o Sicoob promove impactos positivos ao oferecer serviços financeiros justos e atuar de forma coletiva e sistêmica, valorizando o papel essencial de cada cooperativa integrante do Sistema nas comunidades onde está presente.