Soluções para o seu dia a dia

O Sicoob é um Sistema de Cooperativas Financeiras que conta com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, canais digitais diversos e um portfólio completo de produtos e serviços para você, sua empresa e o agronegócio:
 

Mais que uma escolha, sinta a força
da cooperação
em cada verso dessa história.

Assista agora

Mais motivos para escolher o Sicoob

Mais que uma escolha financeira, ser um cooperado é acreditar e investir na vocação das pessoas e suas regiões. É apoiar negócios em todos os segmentos. É crescer e garantir recursos para gerar crescimento à sua volta. É se unir ao movimento que vem transformando realidades em todo o país.

Confira o passo a passo para abrir sua conta no App Sicoob.

Tenha o Sicoob na palma da sua mão
 

Comece hoje a construir o futuro financeiro dos seus filhos. selo

Para crianças e adolescentes
de 0 a 17 anos

Conta Corrente sem tarifas

App Customizável

Cartão de débito

Poupança e muito mais

Quero associar meu filho

Estamos em
todo o Brasil.

Encontre o Sicoob
mais perto de você.
Buscar agora
celular brasil

Abra sua conta PJ e ganhe os benefícios de ser um cooperado

Mais que contar com uma conta corrente para pagar e receber, você aproveita soluções sob medida para o seu negócio e ainda participa dos resultados da sua cooperativa.
Ver mais vantagens
 

Você sabia que cooperamos dentro e fora dos gramados?

Nosso time de produtos e serviços entra em campo ao lado de clubes de futebol, campeonatos e transmissões por todo o Brasil, para estar mais perto de você em cada jogada.

 
Associação
Chapecoense de Futebol
 
Estrela do Norte
Futebol Clube
 
Goianésia
Esporte Clube
 
Rio Branco
de Venda Nova
 
Volta Redonda
Futebol Clube
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Associação
Chapecoense de Futebol
 
Estrela do Norte
Futebol Clube
 
Goianésia
Esporte Clube
 
Rio Branco
de Venda Nova
 
Volta Redonda
Futebol Clube
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Confira nossas últimas notícias

Sicoob expande sua presença no DF com inauguração de quatro agências compartilhadas

O Sicoob celebrou mais um avanço significativo na presença no Distrito Federal com a abertura de quatro postos de atendimento compartilhados. O evento simbólico de inauguração simultânea das agências ocorreu, no dia 7 de fevereiro de 2024, no Centro Cooperativo Sicoob (CCS), em Brasília (DF).

Em Brazlândia, o atendimento está disponível na agência compartilhada pelas cooperativas Sicoob Empresarial e Sicoob Credibrasília. No Recanto das Emas e em Santa Maria, as unidades contam com a união do Sicoob Empresarial e Sicoob Executivo. No Paranoá, a agência compartilhada é fruto da parceria do Sicoob Judiciário e Sicoob Executivo.

O vice-presidente do Sicoob Nova Central, Yusef George Nimer, fez o discurso de abertura do evento. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso em oferecer soluções financeiras acessíveis e de qualidade para toda a população”, ressaltou. O diretor Administrativo do Sicoob Nova Central, Newton Brum, discursou, na sequência, reforçando a importância da cooperação entre as cooperativas para levar o cooperativismo à comunidade do Distrito Federal.

O evento contou com a presença do Chefe Adjunto do Deorf do Banco Central, João Luiz Faustino Marques, que também fez uso da palavra, elogiando a intercooperação das cooperativas para fortalecer o cooperativismo financeiro na região. O discurso do conselheiro do Sicoob Nova Central e presidente do Conselho de Administração do CCS, Miguel de Oliveira, encerrou a cerimônia histórica, que mostrou que a cooperação no cooperativismo pode alcançar outro patamar.

 

Sicoob está entre as três melhores instituições financeiras do país

O Sicoob está entre as três melhores instituições financeiras do país, segundo ranking anual dos melhores bancos do mundo, levantamento feito pela Forbes juntamente com a empresa de pesquisa de mercado Statista. No Brasil, o banco que lidera a lista é o Sofisa, depois o Nubank e o Sicoob, que é a única instituição financeira cooperativa a figurar entre os primeiros colocados.


Na sequência, em 4º lugar no ranking dos melhores bancos, está o Banco Inter; seguido do PagBank, em 6º lugar aparece o Banrisul, depois o C6 Bank, o Banco Safra, em 9º lugar vem o Santander e fechando a lista dos 10 melhores bancos brasileiros aparece a Caixa Econômica.


O estudo foi feito em 32 países com 48 mil clientes bancários, com base nas categorias: serviços digitais, atendimento ao cliente, assessoria financeira e, o principal, confiança. “Ver o Sicoob entre as melhores instituições financeiras do Brasil, listado numa pesquisa internacional, mostra que as nossas cooperativas estão no rumo certo e se destacam cada vez mais no mercado, reforçando o nosso propósito de conectar pessoas e promover a justiça financeira e prosperidade”, ressalta Miguel de Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, que preside também o Sicoob Nova Central.


A presença das cooperativas financeiras é cada vez maior tanto nos grandes centros quanto no interior do país. O Sicoob ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com a maior quantidade de agências no Brasil. São 4.378 mil postos de atendimento espalhados por todos os 26 estados e Distrito Federal em mais de 2.320 cidades. As cooperativas do Sicoob são a única instituição financeira em 386 municípios.  


