PALAVRA DO PRESIDENTE
 

Seja bem-vindo(a) ao nosso site!

Aqui, você é mais do que um visitante. Você faz parte de uma comunidade cooperativa que valoriza a união, a transparência e a responsabilidade social.

É com grande satisfação que me dirijo a vocês para reafirmar nosso compromisso com a comunidade que servimos. Nesta plataforma, você terá acesso a conteúdo e informações essenciais para fortalecer seu vínculo com a cooperativa e para apoiá-lo encontrando uma variedade de informações, publicações, produtos, serviços e muito mais, além de criar conexão com sua cooperativa.

No Sicoob União Centro-Oeste, acreditamos que somos mais do que uma instituição financeira. Nosso propósito vai além das operações financeiras diárias; buscamos ser um pilar de apoio e desenvolvimento para cada um de nossos membros e para a comunidade como um todo, bem como conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.

Com sete agências físicas e uma agência digital, nossa cooperativa está estrategicamente posicionada para oferecer suporte e soluções financeiras abrangentes. Nosso foco é promover o desenvolvimento econômico e social, investindo no bem-estar e na prosperidade de nossa comunidade.

Estamos empenhados em proporcionar não apenas serviços financeiros de alta qualidade, mas também em fomentar iniciativas que fortaleçam o tecido social e econômico ao nosso redor. Trabalhando juntos, podemos gerar um impacto positivo significativo e construir um futuro mais próspero e sustentável para todos.

Agradeço profundamente pela confiança que depositam em nossa cooperativa e reiteramos nosso empenho em estar ao seu lado, contribuindo para um desenvolvimento conjunto e significativo.

Rafael Rezende Lacerda  – Presidente do Conselho de Administração

  

UM POUCO SOBRE SUA COOPERATIVA


O Sicoob União Centro-Oeste nasceu da união de duas grandes cooperativas da região centro oeste mineira apresentando cada uma em seus mais de 30 anos de constituição uma trajetória de realizações, conquistas e muito sucesso: o Sicoob Crediprata e o Sicoob União Centro-Oeste, que na sua origem nasceu Crediarcos.

A união aconteceu a partir do dia 1º. de julho de 2022, após um período de estudos, análises e negociações entre as cooperativas e acompanhamento do Sicoob Central Crediminas, tendo como justificativa a soma de esforços para enfrentar os grandes desafios.

Vale a pena conhecer a história de cada uma das cooperativas para entender como se deu o processo e o futuro promissor que se dará a partir deste processo.


CONSTITUIÇÃO DAS DUAS COOPERATIVAS


SICOOB CREDIPRATA

Constituição: O Sicoob Crediprata foi fundado no dia 16 de junho de 1989, época  em que o país enfrentava grave crise econômica marcada por política econômica severa, altas taxas de juros e inflação nas alturas, refletindo de forma contundente no segmento rural,  pela dificuldade dos produtores rurais em ter acesso ao financiamento de sua produção pelos bancos tradicionais.

Em busca de uma solução para esta grave situação, um grupo de produtores rurais de Lagoa da Prata identificou o cooperativismo de crédito, que florescia nos anos 80 em Minas Gerais, como uma alternativa mais justa e em condições de taxas e juros mais adequadas.

Conhecer os modelos existentes de cooperativas e aprofundar os estudos sobre o cooperativismo de crédito foram os próximos passos deste grupo para a constituição de uma cooperativa de crédito. Este sonho foi concretizado com a realização da Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa de Crédito Rural de Lagoa da Prata – Crediprata, com a presença de 25 produtores rurais que formaram o capital necessário e tornaram seus sócios fundadores.

Em 19 de setembro daquele ano, o Banco Central do Brasil expediu a autorização de funcionamento da Crediprata, sendo então inaugurada sua sede em 17 de janeiro de 1990, dando início  às suas atividades.

Abertura de agências. Nos anos que se seguiram, a Crediprata superou grandes desafios, mantendo um ritmo acelerado de crescimento e fortalecimento do seu patrimônio e de suas operações, alcançando grande credibilidade junto aos seus cooperados e na comunidade, o que possibilitou a sua expansão. Foram então abertas agências nos municípios vizinhos: Japaraíba em 03/03/1997, Moema em 12/06/1997 e Esteios em 06/01/2003.

Nova Marca. Em paralelo, nos anos que se seguiram, o SNCC – Sistema Nacional de Crédito Cooperativo foi se estruturando em três níveis (Confederação, Central e Singular) e a legislação do setor foi evoluindo ampliando a capacidade de atendimento e operacionalização das cooperativas de crédito.

Neste cenário,  com a criação do Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob em 1997 (hoje Banco do Sicoob) e da Confederação das Cooperativas do Brasil em 2001, consolidando a estruturação do SICOOB – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, a Crediprata, já filiada a Central Crediminas desde o início de sua constituição, passa a se denominar Sicoob Crediprata em 2003.

