Os mais pedidos

Sicoob está entre as 100 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo o IT Forum

Abril 2025 - O Sicoob foi reconhecido como uma das 100 empresas mais inovadoras do Brasil pelo IT Forum, um dos mais relevantes ecossistemas de conteúdo e relacionamento do setor de tecnologia e negócios do país. A premiação valoriza organizações que se destacam por promover a inovação de forma estratégica, com impacto direto nos seus modelos de negócio e na experiência dos usuários.

O destaque que levou o Sicoob a conquistar esse reconhecimento foi o case do Assistente Inteligente do Sicoob, projeto que integra inteligência artificial generativa ao ambiente de trabalho dos colaboradores de todas as cooperativas. A ferramenta permite interações com documentos e dados de forma conversacional, otimizando processos, ampliando a produtividade e reforçando o compromisso da instituição com a inovação com propósito.

Em seus primeiros seis meses de operação, o Assistente Inteligente registrou mais de 33 milhões de interações e proporcionou ganhos tangíveis de eficiência, como a economia de mais de 2 mil horas de trabalho na área jurídica. O projeto também foi responsável por abrir caminho para uma nova geração de copilotos especializados, voltados a diferentes áreas de negócio.

Esse reconhecimento reforça o posicionamento do Sicoob como um ecossistema financeiro cooperativo que investe fortemente em tecnologia para transformar a vida dos seus mais de 8,6 milhões de cooperados, sem abrir mão do seu diferencial humano e próximo.

“O Sicoob entende a inovação como um meio para gerar valor real para as pessoas. Ser reconhecido entre as empresas mais inovadoras do Brasil é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a evolução tecnológica mas, acima de tudo, com a inovação com propósito”, destaca Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob. “Nossa atuação se baseia na combinação entre o que há de mais avançado em soluções digitais e a essência cooperativista, que coloca o ser humano no centro da estratégia”, ressalta o executivo.

Além disso, o Sicoob também vem se posicionando como protagonista em outras frentes de inovação no Sistema Financeiro Nacional, como no projeto do Drex, a moeda digital brasileira, por meio do Consórcio SFCoop, formado pelas principais cooperativas financeiras do país, em parceria com o Banco Central, e no desenvolvimento de soluções personalizadas no ecossistema Open Finance, como o Super App Sicoob.

“Nossas entregas digitais são fruto de uma estratégia robusta de inovação, que alia investimentos em tecnologia, metodologias ágeis, inteligência de dados e um olhar atento às necessidades reais dos cooperados. E isso só é possível graças à atuação conjunta de nossos times, parceiros e cooperativas, que acreditam em um futuro mais colaborativo e conectado”, completa Vilaça.

A metodologia da premiação avalia critérios como cultura de inovação, impacto no negócio, potencial disruptivo das soluções e maturidade digital.

Consórcio do cooperativismo financeiro lança solução inovadora para reforçar a privacidade e a segurança de dados no ecossistema do Drex

O SFCoop, consórcio formado pelos sistemas cooperativos Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred para participação no projeto piloto do Drex, anuncia o desenvolvimento de uma solução inovadora voltada para aprimorar a privacidade, a proteção de dados e a segurança no ecossistema financeiro digital. 

Na primeira fase de desenvolvimento, o piloto do Drex, que visa criar uma infraestrutura para transações com ativos digitais regulada pelo Banco Central, enfrentou desafios relacionados à privacidade dos usuários, à proteção de informações sensíveis e à viabilização da fiscalização pela autoridade monetária. Diante dos resultados insatisfatórios com as soluções testadas, o Banco Central abriu, para a segunda fase do projeto, a possibilidade de apresentação de novas propostas que conciliem descentralização, programabilidade e privacidade. 

A solução do SFCoop foi concebida em conformidade com as diretrizes de sigilo bancário, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais normativas regulatórias, garantindo um modelo mais seguro e transparente para as operações dentro da infraestrutura do Drex. 

Denominada Harpo, em homenagem ao deus grego do silêncio, dos segredos e da confidencialidade, a tecnologia desenvolvida pelo consórcio estabelece novos padrões para o tratamento de dados sensíveis no ecossistema financeiro digital, equilibrando eficiência, segurança e privacidade. 

“Durante a fase inicial do Drex, identificamos desafios críticos relacionados à confidencialidade das transações, ao controle sobre os dados e à supervisão regulatória. Nossa solução endereça esses pontos, garantindo que o Drex evolua com um arcabouço tecnológico robusto, alinhado às exigências do mercado e às normas legais”, destacou Márcio Alexandre, superintendente de Governança e Arquitetura de TI e representante técnico do consórcio SFCoop no Drex. 

O executivo afirmou, ainda, que “o esforço de produzir uma peça essencial para o funcionamento do Drex e disponibilizá-la em um modelo de código aberto reflete o compromisso dos sistemas cooperativos com a inovação, a independência tecnológica, a soberania nacional da iniciativa e o amplo acesso a esses recursos”. 

Apresentado às demais instituições participantes do piloto do Drex no último 13  de março, o Harpo pretende ser uma solução colaborativa. Para isso, o SFCoop adotou um modelo de licenciamento aberto e um acordo técnico entre cooperados que regerá o trabalho de todas as organizações interessadas em se envolver na iniciativa. 

Fabio Araujo, consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos do Banco Central (Deban) e coordenador da Iniciativa Drex no BC, destacou a relevância de aprimorar a privacidade e a segurança no Drex, ressaltando o papel das instituições financeiras nesse avanço: 

“A privacidade e a segurança de dados são essenciais para que o Drex se consolide como uma infraestrutura digital sólida e confiável. O desenvolvimento de soluções que enderecem esses desafios fortalece a confiança no ecossistema financeiro digital e assegura a conformidade com as diretrizes regulatórias. Além disso, a criação de um ambiente seguro e interoperável depende do engajamento contínuo do setor financeiro. A adoção de tecnologias inovadoras permitirá que o Drex avance com resiliência, transparência e alinhamento às melhores práticas internacionais”, afirmou. 

A inovação trará maior segurança para as instituições participantes, assegurando que o Drex funcione dentro de um ambiente confiável, interoperável e em conformidade com os princípios de proteção de dados exigidos pelo Banco Central. Além disso, a solução do SFCoop se posiciona como um modelo de referência para futuras implementações de privacidade e segurança dentro da arquitetura financeira digital do país. 

Talk Show marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo no Sicoob Ouro Verde

Na quarta-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Sicoob Ouro Verde promoveu um Talk Show com o tema “Autismo na Vida Real: Histórias que Inspiram e Ensinam”. O evento foi conduzido por Nancy Sert, gerente de Recursos Humanos da cooperativa, e contou com a participação de Elenice Hiraiwa e Glaucia Placidino, mães de filhos com autismo, além de Francine Guilherme de Souza, neuropsicopedagoga atuante na área.

Em um primeiro momento, Glaucia e Elenice compartilharam suas experiências com a descoberta do Transtorno do Espectro Autista nos filhos, enquanto Francine explicou a importância do diagnóstico e da intervenção precoce. A conversa abordou também características a serem observadas para uma identificação inicial e os diferentes níveis de suporte necessários, dependendo de cada caso.

Nancy destacou: “A conversa que tivemos com a Glaucia, Sra. Elenice e Franciele foi muito esclarecedora e emocionante. Acreditamos que as trocas de experiências e conhecimento contribuíram para que todos refletissem e tivessem mais empatia tanto por pessoas com autismo quanto por suas famílias.”

Realizações como essa reforçam o papel da cooperativa em promover os princípios cooperativistas, especialmente os de compromisso com a comunidade e de educação, formação e informação. É por meio de iniciativas como essa que o Sicoob Ouro Verde busca gerar impacto real, abrindo sempre espaço para o diálogo, a inclusão e a conscientização.

Fanfarra da APAE e relato de colaborador marcam o Dia da Síndrome de Down no Sicoob Ouro Verde

Apresentação emocionou colaboradores e reforçou a importância da inclusão e da valorização

Na sexta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, o Sicoob Ouro Verde recebeu a Fanfarra da APAE em sua Unidade Administrativa. O momento contou com os integrantes da fanfarra e a professora Daniela Martins dos Santos, que atua como regente. A apresentação demonstrou o talento dos estudantes e foi um sucesso, com os colaboradores pedindo bis. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer e brincar com a Mel (@adogdosicoob), mascote do Sicoob.

"Os estudantes ficaram entusiasmados em se apresentarem e fomos recebidos com muito carinho por todos ali. Esses eventos os incentivam bastante, pois se sentem valorizados e importantes para a sociedade. [...] Na espontaneidade em nossa volta para a escola, me perguntaram quando voltaríamos comentando como foi bom esse evento!" afirma a regente da fanfarra.

Além da visita, em uma ação de comunicação interna, a cooperativa apresentou o relato do colaborador João Víctor Ramos, pai do João Rafael. Que contou a história de sua família, desde a descoberta da Trissomia do Cromossomo 21 no filho, até seu crescimento e desenvolvimento, com a intenção de conscientizar sobre o assunto e expressar a importância da inclusão. João conta: "Conforme ele foi crescendo, ele foi realmente demonstrando que ele consegue fazer tudo o que ele quiser, basta a gente dar todo o estímulo necessário."

Iniciativas como essa reforçam o compromisso do Sicoob Ouro Verde com os princípios do cooperativismo, especialmente os de educação, formação e informação e de compromisso com a comunidade. Ao abrir espaço para a valorização da diversidade e promover momentos de aprendizado e inclusão, a cooperativa reafirma seu papel na construção de uma sociedade mais justa, consciente e colaborativa. O desenvolvimento das comunidades começa com o respeito, a informação e a educação – e o cooperativismo é um caminho sólido para isso.

Sicoob Ouro Verde proporciona Pré-Assembleia para cooperados.