Cada vez mais presente com agências físicas e no digital, o Sicoob pratica as taxas de juros mais atrativas do mercado. A taxa média do crédito consignado nas cooperativas, por exemplo, é de 1,66% ao mês. O rotativo do cartão de crédito dos bancos comerciais chega a operar com taxa média de 28,95% ao mês. (476,53% a.a.), de acordo dados do Banco Central do Brasil (BC). No Sicoob, a média no rotativo do cartão de crédito é de 8,84% ao mês (176,21% a.a.). 


No cheque especial, as taxas das cooperativas giram em torno de 6,73% ao mês, enquanto nos bancos podem chegar a 18%. “A diferença entre as taxas, tarifas e outros encargos da cooperativa e de bancos comerciais em serviços e produtos financeiros foi de R$ 20,9 bilhões para os associados do Sicoob, em 2022, com base nos preços médios praticados pelas instituições financeiras no ano passado”, destaca Miguel de Oliveira.


Como funciona as cooperativas financeiras 
Cooperativa financeira é uma associação de pessoas, que nela ingressam e se tornam sócias. Como donos do negócio, os associados participam das decisões e dos resultados da cooperativa. Geridas democraticamente, os sócios elegem, dentre eles mesmos, os dirigentes que serão responsáveis pela gestão da cooperativa.


Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7 milhões de associados, mais de 51 mil colaboradores e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras. O Sicoob é formado por 346 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. 
 

Consórcio do cooperativismo financeiro lança solução inovadora para reforçar a privacidade e a segurança de dados no ecossistema do Drex

O SFCoop, consórcio formado pelos sistemas cooperativos Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred para participação no projeto piloto do Drex, anuncia o desenvolvimento de uma solução inovadora voltada para aprimorar a privacidade, a proteção de dados e a segurança no ecossistema financeiro digital. 

Na primeira fase de desenvolvimento, o piloto do Drex, que visa criar uma infraestrutura para transações com ativos digitais regulada pelo Banco Central, enfrentou desafios relacionados à privacidade dos usuários, à proteção de informações sensíveis e à viabilização da fiscalização pela autoridade monetária. Diante dos resultados insatisfatórios com as soluções testadas, o Banco Central abriu, para a segunda fase do projeto, a possibilidade de apresentação de novas propostas que conciliem descentralização, programabilidade e privacidade. 

A solução do SFCoop foi concebida em conformidade com as diretrizes de sigilo bancário, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais normativas regulatórias, garantindo um modelo mais seguro e transparente para as operações dentro da infraestrutura do Drex. 

Denominada Harpo, em homenagem ao deus grego do silêncio, dos segredos e da confidencialidade, a tecnologia desenvolvida pelo consórcio estabelece novos padrões para o tratamento de dados sensíveis no ecossistema financeiro digital, equilibrando eficiência, segurança e privacidade. 

“Durante a fase inicial do Drex, identificamos desafios críticos relacionados à confidencialidade das transações, ao controle sobre os dados e à supervisão regulatória. Nossa solução endereça esses pontos, garantindo que o Drex evolua com um arcabouço tecnológico robusto, alinhado às exigências do mercado e às normas legais”, destacou Márcio Alexandre, superintendente de Governança e Arquitetura de TI e representante técnico do consórcio SFCoop no Drex. 

O executivo afirmou, ainda, que “o esforço de produzir uma peça essencial para o funcionamento do Drex e disponibilizá-la em um modelo de código aberto reflete o compromisso dos sistemas cooperativos com a inovação, a independência tecnológica, a soberania nacional da iniciativa e o amplo acesso a esses recursos”. 

Apresentado às demais instituições participantes do piloto do Drex no último 13  de março, o Harpo pretende ser uma solução colaborativa. Para isso, o SFCoop adotou um modelo de licenciamento aberto e um acordo técnico entre cooperados que regerá o trabalho de todas as organizações interessadas em se envolver na iniciativa. 

Fabio Araujo, consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos do Banco Central (Deban) e coordenador da Iniciativa Drex no BC, destacou a relevância de aprimorar a privacidade e a segurança no Drex, ressaltando o papel das instituições financeiras nesse avanço: 

“A privacidade e a segurança de dados são essenciais para que o Drex se consolide como uma infraestrutura digital sólida e confiável. O desenvolvimento de soluções que enderecem esses desafios fortalece a confiança no ecossistema financeiro digital e assegura a conformidade com as diretrizes regulatórias. Além disso, a criação de um ambiente seguro e interoperável depende do engajamento contínuo do setor financeiro. A adoção de tecnologias inovadoras permitirá que o Drex avance com resiliência, transparência e alinhamento às melhores práticas internacionais”, afirmou. 

A inovação trará maior segurança para as instituições participantes, assegurando que o Drex funcione dentro de um ambiente confiável, interoperável e em conformidade com os princípios de proteção de dados exigidos pelo Banco Central. Além disso, a solução do SFCoop se posiciona como um modelo de referência para futuras implementações de privacidade e segurança dentro da arquitetura financeira digital do país. 

Ainda não é cooperado, mas quer aproveitar os benefícios?

qrcode
Baixe agora o App Sicoob,
associe-se e abra sua conta.