Inclusão de empresários, microempresários e microempreendedores. Fazer parte do Sicoob, além da adoção de uma marca forte possibilitou ao Sicoob Crediprata contar com um diversificado portfólio de produtos e serviços financeiros e uma plataforma tecnológica robusta, capacitando a cooperativa a atender novos públicos.

Com origem no setor rural e em função da legislação vigente na época, o Sicoob Crediprata só podia ter em seu quadro social pessoas físicas  que exercessem atividades agrícolas, pecuárias ou extrativas ou se dedicassem a operações de captura e transformação do pescado. Entretanto, com a publicação da Resolução 3106 pelo Conselho Monetário Nacional em 25 de junho de 2003 que trouxe avanços na regulação das cooperativas de crédito, o Sicoob Crediprata na busca pela qualidade na prestação de serviços e de atender mais e melhor as comunidades, em 14/11/2003, promoveu a alteração de seu Estatuto Social, passando a atender pequenos empresários, microempresários e microempreendedores.

Livre Admissão. Com o atendimento aos novos públicos e consequente ampliação do seu modelo de negócio e em evolução constante, o Sicoob Crediprata alcançou a maturidade administrativa e operacional necessárias para atender de forma completa a todos os segmentos econômicos, pessoas físicas, servidores públicos, donas de casa, estudantes, profissionais liberais, pessoas jurídicas, sejam do comércio, indústria, pequenas e médias empresas e o agronegócio. Neste contexto,  o Sicoob Crediprata a partir de 23/03/2016 passou a ser uma cooperativa de Livre Admissão, aberta a todos os segmentos da economia, alterando sua razão social para Cooperativa de Livre Admissão da Região do Alto São Francisco Ltda. Sicoob Crediprata.

30 anos. Ao completar trinta anos de constituição em 2019, os resultados expressivos do Sicoob Crediprata confirmaram sua força e credibilidade nas comunidades onde atua e evidenciou todo o seu potencial de atendimento aos seus cooperados por meio de uma gestão comprometida com o crescimento mútuo.

Com esta trajetória marcada pelo crescimento e sustentabilidade, o Sicoob Crediprata tornou-se uma cooperativa sólida e competitiva no mercado financeiro, conquistando espaço e  referência como instituição financeira cooperativa no Estado de Minas Gerais.
 

SICOOB UNIÃO CENTRO-OESTE

Constituição. Originalmente, constituída Crediarcos no dia 6 de janeiro de 1989 em Assembleia Geral realizada no Parque de Exposições “Plácido Ribeiro Vaz”, a Cooperativa de Crédito Rural de Arcos Ltda surge com o objetivo de garantir acesso ao crédito e novas oportunidades para o homem do campo em uma fase que a hiperinflação consumia a economia do país.

Buscando uma alternativa mais justa para o financiamento do setor rural de Arcos e região, Lindomir Alfredo Dornelas, presidente da Coopervi – Cooperativa Agrícola Mista Vale do Itapecerica Ltda., a par das dificuldades enfrentadas pelos produtores, participou de uma reunião em Bom Despacho, onde já existia cooperativa de crédito, a Credibom, voltando entusiasmado com a explanação sobre o tema pelo então presidente do BNCC – Banco Nacional de Crédito Cooperativo.

Para proporcionar, mediante a mutualidade, assistência financeira aos associados em suas atividades específicas, com a finalidade de fomentar a produção rural,  a constituição da cooperativa foi conduzida por uma Comissão formada por 14 produtores rurais liderados por Lindomir Alfredo Dornelas, eleito posteriormente presidente da cooperativa.

A comissão angariou a adesão ao projeto cooperativista de outros produtores ruais sendo na Assembleia de Constituição computados 31 pioneiros que se transformaram em sócios-fundadores da Crediarcos e possibilitaram a formação do capital.

Na sequência, foi emitido pelo Banco Central do Brasil o certificado de autorização de funcionamento da Crediarcos em 07 de abril de 1989 e, em 25 de outubro deste ano foi inaugurada a primeira sede,  situada na rua Alvares Silva, região central de Arcos.

Gestão Flávio Vaz de Lima. Eleito diretor-presidente da Crediarcos em chapa única na Assembleia Geral Ordinária de 28 de março de 1993, Flávio iniciou em sua gestão um intenso processo de desenvolvimento da cooperativa. Estabeleceu um plano de metas de crescimento, o fortalecimento do capital e um programa de visitas vigoroso às zonas rurais para captação de novos associados a fim de ampliar sua base.

Em quase 30 anos de gestão, a cooperativa reforçou seu time de executivos, aderindo às boas práticas de governança, contratou diretores de mercado com qualificação adequada e o resultado foi uma cooperativa financeira completa, forte, premiada e com grande credibilidade na região.

Livre Admissão. Em 2004, diante da publicação da Resolução 3106 e em função de sua excelente performance, o Sicoob Crediarcos, que já havia adotado a marca Sicoob, se encontrava pronta para atender novos públicos, até então, restritos aos produtores rurais. Desta forma, teve seu projeto de livre admissão aprovado pelo Banco Central do Brasil, passando a atender pessoas físicas e jurídicas de todos os segmentos econômicos.

União Sicoob Crediarcos e Sicoob Credipains. Em 2010 um grande passo foi dado em direção ao fortalecimento de duas cooperativas,  que se uniram em um único propósito – somar forças para se tornarem uma única instituição, ainda mais forte com o objetivo de enfrentar os desafios do mercado e alcançar mais sustentabilidade.

Fundada em 1990 pela iniciativa de 30 produtores rurais, a Cooperativa de Crédito Rural de Pains – Sicoob Credipains  nasceu com o intuito de levar mais acessibilidade financeira aos produtores rurais da região.  Em 2000 a cooperativa inaugurou uma agência em Vila Costina, distrito de Pains, e, em 2007 teve aprovado o seu projeto de Livre Admissão pelo Banco Central do Brasil, passando a atender todos os segmentos econômicos.

Da união das duas cooperativas, Sicoob Crediarcos e Sicoob Credipains  surgiu o Sicoob União Centro Oeste, uma cooperativa com grande amplitude e potencial, cuja mudança significou para os cooperados da nova instituição financeira que se formou, maior qualidade no atendimento, além de possibilitar  a disponibilização de uma sede própria para a agência da Vila Costina em 2013.

 

UMA NOVA FASE


SICOOB CREDIPRATA + SICOOB UNIÃO CENTRO-OESTE. A união que multiplica resultados.

 A nova cooperativa que surgiu a partir do dia 1º. de julho de 2022 significa o resultado da constante evolução em que o mundo está suscetível promovendo transformações importantes e, que no cooperativismo financeiro não tem sido diferente. 

A união do Sicoob Crediprata e Sicoob União Centro-Oeste é um grande exemplo deste processo evolutivo, resultado de um planejamento apurado, sustentado pelo  amadurecimento e ousadia de líderes comprometidos com o futuro de suas instituições cooperativas.

 A história das duas Cooperativas de Crédito se iniciou há mais de 30 anos, com o movimento de alguns produtores que buscavam uma alternativa mais justa para atender as necessidades financeiras do setor, que possibilitasse a realização de projetos individuais e comuns, promovendo o desenvolvimento de todos, de forma sustentável.

Ao longo do tempo as duas cooperativas passaram por vários estágios de superação e evolução, expandindo territórios com a abertura de agências em localidades próximas e estendendo o atendimento para todos os segmentos econômicos, antes exclusivo ao agronegócio.

Ambas as cooperativas se encontravam maduras, prontas para dar este grande passo e o processo de incorporação concretizado foi fruto de meses de estudos, análises e alinhamento, uma construção desde a sua idealização, pautada no mais alto nível de solidez e transparência.

 A partir da soma das excelentes condições de ambas, seja em patrimônio, ativos, enquadramentos técnicos, turbinados pelo capital humano, conselheiros, diretores, empregados e daqueles que são a principal força: os nossos mais de 19 mil associados, a nova cooperativa atuará em 07 agências em uma região de desenvolvimento vertiginoso.

Este cenário favorável potencializará ao Sicoob União Centro-Oeste um futuro ainda mais promissor e sustentável para a cooperativa, associados e comunidades.

Estando agora inseridos em uma grande região foi entendido e deliberado em Assembleia do Sicoob Crediprata  a adoção da marca SICOOB UNIÃO CENTRO OESTE para esta grande cooperativa financeira que se formou.

O nome CREDIPRATA jamais cairá em esquecimento, pois está registrado em livros, documentos e memórias. Será lembrado sempre em narrativas de agora e das gerações futuras pelo valor gerado.

Uma etapa foi concluída. A caminhada do Sicoob União Centro-Oeste seguirá vislumbrando um futuro grandioso e ilimitado, pois será mantida e empunhada a bandeira da cooperação e a crença de que Deus permanecerá abençoando e iluminando a instituição.

 

DIREÇÃO
 

Conselho de Administração

Adilson Antonio Do Couto
Agnaldo Pereira Lopes
Derly Teixeira Da Cunha Junior
Diniz Moises Dos Santos
Giovanni Ferreira Da Silva
Luciano De Castro Doco
Rafael Rezende Lacerda
Rodrigo Soraggi Lima
Sebastião Luiz Gomes Da Silva

Conselho Fiscal Efetivo

Antonio Carlos Dias De Carvalho
Gilma Lucia De Paula Gondin
Wicente De Paulo Mesquita De Sousa

Conselho Fiscal Suplente

Renato Marinho Rodarte Oliveira

Diretoria Executiva


Marcelo Antônio de Sousa – Diretor de Riscos
Márcia Aparecida Berto Cristino – Diretora de Administrativa
Natalia Teodoro de Paulo Teotonio - Diretora Operacional
Nilza Miranda – Diretora de Negócios