Os mais pedidos

AGO 2025
 

Assembleia Geral Ordinária 2025

 

  12 de abril

  1ª convocação às 8 horas
  2ª convocação às 9 horas
  3ª convocação às 10 horas

 

Rua São Clemente, nº 41, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ. | CEP: 22.260-001.
Como chegar? 
Clique aqui e confira o melhor trajeto de carro ou transporte público.
 
 

A Assembleia Geral é órgão máximo da cooperativa, tendo poderes, no limite da lei e do Estatuto Social, para tomar toda e qualquer decisão de interesse do quadro social. A Assembleia Geral Ordinária é realizada, obrigatoriamente, uma vez por ano, no decorrer dos primeiros 4 (quatro) meses após o término do exercício social. Nela, tratamos temas definidos pelo


Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento Humanizada.


0800 969 6161 (ligação local de todo Brasil)
Atendimento completo por Telefone

 +55 (11) 97085-0324 
Atendimento completo por Whatsapp

crh@sicoobcecremef.com.br
Atendimento completo por E-mail

 

 

Sicoob está entre as 100 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo o IT Forum

Abril 2025 - O Sicoob foi reconhecido como uma das 100 empresas mais inovadoras do Brasil pelo IT Forum, um dos mais relevantes ecossistemas de conteúdo e relacionamento do setor de tecnologia e negócios do país. A premiação valoriza organizações que se destacam por promover a inovação de forma estratégica, com impacto direto nos seus modelos de negócio e na experiência dos usuários.

O destaque que levou o Sicoob a conquistar esse reconhecimento foi o case do Assistente Inteligente do Sicoob, projeto que integra inteligência artificial generativa ao ambiente de trabalho dos colaboradores de todas as cooperativas. A ferramenta permite interações com documentos e dados de forma conversacional, otimizando processos, ampliando a produtividade e reforçando o compromisso da instituição com a inovação com propósito.

Em seus primeiros seis meses de operação, o Assistente Inteligente registrou mais de 33 milhões de interações e proporcionou ganhos tangíveis de eficiência, como a economia de mais de 2 mil horas de trabalho na área jurídica. O projeto também foi responsável por abrir caminho para uma nova geração de copilotos especializados, voltados a diferentes áreas de negócio.

Esse reconhecimento reforça o posicionamento do Sicoob como um ecossistema financeiro cooperativo que investe fortemente em tecnologia para transformar a vida dos seus mais de 8,6 milhões de cooperados, sem abrir mão do seu diferencial humano e próximo.

“O Sicoob entende a inovação como um meio para gerar valor real para as pessoas. Ser reconhecido entre as empresas mais inovadoras do Brasil é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a evolução tecnológica mas, acima de tudo, com a inovação com propósito”, destaca Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob. “Nossa atuação se baseia na combinação entre o que há de mais avançado em soluções digitais e a essência cooperativista, que coloca o ser humano no centro da estratégia”, ressalta o executivo.

Além disso, o Sicoob também vem se posicionando como protagonista em outras frentes de inovação no Sistema Financeiro Nacional, como no projeto do Drex, a moeda digital brasileira, por meio do Consórcio SFCoop, formado pelas principais cooperativas financeiras do país, em parceria com o Banco Central, e no desenvolvimento de soluções personalizadas no ecossistema Open Finance, como o Super App Sicoob.

“Nossas entregas digitais são fruto de uma estratégia robusta de inovação, que alia investimentos em tecnologia, metodologias ágeis, inteligência de dados e um olhar atento às necessidades reais dos cooperados. E isso só é possível graças à atuação conjunta de nossos times, parceiros e cooperativas, que acreditam em um futuro mais colaborativo e conectado”, completa Vilaça.

A metodologia da premiação avalia critérios como cultura de inovação, impacto no negócio, potencial disruptivo das soluções e maturidade digital.

Consórcio do cooperativismo financeiro lança solução inovadora para reforçar a privacidade e a segurança de dados no ecossistema do Drex

O SFCoop, consórcio formado pelos sistemas cooperativos Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred para participação no projeto piloto do Drex, anuncia o desenvolvimento de uma solução inovadora voltada para aprimorar a privacidade, a proteção de dados e a segurança no ecossistema financeiro digital. 

Na primeira fase de desenvolvimento, o piloto do Drex, que visa criar uma infraestrutura para transações com ativos digitais regulada pelo Banco Central, enfrentou desafios relacionados à privacidade dos usuários, à proteção de informações sensíveis e à viabilização da fiscalização pela autoridade monetária. Diante dos resultados insatisfatórios com as soluções testadas, o Banco Central abriu, para a segunda fase do projeto, a possibilidade de apresentação de novas propostas que conciliem descentralização, programabilidade e privacidade. 

A solução do SFCoop foi concebida em conformidade com as diretrizes de sigilo bancário, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais normativas regulatórias, garantindo um modelo mais seguro e transparente para as operações dentro da infraestrutura do Drex. 

Denominada Harpo, em homenagem ao deus grego do silêncio, dos segredos e da confidencialidade, a tecnologia desenvolvida pelo consórcio estabelece novos padrões para o tratamento de dados sensíveis no ecossistema financeiro digital, equilibrando eficiência, segurança e privacidade. 

“Durante a fase inicial do Drex, identificamos desafios críticos relacionados à confidencialidade das transações, ao controle sobre os dados e à supervisão regulatória. Nossa solução endereça esses pontos, garantindo que o Drex evolua com um arcabouço tecnológico robusto, alinhado às exigências do mercado e às normas legais”, destacou Márcio Alexandre, superintendente de Governança e Arquitetura de TI e representante técnico do consórcio SFCoop no Drex. 

O executivo afirmou, ainda, que “o esforço de produzir uma peça essencial para o funcionamento do Drex e disponibilizá-la em um modelo de código aberto reflete o compromisso dos sistemas cooperativos com a inovação, a independência tecnológica, a soberania nacional da iniciativa e o amplo acesso a esses recursos”. 

Apresentado às demais instituições participantes do piloto do Drex no último 13  de março, o Harpo pretende ser uma solução colaborativa. Para isso, o SFCoop adotou um modelo de licenciamento aberto e um acordo técnico entre cooperados que regerá o trabalho de todas as organizações interessadas em se envolver na iniciativa. 

Fabio Araujo, consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos do Banco Central (Deban) e coordenador da Iniciativa Drex no BC, destacou a relevância de aprimorar a privacidade e a segurança no Drex, ressaltando o papel das instituições financeiras nesse avanço: 

“A privacidade e a segurança de dados são essenciais para que o Drex se consolide como uma infraestrutura digital sólida e confiável. O desenvolvimento de soluções que enderecem esses desafios fortalece a confiança no ecossistema financeiro digital e assegura a conformidade com as diretrizes regulatórias. Além disso, a criação de um ambiente seguro e interoperável depende do engajamento contínuo do setor financeiro. A adoção de tecnologias inovadoras permitirá que o Drex avance com resiliência, transparência e alinhamento às melhores práticas internacionais”, afirmou. 

A inovação trará maior segurança para as instituições participantes, assegurando que o Drex funcione dentro de um ambiente confiável, interoperável e em conformidade com os princípios de proteção de dados exigidos pelo Banco Central. Além disso, a solução do SFCoop se posiciona como um modelo de referência para futuras implementações de privacidade e segurança dentro da arquitetura financeira digital do país. 

SICOOB CREDIACIL INAUGURA SALA DO PROJETO COCRIAR EDUCAÇÃO NO TIRO DE GUERRA DE LEME

 

 

O Sicoob Crediacil reafirma seu compromisso com o desenvolvimento humano e comunitário ao inaugurar, no Tiro de Guerra de Leme, a nova sala do projeto Cocriar Educação — um espaço criado para inspirar, capacitar e transformar jovens através da educação e do conhecimento.

Instalado na Sala Jonas Henrique da Silva Lourenço, que presta homenagem ao jovem atirador cuja trajetória marcou a história do TG, o espaço foi idealizado para ampliar o acesso a conteúdos formativos e criar oportunidades concretas de crescimento. O local está equipado com computadores, materiais didáticos e recursos que possibilitam uma experiência educativa moderna, interativa e acessível.

Os atiradores agora terão à disposição um ambiente preparado para cursos de capacitação, práticas de informática, educação financeira e princípios do cooperativismo, além de um clube do livro, que incentivará o hábito da leitura e a troca de ideias entre os participantes.

A iniciativa integra o programa Cocriar, uma frente de atuação do Sicoob Crediacil voltada à promoção da educação, tecnologia, cultura e inclusão. O Cocriar Educação representa mais um passo no propósito de investir no futuro por meio da cooperação, preparando jovens para os desafios da vida pessoal e profissional com base em valores como autonomia, responsabilidade e solidariedade.

Com esse projeto, o Sicoob Crediacil reforça sua missão de transformar realidades por meio do conhecimento — e convida toda a comunidade a acompanhar e apoiar iniciativas que geram impacto positivo e duradouro.

📲 Acompanhe nossos projetos nas redes sociais: @sicoobcrediacil

#CoCriarEducação #SicoobCrediacil #Leitura #Informática #Conhecimento #TiroDeGuerra #Leme #CoCriar

 

Agência de Bom Jardim já funciona em nova sede

O Sicoob Fluminense inaugurou informalmente no dia 31 de março a nova sede de sua agência no município de Bom Jardim – na avenida Venâncio Veloso, 65, área central.

A apresentação das novas e modernas instalações da unidade foi marcada pela presença de autoridades municipais, representantes dos setores do comércio e indústria e delegados da cooperativa, recepcionados pela responsável Flávia Nery e equipe de colaboradores.

Dezenas de cooperados também foram conferir o conforto e praticidade da nova sede, reforçando a aprovação da condução de todo processo de incorporação e investimento do Sicoob Fluminense na cidade. 

O Sicoob Fluminense vem consolidando uma importante etapa de sua história quanto à sua expansão e consequentemente crescimento, reiterando sempre princípios cooperativistas de interesse pela comunidade e prestação de serviços de qualidade com justiça financeira.

Sicoob Fluminense na posse da nova diretoria do Sindivarejo Campos

O Diretor Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, representou a cooperativa na quinta-feira, 27 de março, durante a posse da nova diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Campos dos Goytacazes - Sindivarejo.

Neilton Silva foi recebido pelo novo Presidente do sindicato, o empresário Joilson Barcelos. A posse ocorreu com um almoço para a classe empresarial, membros de sindicatos, do poder público municipal e de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade.

O Presidente do Sindivarejo então em exercício, Maurício Cabral, fez um balanço de sua gestão e transmitiu oficialmente o cargo a Joilson Barcelos, empresário associado do Sicoob Fluminense, assim como aos demais integrantes da gestão que irá até 2026.

O Sindivarejo, segundo os gestores, é a instituição representativa patronal do Comércio Varejista do Município de Campos dos Goytacazes, responsável em celebrar a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), regulamentando as relações de trabalho, bem como orientando o empresário em suas ações diárias na gestão de seus colaboradores.

Fundado em 22 de Julho de 1931, o sindicato acompanhou e participou intensamente do desenvolvimento econômico e social do Município de Campos dos Goytacazes.

Sicoob Fluminense desenvolve série de ações na GMW 2025

O Sicoob Fluminense foi uma das entidades cooperativas que participaram, entre os dias 17 e 23 de março, da 13ª edição da Global Money Week (GMW), campanha global voltada à promoção da educação financeira para grupos específicos da sociedade.

Promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (instituição internacional que reúne países com economias avançadas para promover padrões comuns em vários tema), a GMW é uma campanha anual de conscientização “sobre a importância de garantir que os jovens estejam financeiramente conscientes e estejam gradualmente adquirindo conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas e em última análise, alcançar o bem-estar financeiro e a resiliência financeira.”

O tema da GMW 2025 foi “Pense antes de seguir, seu futuro financeiro agradece por refletir”, que destacou como as tendências das finanças digitais, os “finfluenceres” e a IA tornam mais difícil identificar informações e conselhos confiáveis, especialmente para os jovens.

Entre o público-alvo, estiveram crianças, adolescentes, universitários, jovens, adultos (até 29 anos), idosos e professores.

O objetivo principal é capacitar as gerações mais novas a administrar suas finanças de forma consciente, assim como ajudar que crianças e jovens compartilhem seus conhecimentos com suas famílias e respectivas comunidades.


Sicoob Fluminense

O Sicoob Fluminense tem participado anualmente da GMW. Para este ano, a cargo da equipe do setor de Cidadania e Sustentabilidade da cooperativa, foi montada uma grade de rodadas de bate papo, encontros e palestras que alcançaram alunos das instituições de ensino ASA, Colégio Estadual José do Patrocínio, Universidade Cândido Mendes e CIEE, além de integrantes da Casa da Juventude de São João da Barra, Unicoop e Obra do Salvador, em Campos dos Goytacazes.

O foco foi a educação financeira. Em toda a GMW 2025, os temas das palestras giraram em torno de “Proteção financeira”, “Educação financeira e mídias sociais” e  “Educação financeira e aposta online”.

Encontre o Sicoob mais próximo de você.

Digite o número ou nome da cooperativa
Ou, se preferir, selecione um Estado e Cidade