Processo Eleitoral - Sicoob Nossacoop
A Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus cooperados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.
É um modelo de negócios pautado pelo empreendedorismo e pela participação democrática.
As cooperativas são sociedades geridas democraticamente, em que os cooperados elegem representantes que serão os responsáveis pela consecução dos objetivos sociais e alcance dos interesses dos cooperados, tornando o processo eleitoral primordial para o estabelecimento e condução de uma boa governança.
A legítima definição dos membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Delegado, exige processos eleitorais instituídos e executados com base no Estatuto Social e em documento adicional de regulamentação, o Regulamento Eleitoral.
Conforme estabelecido pela legislação vigente, o Estatuto Social deve indicar o processo de substituição dos administradores, conselheiros fiscais e dos delegados.
O Regulamento Eleitoral do Sicoob Nossacoop é o instrumento normativo elaborado pela Cooperativa e aprovado em Assembleia para disciplinar, por meio de protocolo único, os processos eleitorais na sociedade.
A participação dos cooperados no processo eleitoral, seja como candidatos ou como eleitores é muito importante para o cumprimento do princípio do cooperativismo, a Gestão Democrática, trazendo sua voz pelo seu voto na gestão de sua cooperativa, tornando-a cada vez mais transparente e participativa!
Quanto maior o entendimento dos cooperados sobre o exercício de seu papel na Cooperativa, mais representantes competentes e participativos teremos e mais próximos estaremos das melhores práticas de Governança Cooperativa.
Saiba mais: