Sicoob Nova Central - Sicoob Nova Central
Sicoob Nova Central
O Sicoob Nova Central iniciou as suas atividades no dia 01 de dezembro de 2022. Fruto da integração do Sicoob Goiás Central e Sicoob Planalto Central, a instituição teve como o seu primeiro presidente o conselheiro do Sicoob Judiciário, Miguel de Oliveira, atual presidente do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS).
O presidente do então Sicoob Goiás Central, Marcelo Baiocchi Carneiro, ficou na 1ª vice-presidência e o presidente do Sicoob Credicapa, Leopoldo Araujo, na 2ª vice-presidência. Em 4 de agosto de 2023, Baiocchi recebeu a homologação do Banco Central do Brasil, para presidir o Conselho de Administração do Sicoob Nova Central, após ser eleito em abril do mesmo ano e segue com o mandato até 2024. O cargo da segunda vice-presidência foi extinto e o conselheiro do Sicoob Empresarial, Yusef George Nimer assumiu como vice-presidente da Central.
O seu modelo de gestão do Sicoob Nova Central prioriza a transparência e boas práticas de governança com apoio e suporte as 23 cooperativas filiadas. A Central atua para o desenvolvimento socioeconômico e a promoção da justiça financeira em Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
+ de 279 mil
Associados
237
Rede de Atendimento
23
Filiadas
21 bilhões
Ativos totais
4 bilhões
Patrimônio líquido
15 bilhões
Depósito totais
Sicoob Goiás Central
Constituída a partir da Assembleia Geral do dia 27/7/1989, a Cooperativa Central de Crédito de Goiás...
História do Sicoob Goiás Central
Constituída a partir da Assembleia Geral do dia 27/7/1989, a Cooperativa Central de Crédito de Goiás foi fundada com o nome de Cocecrer-GO. Em 1995, a Central passou a se chamar Credigoiás Central. Passou a ser o Sicoob Goiás Central 10 anos depois com a adesão à marca Sicoob, no dia 24/11/2005.
A Cooperativa Central surgiu a partir do objetivo de atender as cooperativas filiadas, por meio de uma gestão organizada e integrada. Seu papel consiste em promover o fomento ao cooperativismo de crédito nos Estados de Goiás e Tocantins, integrando o Sistema através de orientações, assessoria e prestação de serviços às suas filiadas. Uma das suas mais nobres e principais atribuições refere-se à promoção da educação cooperativista e da qualificação dos quadros funcionais e sociais das singulares.
Sicoob Planalto Central
A Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Planalto Central Ltda – antes denominada Cecredif...
História do Sicoob Planalto Central
A Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Planalto Central Ltda – antes denominada Cecredif, ao entrar se tornar Sicoob passou a ser chamada Sicoob Central DF, e hoje, com a expansão do atendimento também para o entorno, Sicoob Planalto Central é uma instituição cooperativa de segundo grau que congrega as cooperativas singulares de crédito do DF e integra o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob. Criada em 06 de março de 1995, numa moderna concepção de Central única, abrigando o crédito rural e urbano do Distrito Federal, logo se transformou em referência nacional. Tem como principais objetivos: a organização em maior escala dos serviços administrativos, financeiros, econômicos e creditícios em benefício de suas filiadas; e a integração financeira do cooperativismo de crédito do DF para a defesa, expansão e aprimoramento de sua prática e preservação dos seus princípios e filosofia.
É por meio do Sicoob Planalto Central que se realiza a liquidez do sistema do Distrito Federal; promove o equilíbrio financeiro entre as filiadas e viabiliza que as cooperativas tenham acesso aos serviços e produtos bancários, por intermédio de convênio com o Banco Cooperativo do Brasil S.A – Bancoob.
Como uma instituição Centralizadora do sistema financeiro do DF, o Sicoob Planalto Central tem um desempenho responsável nos seus resultados e operações. Seus números mostram a seriedade com que é administrado os recursos de suas filiadas. Na verdade, o Sicoob Planalto Central constitui-se em um divisor de águas na história recente do cooperativismo de crédito do Distrito Federal, de tal sorte que se pode falar de duas fases de desenvolvimento: uma anterior a Central e a outra cujo dinamismo é por ela capitaneado.
ESTATUTO SOCIAL
O estatuto social é o conjunto de normas que regem funções, atos e objetivos desta Central, é elaborado para atender às necessidades da Central e de suas filiadas.
VISUALIZARPRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS
Princípios cooperativistas são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam à prática os seus valores. | Leia mais...
PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS
1º Princípio - Adesão Livre e Voluntária:
As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar seus serviços e assumir responsabilidades como associados, sem discriminação social, racial, política, religiosa e de sexo. O princípio da porta aberta, todavia, não deve ser tomado com um sentido absoluto.
2º Princípio - Gestão Democrática pelos Cooperados:
As cooperativas são organizações democráticas, controladas por seus associados, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. A gestão democrática é a essência operacional do cooperativismo.
3º Princípio - Participação Econômica dos Cooperados:
Os cooperados contribuem eqüitativamente para o capital de suas cooperativas e o controlam democraticamente. Pelo menos parte deste capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os associados recebem, habitualmente, uma limitada remuneração – se houver – ao capital subscrito, como condição de sua adesão. Os excedentes são destinados a um ou mais dos seguintes objetivos:
- desenvolvimento de suas cooperativas, eventualmente por intermédio da criação de reservas, parte das quais, pelo menos, será indivisível.
- benefício dos associados, na proporção de suas transações com a cooperativa.
- apoio a outras atividades aprovadas pelos associados.
4º Princípio - Autonomia e Independência:
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, geridas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações – incluindo instituições públicas – ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus associados e se mantenha a autonomia das cooperativas.
5º Princípio - Educação, Formação e Informação:
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus associados, eficazmente para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.
6º Princípio - Intercooperação:
As cooperativas servem de forma mais eficaz a seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, por intermédio das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
7º Princípio - Interesse pela Comunidade:
As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado de suas comunidades, por meio de políticas aprovadas pelos seus associados.
Onde estamos:
Sede
Endereço: Rua 15, nº 1.250, Setor Marista, CEP 74.150-020 - Goiânia - GO.
Telefone: 62 3523-8100
Filial
Endereço: SIG Quadra 06, Lote 2080, Torre II, 2º Andar, Sala 203, Centro Cooperativo Sicoob - CEP 70.610-460 - Brasília - DF.
Telefone: 61 3204-5000
Pertença ao maior sistema cooperativo de crédito do Brasil