Institucional - Sicoob Nossa Terra
A Nossa Terra Cooperativa de Crédito é administrada pelos seguintes órgãos: Assembléia Geral, Conselho Fiscal, Conselho de Administração, Agente de Controle Interno e de Risco, Diretoria Executiva e Ouvidoria.
A Assembleia Geral é nosso órgão supremo e pode ser Ordinária ou Extraordinária. Os cooperados são representados por 24 delegados eleitos para um mandato de três anos, podendo ser reeleitos. Esse também é o órgão que elege os seis cooperados para administrar a Cooperativa dentro do prazo de três anos.
O Conselho de Administração decide, dentre seus membros, os três integrantes da Diretoria Executiva. Na Assembleia Geral também são eleitos os 6 membros que compõem o Conselho Fiscal, pelo período de três anos.
Conheça um pouco mais sobre nossa Diretoria Executiva e seus membros.
A Diretoria Executiva da Nossa Terra Cooperativa de Crédito é composta pelo Diretor Presidente, Diretor Administrativo e Diretor Operacional. Todos eles fazem parte do Conselho de Administração e os demais membros são os Conselheiros.
O mandato do Conselho de Administração é de três anos e é obrigatório renovar pelo menos um terço dos seus membros quando se encerra o período.
Cada membro da Diretoria Executiva tem funções específicas.
Conheça um pouco mais sobre nosso Conselho Fiscal e seus membros.
O Conselho Fiscal é formado por seis membros – três efetivos e três suplentes: todos cooperados e eleitos em Assembleia Geral.
O Conselho Fiscal possui diversas tarefas, dentre elas estão:
- Examinar a situação dos negócios sociais, dos ingressos e dos dispêndios, das receitas e das despesas, dos pagamentos e recebimentos, das operações em geral e de outras questões econômicas;
- Fiscalizar o cumprimento das obrigações da cooperativa em relação às autoridades monetárias, fiscais, trabalhistas ou administrativas e aos cooperados e verificar se existem pendências;
- Avaliar a execução da política de empréstimos e a regularidade do recebimento de créditos;
- Analisar balancetes mensais e balanços gerais, demonstrativos de sobras e perdas, assim como o relatório de gestão e outros, emitindo parecer sobre esses documentos para a Assembleia Geral;
- Inteirar-se dos relatórios de auditoria e verificar se as observações neles contidas estão sendo devidamente consideradas pelos órgãos de administração e pelos gerentes
Conheça os membros do Conselho Fiscal da Nossa Terra Cooperativa de Crédito: