Abra sua conta - Sicoob UniMais Rio
Procurando um jeito mais prático, digital e justo de cuidar do seu dinheiro? Achou!
Conheça o Sicoob
Imagine mais de 7 milhões de pessoas construindo juntas um mundo com mais cooperação, pertencimento, responsabilidade social e justiça financeira: este é o Sicoob – Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil.
O cooperativismo financeiro é o caminho para uma vida financeira mais justa. Além de ter acesso a produtos e serviços financeiros completos com taxas mais justas, você participa das decisões e também dos resultados anuais da cooperativa.
Em vez de
ser cliente,
ser dono.
Ter voz
ativa e poder
de decisão.
Participar
dos resultados.
Taxas
mais justas
Crescimento
para todos.
Programa de
benefícios
Coopera.
Contribuir com o
desenvolvimento local.
Para você, sua empresa ou agronegócio.
Cartões
Crédito
Consórcios
Investimentos
Previdência
Seguros
Pagamentos
Adquirência
Cobrança
E muito mais.
Escolha sua cooperativa mais próxima:
Perguntas Frequentes
As cooperativas não visam lucro. Cada membro é um associado e pode participar das decisões e dos resultados. Tanto as cooperativas quanto os bancos trabalham com produtos e serviços financeiros e tem seu funcionamento regulamentado pelo Banco Central do Brasil.
Todos podem se associar a uma cooperativa. O sistema Sicoob é aberto para receber pessoas físicas e jurídicas, resguardados os requisitos das cooperativas segmentadas, que tem público específico de acordo com órgãos públicos, categorias profissionais ou empresas.
É o que cada pessoa deposita ao se tornar associado e o valor é definido por cada cooperativa. Todos esses depósitos de cota capital são colocados na conta capital de cada associado. Esses valores ficam rendendo na conta capital e podem ser resgatados de acordo com o estatuto da cooperativa.
Ao entrar para uma cooperativa financeira o associado deposita um valor em dinheiro (cota capital) que vai compor o chamado capital social; somatório de todas as cotas dos associados. Esse recurso garante que a cooperativa faça empréstimos e também dá suporte às demais atividades financeiras da instituição.
A devolução das sobras* é proporcional às operações realizadas pelo associado. Ou seja, quanto mais a pessoa utiliza os produtos da cooperativa, maior a sua participação nessa distribuição. *No ramo cooperativo (que é sem fins lucrativos) não é utilizada a palavra "lucro" e sim "sobras".
Cada associado tem direito de voto durante a Assembleia Geral Anual, que é a reunião dos associados para nortear o futuro da cooperativa. Ocorre uma vez ao ano e, extraordinariamente, sempre que necessário. Cada cooperativa divulga um edital com a pauta a ser discutida e todos os associados são convidados a participar.
Sim. O Sicoob é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil e os recursos dos associados são garantidos pelo FGCoop – Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito. Trata-se de uma associação que permite recuperar os depósitos ou créditos, até R$ 250 mil por CPF, o mesmo valor dos bancos. Mais informações no site do FGCoop: www.fgcoop.coop.br
As cooperativas abertas ou de livre admissão podem receber todas as pessoas físicas e jurídicas, enquanto as segmentadas são compostas por públicos pertencentes a empresas, categorias profissionais ou órgãos públicos específicos.