Os mais pedidos

Sicoob Metropolitano realiza encontro com educadores e voluntários do Programa Cooperativa Mirim

Formação reuniu 59 participantes para fortalecer o papel da educação cooperativista nas escolas

No dia 28 de março, o Sicoob Metropolitano promoveu um encontro especial na sede do Sicoob Central Unicoob com professores orientadores do Programa Cooperativa Mirim e os líderes voluntários das agências que apoiam essas iniciativas nas escolas. O evento reuniu 59 participantes e teve como foco reforçar o papel transformador dos educadores e voluntários na construção de uma cultura cooperativista desde a infância.

Hoje, a cooperativa já conta com 27 cooperativas mirins constituídas, que funcionam como espaços vivos de aprendizagem para crianças e adolescentes. Nessas estruturas, os estudantes vivenciam na prática valores como solidariedade, democracia e responsabilidade social, aprendendo a agir com consciência coletiva e protagonismo.

Durante o encontro, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre a metodologia do programa, compartilharam boas práticas e trocaram experiências sobre o dia a dia das cooperativas nas escolas. A condução ficou por conta do Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) Tiago Trento, que guiou reflexões sobre o impacto da educação cooperativista na formação de lideranças jovens e engajadas.

A educadora Márcia, de Guarulhos (SP), resumiu bem o sentimento dos presentes e o objetivo de dar protagonismo às crianças: “Esse foi meu primeiro encontro, um encontro acolhedor, aconchegante e com muitas ideias e propósito. Um evento que a cada dia está impactando o desenvolvimento de muitas crianças, educadores, voluntários e toda uma equipe envolvida que veste a camisa do cooperativismo. Parabéns a todos que fizeram desse dia um grande encontro.”

Já o voluntário Lucas Piva, do ponto de atendimento de Ubiratã, destacou a importância da formação como uma experiência enriquecedora e inspiradora. “A troca de experiências entre os participantes foi fundamental para reforçar a importância do trabalho em equipe desde a infância, evidenciando como o cooperativismo contribui para o desenvolvimento de habilidades de liderança e trabalho em equipe. Foi uma oportunidade única para perceber o impacto positivo que essas iniciativas podem ter na formação dos futuros cidadãos e profissionais,” completou.

Ao fomentar esses encontros, o Sicoob Metropolitano reafirma seu compromisso com a formação cidadã, a educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável. Porque formar cooperativistas desde cedo, é mais do que um modelo de negócio, é um estilo de vida embasado na colaboração e no bem comum. É investir em um futuro mais justo, colaborativo e transformador.

Consórcio do cooperativismo financeiro lança solução inovadora para reforçar a privacidade e a segurança de dados no ecossistema do Drex

O SFCoop, consórcio formado pelos sistemas cooperativos Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred para participação no projeto piloto do Drex, anuncia o desenvolvimento de uma solução inovadora voltada para aprimorar a privacidade, a proteção de dados e a segurança no ecossistema financeiro digital. 

Na primeira fase de desenvolvimento, o piloto do Drex, que visa criar uma infraestrutura para transações com ativos digitais regulada pelo Banco Central, enfrentou desafios relacionados à privacidade dos usuários, à proteção de informações sensíveis e à viabilização da fiscalização pela autoridade monetária. Diante dos resultados insatisfatórios com as soluções testadas, o Banco Central abriu, para a segunda fase do projeto, a possibilidade de apresentação de novas propostas que conciliem descentralização, programabilidade e privacidade. 

A solução do SFCoop foi concebida em conformidade com as diretrizes de sigilo bancário, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais normativas regulatórias, garantindo um modelo mais seguro e transparente para as operações dentro da infraestrutura do Drex. 

Denominada Harpo, em homenagem ao deus grego do silêncio, dos segredos e da confidencialidade, a tecnologia desenvolvida pelo consórcio estabelece novos padrões para o tratamento de dados sensíveis no ecossistema financeiro digital, equilibrando eficiência, segurança e privacidade. 

“Durante a fase inicial do Drex, identificamos desafios críticos relacionados à confidencialidade das transações, ao controle sobre os dados e à supervisão regulatória. Nossa solução endereça esses pontos, garantindo que o Drex evolua com um arcabouço tecnológico robusto, alinhado às exigências do mercado e às normas legais”, destacou Márcio Alexandre, superintendente de Governança e Arquitetura de TI e representante técnico do consórcio SFCoop no Drex. 

O executivo afirmou, ainda, que “o esforço de produzir uma peça essencial para o funcionamento do Drex e disponibilizá-la em um modelo de código aberto reflete o compromisso dos sistemas cooperativos com a inovação, a independência tecnológica, a soberania nacional da iniciativa e o amplo acesso a esses recursos”. 

Apresentado às demais instituições participantes do piloto do Drex no último 13  de março, o Harpo pretende ser uma solução colaborativa. Para isso, o SFCoop adotou um modelo de licenciamento aberto e um acordo técnico entre cooperados que regerá o trabalho de todas as organizações interessadas em se envolver na iniciativa. 

Fabio Araujo, consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos do Banco Central (Deban) e coordenador da Iniciativa Drex no BC, destacou a relevância de aprimorar a privacidade e a segurança no Drex, ressaltando o papel das instituições financeiras nesse avanço: 

“A privacidade e a segurança de dados são essenciais para que o Drex se consolide como uma infraestrutura digital sólida e confiável. O desenvolvimento de soluções que enderecem esses desafios fortalece a confiança no ecossistema financeiro digital e assegura a conformidade com as diretrizes regulatórias. Além disso, a criação de um ambiente seguro e interoperável depende do engajamento contínuo do setor financeiro. A adoção de tecnologias inovadoras permitirá que o Drex avance com resiliência, transparência e alinhamento às melhores práticas internacionais”, afirmou. 

A inovação trará maior segurança para as instituições participantes, assegurando que o Drex funcione dentro de um ambiente confiável, interoperável e em conformidade com os princípios de proteção de dados exigidos pelo Banco Central. Além disso, a solução do SFCoop se posiciona como um modelo de referência para futuras implementações de privacidade e segurança dentro da arquitetura financeira digital do país. 

Sicoob Metropolitano conquista 3 troféus no Vende Sicoob 2025

Cooperativa é destaque nacional nas campanhas de vendas e investimento social

O Sicoob Metropolitano foi premiado com três troféus durante o Vende Sicoob 2025, evento nacional realizado nos dias 28 e 29 de março, em Brasília (DF), que reuniu mais de 2,4 mil representantes de todo o Sistema para reconhecer os melhores desempenhos nas áreas comercial e de sustentabilidade.

Na Campanha Nacional de Vendas (CNV), a cooperativa foi vencedora na categoria Cadência de Vendas – Combo Proteção, uma conquista que evidencia o compromisso em oferecer soluções financeiras completas, seguras e alinhadas às necessidades dos cooperados. Para Ideval Curioni, diretor-presidente do Sicoob Metropolitano, o reconhecimento representa mais do que resultados. “Receber esse prêmio na CNV é um grande reconhecimento do trabalho incansável da nossa equipe. A categoria Cadência de Vendas – Combo Proteção valoriza não apenas os resultados, mas a consistência e a estratégia no relacionamento com os cooperados, e isso é algo que sempre buscamos aperfeiçoar no Sicoob Metropolitano. Essa conquista reflete o empenho de cada colaborador, que com dedicação e compromisso, leva soluções completas para quem confia na nossa cooperativa. Mais do que números, esse prêmio simboliza o impacto positivo que geramos na vida dos nossos cooperados, fortalecendo nossa essência cooperativista e nosso compromisso com a excelência. Vamos seguir evoluindo e construindo juntos um Sicoob ainda mais forte”, afirma.

Já na Campanha Nacional de Investimento Social (CNIS), o Sicoob Metropolitano brilhou ao conquistar dois prêmios: Se Liga Finanças Online e Concurso Cultural. O reconhecimento valoriza o impacto gerado por iniciativas de educação financeira e ações que promovem o desenvolvimento social nas comunidades onde a cooperativa está presente. Hermenegildo Rubim, gerente de Cidadania e Sustentabilidade, comenta que “receber esses prêmios no CNIS foi um momento de grande emoção e orgulho para toda a equipe. Cada projeto que desenvolvemos carrega um propósito maior: transformar vidas por meio da educação financeira e do impacto social. Ver esse trabalho sendo reconhecido em nível nacional confirma que estamos no caminho certo e reforça o compromisso do Sicoob Metropolitano com a cidadania e a sustentabilidade. Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo de todos os colaboradores que participaram das ações — em especial dos nossos Líderes Voluntários, que tiveram um papel essencial ao levar nosso propósito para cada agência, tornando tudo isso possível. Cada iniciativa foi construída com dedicação, cooperação e propósito. Esse prêmio não apenas celebra conquistas, mas também nos inspira a continuar promovendo ações que gerem transformação real e duradoura na vida das pessoas.”

Essas conquistas são resultado do esforço coletivo de cada colaborador e do relacionamento próximo com nossos cooperados. Seguimos juntos, com foco em transformar vidas e fortalecer nossa cooperativa!

Campanha de doação de sangue mobiliza colaboradores e cooperados do Sicoob Metropolitano

Ação voluntária em cinco cidades gerou 63 doações e pode beneficiar até 252 pessoas

Fevereiro é historicamente um mês crítico para os estoques dos bancos de sangue. Com a baixa adesão de doadores e o aumento da demanda, o Setor de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Metropolitano decidiu agir. Através do Programa Voluntariado Transformador, colaboradores e cooperados foram convidados a participar de uma corrente do bem: doar sangue.

A campanha mobilizou participantes das cidades de Paranavaí, Campo Mourão, Cianorte, Maringá e do ponto de atendimento Torre do Castelo, em Campinas (SP). No total, foram 63 doações voluntárias, que podem impactar a vida de até 252 pessoas, considerando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Cooperação em forma de solidariedade

Mesmo com os desafios logísticos e as limitações de elegibilidade dos doadores, a ação foi considerada um sucesso. A mobilização espontânea mostra que o cooperativismo vai além dos serviços financeiros — é também um movimento de cuidado com a vida.

Voz de quem fez a diferença

“Sou doadora há 8 anos e participar dessa ação, junto com colegas da agência, foi muito especial. Só da nossa unidade foram 7 doações — ou seja, potencial para ajudar até 28 pessoas. Isso enche o coração de felicidade. Somos muito gratos por essa corrente do bem proporcionada pelo Sicoob e por cada colaborador,” compartilhou a colaboradora Mariana Dini da Cunha Poza, da agência Mandacaru.

O Sicoob Metropolitano reafirma seu compromisso com o bem-estar das comunidades onde atua. Porque onde tem cooperativismo, tem transformação.


Doe sangue, salve vidas: conheça o Banco de Sangue Virtual

Se você deseja manter esse gesto vivo ao longo do ano, uma ótima opção é se cadastrar no Banco de Sangue Virtual, projeto que tem apoio do Sicoob Central Unicoob e da Sancor Seguros para atuar no Paraná e no Rio Grande do Sul. A plataforma conecta doadores a pessoas que precisam de sangue em todo o Brasil, facilitando o encontro entre compatibilidades e salvando vidas por meio da solidariedade.

Acesse bancodesanguevirtual.com.br e faça parte dessa rede de esperança. Uma simples atitude pode ser a segunda chance de alguém.

Sicoob Metropolitano fortalece gestão democrática em sua Reunião Preparatória e Assembleia Geral Ordinária

O Sicoob Metropolitano reafirmou seu compromisso com a transparência e a participação dos cooperados ao realizar, nos dias 12 e 19 de março, sua Reunião Preparatória e Assembleia Geral Ordinária (AGO). Os encontros, transmitidos pelo YouTube e realizados presencialmente, foram fundamentais para apresentar os resultados de 2024 e definir os próximos passos da cooperativa.

Reunião Preparatória: engajamento e crescimento

No dia 12 de março, a Reunião Preparatória reuniu 25 mil cooperados em uma transmissão ao vivo. O evento reforçou o segundo princípio do cooperativismo, garantindo a participação ativa dos associados na governança da cooperativa. Durante a apresentação, foram compartilhados os resultados expressivos do Sicoob Metropolitano em 2024:

Expansão e presença:

  • 95 agências em 61 municípios no Paraná e São Paulo;
  • Mais de 152 mil cooperados, fortalecendo a base associativa.

Destaques financeiros:

  • R$ 303 milhões em capital social (+16%);
  • R$ 3,3 bilhões em investimentos (+27%);
  • R$ 931 milhões em depósitos à vista (+13%);
  • R$ 4,5 bilhões em recursos administrados (+23%);
  • R$ 2,5 bilhões em operações de crédito (+30%);
  • R$ 2,9 bilhões na carteira de crédito administrada (+49%);
  • R$ 5,2 bilhões em ativos totais (+17%).

Os números reforçam a solidez e o compromisso do Sicoob Metropolitano em oferecer soluções financeiras sustentáveis, fortalecendo o cooperativismo e impulsionando o desenvolvimento regional.

O compromisso com o sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade, também pode ser visualizado pelos cooperados, nas iniciativas sociais, ambientais e culturais. Só no ano passado, por meio de ações e programas, mais de 189 mil pessoas foram beneficiadas. 

Assembleia Geral Ordinária: transparência e participação

No dia 19 de março, foi realizada a AGO, no Lebloc Jardins, em Maringá (PR). O evento contou com a presença do Conselho Administrativo, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegados, representando os cooperados de suas respectivas seccionais.

Na Assembleia, foram apresentados os resultados da gestão e a prestação de contas de 2024, garantindo a transparência e a participação dos cooperados nas decisões estratégicas.

Esses encontros reafirmam o compromisso do Sicoob Metropolitano com a gestão democrática, permitindo que os cooperados acompanhem de perto a evolução da cooperativa e contribuam para seu crescimento sustentável.