A Pré-Assembleia, que ocorreu na segunda-feira (24), foi um momento importante de apresentação dos resultados do ano de 2024 para os cooperados do Sicoob Ouro Verde. Conduzida pela diretoria da cooperativa, composta por José Roberto dos Anjos, Alexandre Sobral Cruz, Paulo Roberto Mondaini e pelo presidente do Conselho de Administração, George Hiraiwa. 

O momento contou com a participação de mais de 3.000 cooperados, sendo estes do Paraná, São Paulo e Amapá, que puderam acompanhar a transmissão ao vivo através do YouTube. Além de conhecer mais sobre os números e resultados do ano anterior, os que assistiram puderam também conhecer as ações de investimento social, conquistas e feitos em diferentes âmbitos da cooperativa. 

Foram apresentados os resultados em diferentes áreas, sendo os mais expressivos os valores em ativos totais, operações de crédito e em recursos administrados, que tiveram um aumento significativo. Sendo estes números que reforçam a solidez e o crescimento contínuo da cooperativa. 

A Pré-Assembleia demonstra a importância de uma gestão democrática e transparente, sendo a participação dos cooperados essencial. No mês de abril, teremos ainda a Assembleia Geral Ordinária, na qual os delegados, representando os cooperados, poderão votar e participar das decisões da cooperativa para o próximo ano.

Sicoob Ouro Verde recebe reconhecimento de destaque GPTW e ACIL 2024

O Sicoob Ouro Verde recebeu, no dia 11 de março, o prêmio de destaque GPTW e ACIL. A homenagem, que ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), reuniu empresas da cidade certificadas como Excelente Lugar para Trabalhar, seguindo a metodologia do Great Place to Work (GPTW).

Na premiação, estiveram presentes cinco colaboradoras que representaram a cooperativa e receberam o prêmio entregue por Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW Brasil, e Vera Lúcia Antunes, atual presidente da ACIL.

Receber esse reconhecimento é também uma motivação, considerando que, no último ano, o Sicoob Ouro Verde subiu 28 posições no ranking. A cooperativa segue determinada a aprimorar continuamente o ambiente de trabalho.

Larissa Pires, que atua como Business Partner de RH na cooperativa, ressalta: "É uma felicidade enorme receber essa premiação da ACIL e estarmos representando todos os colaboradores do Sicoob Ouro Verde, principalmente porque melhoramos significativamente nossa posição no ranking do GPTW. Estamos hoje em 24º lugar e queremos estar cada vez mais bem posicionados!"

Sicoob impulsiona Educação Financeira na 13ª edição da Global Money Week

É a 6ª vez que a instituição apoia a campanha promovida pela OCDE. Na última edição, alcançou mais de 1,4 mi de pessoas 

A preocupação com a educação financeira dos jovens tem se tornado cada vez mais relevante. De acordo com a pesquisa Check-up de Bem-Estar, da empresa de benefícios Vidalink, divulgada pelo Estadão em dezembro de 2024, 33% da geração Z (1995 - 2009) enfrentam dificuldades financeiras. Diante desse cenário e com o compromisso de fortalecer a conscientização financeira, o Sicoob participa da 13ª edição da Global Money Week (GMW), uma campanha global promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que incentiva a educação financeira entre crianças e jovens. 

Com o tema deste ano – “Pense antes de seguir, seu futuro financeiro agradece por refletir” – a campanha reforça a importância do planejamento e da tomada de decisões financeiras conscientes. Na última edição da campanha, mais de 1,4 mi de pessoas foram alcançadas, beneficiando diretamente 115 mil participantes por meio de atividades realizadas pelas cooperativas do Sistema em todo o país. 

Programação e atividades 

A Global Money Week 2025 acontece entre os dias 17 e 23 de março, oferecendo uma programação diversificada, com cursos, debates, oficinas, orientações financeiras, palestras, lives e outras atividades gratuitas. Os eventos ocorrerão nos formatos presencial, on-line e híbrido, seguindo as diretrizes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Educação Financeira no Sicoob 

Além da participação na Global Money Week, o Sicoob, por meio do Instituto Sicoob, disponibiliza diversas soluções gratuitas de educação financeira para toda a população. Entre elas, destacam-se: 

  • Se Liga Finanças ON: plataforma digital que oferece os cursos “Finanças Pessoais” e “Finanças para MEI”. A ferramenta permite que os usuários aprendam sobre finanças, interajam com outros participantes e recebam um certificado ao concluir os cursos. Acesse: seligafinancas.institutosicoob.org.br

  • Clínicas Financeiras Virtuais: serviço de consultoria financeira gratuita, individual e on-line. Os atendimentos são conduzidos por voluntários do Instituto Sicoob, preparados para esclarecer dúvidas sobre finanças. Para agendar uma consultoria, basta acessar clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br, realizar o cadastro, escolher um orientador financeiro e marcar um horário. 

 

Encontre o Sicoob mais próximo de você.

Digite o número ou nome da cooperativa
Ou, se preferir, selecione um Estado e Cidade