Sicoob Metropolitano libera mais de 100 milhões de crédito FGI - Sicoob Metropolitano
null Sicoob Metropolitano libera mais de 100 milhões de crédito FGI

Entre abril e maio, o Sicoob Metropolitano liberou mais de 100 milhões de reais em crédito através do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI). A iniciativa foi coordenada pela equipe de Crédito e de Mercado da cooperativa, resultando em um esforço conjunto que envolveu a preparação de bases de prospecção, análises criteriosas e uma atuação estratégica com as agências.
"Sobre a questão do FGI PEAC, no final de abril, eu e a Cláudia Moreira, gerente de Mercado, iniciamos o trabalho de prospecção de crédito com as agências. Até então, não sabíamos que ia ter o FGI PAEC", explica Patrícia Zaqueu, gerente de Crédito do Sicoob Metropolitano. "Depois, no início de maio, foi divulgado que íamos receber esse recurso. Então, com a definição de critérios por parte da nossa diretoria, preparamos uma base de prospecção."
O trabalho incluiu o cruzamento de diversas planilhas fornecidas mensalmente pela Central Unicoob, resultando em uma lista de potenciais clientes para oferta de crédito. "Quando foi liberada a tranche do FGI, as agências negociaram essas operações com os cooperados, cadastraram no sistema e encaminharam para nós apenas para a liberação, pois já estavam pré-aprovadas pela nossa planilha de prospecção", informa Patrícia. A equipe de Crédito trabalhou intensamente, fazendo hora extra, para garantir que todas as operações fossem cadastradas e aprovadas.
O que é o FGI PEAC?
O Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) é um instrumento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que facilita a obtenção de crédito por micro, pequenas e médias empresas, empreendedores individuais e caminhoneiros autônomos. O FGI oferece garantias complementares, permitindo às empresas acesso a crédito de maneira mais estruturada e planejada. Este fundo possui duas modalidades principais: o FGI Tradicional e o FGI PEAC.
O FGI PEAC (Programa Emergencial de Acesso a Crédito com garantia do Fundo Garantidor para Investimentos) é um programa que visa facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores individuais (MEIs), micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), reduzindo o risco de inadimplência para as instituições financeiras que concedem crédito. Os créditos obtidos via FGI PEAC podem ser utilizados para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, reformas e pagamento de despesas operacionais.
Cláudia Moreira, gerente de Mercado do Sicoob Metropolitano, destacou a importância do planejamento estratégico: "Antes de chegar a tranche de FGI já havíamos traçado as estratégias em parceria com o Crédito, identificando propensos com maior chance de contratação. O Crédito organizou a base, colocando todos os filtros necessários, para garantir que a ação estivesse enquadrada nas nossas regras e com qualidade."
Cláudia ressalta o papel da área de Mercado na ação: "Orientamos os gerentes, potencializamos a base de propensos e motivamos as equipes para identificar oportunidades em suas agências. Foi uma ação muito coordenada e estratégica entre as áreas de Mercado e Crédito, com envolvimento forte das agências."
Graças a essa ação coordenada entre diferentes áreas e o trabalho estratégico junto às agências, foi possível realizar a liberação de crédito de maneira eficaz, demonstrando o compromisso do Sicoob Metropolitano em apoiar o desenvolvimento econômico local, oferecendo soluções financeiras eficazes para seus cooperados.
Hoje, o Sicoob Metropolitano tem mais de 185 mil cooperados, mais de R$ 296 milhões em capital social, 855 colaboradores e mais de 100 pontos de atendimento nos estados do Paraná e São Paulo.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www܂sicoob܂com܂br para mais informações.