O Sicoob tem tudo para ser seu! Venha descobrir as vantagens do cooperativismo de crédito e faça parte de um sistema que valoriza você. Siga-nos nas redes sociais @sicoobmetropolitano e fique por dentro de todas as novidades. 💚💙

Sicoob impulsiona Educação Financeira na 13ª edição da Global Money Week

É a 6ª vez que a instituição apoia a campanha promovida pela OCDE. Na última edição, alcançou mais de 1,4 mi de pessoas 

A preocupação com a educação financeira dos jovens tem se tornado cada vez mais relevante. De acordo com a pesquisa Check-up de Bem-Estar, da empresa de benefícios Vidalink, divulgada pelo Estadão em dezembro de 2024, 33% da geração Z (1995 - 2009) enfrentam dificuldades financeiras. Diante desse cenário e com o compromisso de fortalecer a conscientização financeira, o Sicoob participa da 13ª edição da Global Money Week (GMW), uma campanha global promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que incentiva a educação financeira entre crianças e jovens. 

Com o tema deste ano – “Pense antes de seguir, seu futuro financeiro agradece por refletir” – a campanha reforça a importância do planejamento e da tomada de decisões financeiras conscientes. Na última edição da campanha, mais de 1,4 mi de pessoas foram alcançadas, beneficiando diretamente 115 mil participantes por meio de atividades realizadas pelas cooperativas do Sistema em todo o país. 

Programação e atividades 

A Global Money Week 2025 acontece entre os dias 17 e 23 de março, oferecendo uma programação diversificada, com cursos, debates, oficinas, orientações financeiras, palestras, lives e outras atividades gratuitas. Os eventos ocorrerão nos formatos presencial, on-line e híbrido, seguindo as diretrizes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Educação Financeira no Sicoob 

Além da participação na Global Money Week, o Sicoob, por meio do Instituto Sicoob, disponibiliza diversas soluções gratuitas de educação financeira para toda a população. Entre elas, destacam-se: 

  • Se Liga Finanças ON: plataforma digital que oferece os cursos “Finanças Pessoais” e “Finanças para MEI”. A ferramenta permite que os usuários aprendam sobre finanças, interajam com outros participantes e recebam um certificado ao concluir os cursos. Acesse: seligafinancas.institutosicoob.org.br

  • Clínicas Financeiras Virtuais: serviço de consultoria financeira gratuita, individual e on-line. Os atendimentos são conduzidos por voluntários do Instituto Sicoob, preparados para esclarecer dúvidas sobre finanças. Para agendar uma consultoria, basta acessar clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br, realizar o cadastro, escolher um orientador financeiro e marcar um horário. 

 

Sicoob é reconhecido no Reporting Matters Brasil 2024 pela excelência em Engajamento com Stakeholders

Publicação destaca a excelência da instituição financeira cooperativa no desempenho ambiental, social e de governança (ESG) 

Em um cenário em que a transparência e o impacto social são pilares fundamentais para o crescimento saudável dos negócios em todo o mundo, o Sicoob segue ampliando seus esforços para promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação. 

Recentemente, a instituição financeira cooperativa foi reconhecida no Reporting Matters Brasil 2024, destacando-se pela excelência em Engajamento com Stakeholders. Essa iniciativa, promovida pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Grupo Report, visa a fortalecer as práticas empresariais voltadas à sustentabilidade e à transparência corporativa. 

Na publicação, o Reporting Matters destacou o Relatório de Sustentabilidade de 2023 do Sicoob, evidenciando o compromisso contínuo da instituição com o engajamento das partes interessadas, por meio de um processo estruturado de identificação, seleção e diálogo. O estudo também ressaltou iniciativas como o programa de treinamento voltado a fornecedores e as ações de sustentabilidade comunicadas por meio de plataforma interna da instituição, demonstrando esforço consistente para integrar as perspectivas de stakeholders na estratégia e operação do Sicoob. 

Segundo Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, o relatório reafirma o papel estratégico da instituição na construção de um ecossistema financeiro mais inclusivo, sustentável e socialmente responsável. “Esse reconhecimento é um gesto significativo, pois atesta que nossa busca incessante pela excelência em ESG está gerando os resultados almejados e contribuindo de forma efetiva para a transformação das comunidades em que atuamos. Nossa proposta vai além da oferta de serviços financeiros: buscamos consolidar e expandir uma alternativa cooperativa que assegure o crescimento sustentável da organização e o fortalecimento econômico e social do Brasil, promovendo uma sociedade mais equilibrada, próspera e alinhada aos valores e princípios do cooperativismo”, destaca o executivo. 

O Reporting Matters tem o intuito de auxiliar as empresas associadas ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) a aprimorar a efetividade de seus relatórios de sustentabilidade. O Sicoob integra o Conselho desde outubro de 2022.  

Encontre o Sicoob mais próximo de você.

Digite o número ou nome da cooperativa
Ou, se preferir, selecione um Estado e Cidade