Diversão e aprendizado: como usar o Dia das Crianças para falar de dinheiro - Sicoob Sul
Educação financeira na infância ajuda a construir uma relação saudável com o dinheiro no futuro. Veja as dicas do Sicoob
Outubro de 2024 – O Dia das Crianças é sempre uma data especial para pais e filhos, mas muitas vezes associada a presentes e consumo. No entanto, essa também pode ser uma excelente oportunidade para introduzir as crianças no mundo da educação financeira de maneira lúdica e leve. De acordo com o educador financeiro do Sicoob, Renato Costa, ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro desde cedo é um passo importante para a construção de uma relação saudável com as finanças no futuro.
"A educação financeira infantil deve começar de forma simples, com explicação de onde vem o dinheiro e abordagem de conceitos como economizar, poupar, dividir e gastar conscientemente. Isso pode ser feito por meio de brincadeiras, jogos e atividades que despertem o interesse e a curiosidade das crianças. O mais importante é mostrar que o dinheiro não é infinito e que as escolhas feitas hoje podem impactar o futuro. Usar exemplos práticos conforme realidade da família é uma ótima forma de reforçar o aprendizado”, destaca Renato.
Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), crianças que têm experiências positivas com o dinheiro e educação financeira tendem a ser mais bem-sucedidas na vida adulta. "O Dia das Crianças pode ser uma oportunidade perfeita para unir diversão com aprendizado. Presentes não precisam ser apenas materiais, experiências também são valiosas", sugere o especialista.
Para mais, pequenas ações no cotidiano podem ser transformadoras para as crianças. A famosa “mesada”, por exemplo, pode ser usada como ferramenta de ensino, explicando a importância de guardar uma parte para o futuro, investir em algo que se deseja e até mesmo doar uma fração para ajudar quem precisa. "Esse tipo de prática não só ajuda no desenvolvimento financeiro, mas também na construção de valores como solidariedade e responsabilidade social", completa o especialista.
Além das conversas sobre dinheiro, projetos como os oferecidos pelo Sicoob, por meio do Instituto Sicoob, têm se destacado por promover a educação financeira desde a infância. "Nosso objetivo é ajudar a desenvolver gerações mais consciente financeiramente, oferecendo materiais educativos e programas gratuitos que ensinam crianças e adolescentes a lidarem com o dinheiro de maneira responsável", afirma Renato.
Além dos projetos executados pelas cooperativas do Sicoob nas comunidades, os pais podem contar com uma série de conteúdos gratuitos nas páginas do Instituto Sicoob, que auxiliarão nas conversas e ensinamentos de educação financeira. Confira abaixo:
Coleção Financinhas
Com a Coleção Financinhas é possível ensinar educação financeira por meio dos livros e animações, além de estimular o hábito de leitura dos filhos. Conceitos que falam sobre a importância de poupar para realizar sonhos, de planejar e organizar as compras com base no orçamento, sustentabilidade e consumo consciente, são abordados por meio dos personagens cativantes dos livros “Caio achou uma moedinha”, “Margô e Davi foram ao mercadinho”, “Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho” e “Marina esqueceu de desligar a televisão”. E não para por aí, no canal do Instituto Sicoob no Youtube temos histórias com a turminha da Coleção Financinhas e leitura dos livros em Libras.
O download gratuito dos livros pode ser feito no site do Instituto Sicoob, por meio do link www.institutosicoob.org.br e os vídeos estão disponíveis em www.youtube.com/@InstitutoSicoob .
Cartilhas e guias de educação financeira
Ainda no site do Instituto Sicoob, é possível acessar diversas cartilhas e guias com conteúdos relevantes para agregar conhecimentos em educação financeira para toda a família, independente da faixa etária.