O Sicoob Mineiros

 

A ideia da criação da nossa cooperativa Sicoob Mineiros surgiu de um grupo de produtores rurais da região. Esses produtores buscavam a redução de despesas bancárias, mais facilidade de acesso ao crédito e a participação nos resultados (sobras).

No dia 17 de março de 1988 foi realizada a assembleia de constituição da “Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Araguaia Ltda”, com a presença de 23 sócios-fundadores e com o nome de fantasia de CREDICOMIVA. A cooperativa iniciou as atividades no dia 12 de maio de 1989. Posteriormente, teve seu nome de fantasia alterado para CREDIGOIÁS-MINEIROS, atualmente Sicoob Mineiros.

Em 7 de Outubro de 2009 a cooperativa se tornou de livre admissão de associados, passando a denominar-se “Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Araguaia Ltda” – Sicoob Mineiros. A cooperativa está com mais de 7 mil cooperados, e 5 pontos de atendimento com agências em Mineiros (GO), Ipê Shopping - Mineiros (GO),  Portelândia (GO), Confresa (MT) e Alto Araguaia (MT).

Buscamos ainda seguir o propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade com a missão de buscar soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação.

Entre os benefícios em se associar ao Sicoob Mineiros está a assessoria personalizada; a distribuição de sobras (resultados) entre os associados; o direito a voto para decidir os rumos da sua cooperativa; taxas, tarifas e juros adequados ao perfil do associado; produtos do mercado desenvolvidos para atender as suas necessidades e compromisso com o futuro do associado.

Nossas ações também estão ligadas à Política Institucional de Responsabilidade Socioambiental. Tal política apresenta princípios e diretrizes que norteiam as ações socioambientais do Sicoob, tanto nos negócios, como na relação com as partes interessadas. Além disso, visa contribuir para a concretização do cooperativismo junto com o desenvolvimento sustentável. As ações socioambientais do Sicoob são produtos do empenho na prevenção e no gerenciamento de riscos em relação aos impactos socioambientais.

 

Seguimos os 7 princípios do cooperativismo:

1. Adesão voluntária e livre;

2 . Gestão democrática;

3. Participação econômica;

4. Autonomia e independência;

5. Educação, formação e informação;

6. Intercooperação;

7. Interesse pela comunidade.

 

Tais diretrizes têm se destacado nos últimos anos por sua contribuição para a expansão do mercado de crédito no país. Crescendo a taxas maiores do que a média dos demais segmentos, sua participação no mercado tem aumentado de forma consistente, beneficiando principalmente as micro, pequenas e médias empresas, além das pessoas físicas e produtores rurais.