ESG - Sicoob Metropolitano

Nossas ações
ESG
O que é ESG?
Social
Governance
Governança
Environmental
Ambiental
Social
Governance
Governança
Environmental
Ambiental
Social
O tema ESG tem se tornado cada vez mais importante para investidores, consumidores e demais stakeholders. Ela garante que organizações assegurem a perenidade de seu negócio no longo prazo, pois estão mais preparadas para lidar com os atuais e futuros desafios do planeta. Mas como isso funciona na prática?
As organizações que se destacam na agenda ESG são aquelas que adotam práticas ambientalmente corretas, que respeitam os direitos dos trabalhadores e da comunidade e que possuem uma governança corporativa sólida.
Além disso, o Sicoob tem também a missão de te ajudar a cuidar do seu dinheiro, de maneira mais justa, promovendo inclusão, acessibilidade e educação financeira. Promover melhores condições de vida e renda aos seus cooperados impacta na promoção do desenvolvimento local das comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas.
Confira abaixo algumas das ações ESG do Sicoob Metropolitano
Nossas Ações ESG
Ambiental
Environmental
Avalia o impacto da empresa em relação ao meio ambiente. Isso pode incluir a gestão de resíduos, uso de energia, emissões de carbono, e práticas de conservação de recursos naturais.
Social
Refere-se ao impacto da empresa em suas comunidades e stakeholders. Isso abrange questões como direitos humanos, condições de trabalho, diversidade e inclusão, e envolvimento com a comunidade.
Governança
Governance
Relaciona-se às práticas de gestão e controle da empresa. Inclui a transparência nas decisões, a ética nos negócios, a estrutura de liderança e a responsabilidade fiduciária.
Ambiental (Environmental)
Adesão ao uso de energia fotovoltaica em unidades
Energia solar em 32 agências, reduzindo 42 toneladas de CO² por mês.
Descarte correto de equipamentos eletrônicos e cabos
Descarte correto de eletrônicos, reciclagem e certificação ambiental.
Papa-pilhas
Arrecadação de pilhas e baterias, cujo desenvolvimento acontece a partir da proposta de conscientização quanto ao descarte...
Política de Responsabilidade Socioambiental e Climática...
As diretrizes para gerenciamento dos riscos social, ambiental e climático são realizadas com o objetivo de conhecer e miti...
Social
Cronograma de treinamentos
65 horas anuais de treinamentos focados no desenvolvimento pessoal e profissional.
Espaço personalizado para atendimento do público feminino
Atendimento exclusivo para mulheres empreendedoras desde 2015 em Maringá.
Programa de Felicidade Interna do Cooperativismo
Programa pioneiro para medir e melhorar o bem-estar dos colaboradores.
Comitê de Diversidade
Promoção da diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho.
Expresso Instituto Sicoob
Cursos gratuitos para formação profissional e cidadã em comunidades atendidas.
Campanha do leite e agasalho
Campanhas solidárias beneficiam 70 mil pessoas com leite e agasalhos.
Programa Cooperativa Mirim
Incentivo ao cooperativismo em escolas, formando jovens empreendedores.
Concurso Cultural nas Escolas
Fomento ao cooperativismo em escolas com concursos e premiações.
Programa Sobre Educação Financeira
Palestras e atividades para promover a educação financeira desde a infância.
Apresentações do Coral Sicoob Metropolitano
Coral comunitário incentiva relacionamentos e apresentações culturais.
Clínica de Educação Financeira
Atendimentos financeiros gratuitos e personalizados para a comunidade.
Espaço Transformar
Juntos, com a APAE e os colaboradores, estamos moldando um futuro em que todos têm a oportunidade de brilhar e ser reconhe...
Governança (Governance)
Reunião Preparatória
Reuniões para preparar a Assembleia Geral e discutir resultados anuais.
NFT





O Sicoob Metropolitano, tem o orgulho de dizer que se tornou a primeira instituição financeira do Brasil a adquirir NFTs que representam terrenos de preservação ambiental. A ação faz parte de uma iniciativa da Preservaland, startup fundada nos Estados Unidos por empresários brasileiros que uniu conceitos do ESG com a tecnologia blockchain para dar vida a um projeto que vai usar a inovação como aliada na conservação do meio ambiente. A meta é preservar até 5 milhões de hectares de área florestal até 2024.
A área adquirida pelo Sicoob Metropolitano corresponde a um hectare de Mata Atlântica e fica no Parque Nacional da Serra da Bocaina, localizado entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2019, o espaço se tornou Patrimônio Cultural e Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), pois fornece recursos hídricos para os municípios vizinhos à propriedade.
“Mais uma vez, o Sicoob Metropolitano saiu na frente. Por meio de parceiros estratégicos como a Preservaland, buscamos fomentar esses modelos inovadores para promoção de conceitos importantes, que demonstram nosso compromisso com as questões sociais, ambientais e claro, com as pessoas”, afirma o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Luiz Ajita.
Segundo o código florestal brasileiro, os imóveis rurais são obrigados a destinar uma porção de sua área para a criação de uma Reserva Legal, baseada em uma lei que obriga assegurar a preservação da biodiversidade legal e coibir atividades de desmatamento. Essa área não pode ser explorada.
As áreas comercializadas pela Preservaland, a exemplo da que foi adquirida pelo Sicoob Metropolitano, são as chamadas florestas excedentes. Isso significa que são terrenos em áreas excedentes à Reserva Legal, que dão origem às chamadas Reservas Voluntárias.
A empresa firma um contrato com o proprietário de uma parte selecionada da floresta, que gera um NFT adquirível e torna a área uma Reserva Legal Federal, livre de expansão agrícola e com preservação garantida. Com comercialização de NFTs, os proprietários ganham recursos para garantir a preservação da região.
O comprador, por sua vez, pode monitorar a área representada pelo NFT através de imagens de satélite transmitidas em tempo real e de um painel personalizado, com base nos índices que melhor correspondem à sua estratégia ESG. Dessa forma, pode rastrear várias características ambientais do pedaço de terra preservada, como a riqueza geral do bioma presente na região, quanta água limpa ela pode ajudar a produzir e potencial de captura de carbono.
O head de Inovação do Sicoob Metropolitano, Rogério Pereira da Silva, conta que a cooperativa está estudando a viabilidade de uma parceria em que será possível conectar, via plataforma, os cooperados que possuem áreas que atendam aos critérios de preservação a outros cooperados que tem interesse na atuação na preservação ambiental de forma voluntária ou por necessidade legal.
"Como bônus, ainda estamos adentrando no universo de blockchain, ativos digitais, NFT e validando aplicação para nosso negócio", explica.
Adesão ao uso de energia fotovoltaica em unidades





O Sicoob Metropolitano tem em sua matriz de materialidade questões climáticas e ambientais como um tema urgente, e os considera em todas as atividades desenvolvidas. Por sermos um prestador de serviço, não temos um processo produtivo com grandes impactos ambientais, mesmo assim, assumimos nossa responsabilidade em todas as nossas operações. Durante todas as concessões de crédito há questões socioambientais que são avaliadas e registradas.
Pensando em melhorar nossa relação com o meio ambiente, o Sicoob Metropolitano iniciou a transformação da sua fonte de energia para 100% limpa. Hoje a Cooperativa adota energia limpa da Usina fotovoltaica do Sicoob, por meio da instalação de placas de energia solar no telhado das agências e com a compra de créditos em uma cooperativa de energia solar.
O município de Santa Cruz do Monte Castelo foi escolhido para a instalação da usina por ser uma localidade com alta incidência solar. Ao todo, são 4.920 módulos de 540 watts para captação de energia, instalados em 152 mil m². O projeto é uma iniciativa do Sicoob Metropolitano junto a outras 6 singulares do Sistema Sicoob e a Central Unicoob, os painéis têm capacidade para produzir 340 mil kWh/mês, energia elétrica que seria suficiente para atender uma média de mil residências.
Toda a energia produzida pela usina vai para a rede elétrica da distribuidora (Copel) e gera créditos, que poderão ser abatidos nas faturas de energia da Central e de mais de 130 agências. Além de uma economia mensal estimada em torno de R$ 200 mil, outro benefício importante que a usina deve gerar é a redução da emissão de 42 toneladas de CO² por mês. O Sicoob Metropolitano é beneficiado com energia para 28 agências.
Considerando as instalações de placas solares no telhado, a Cooperativa fez a instalação em 5 agências, sendo que há captação de energia para abater no consumo da própria agência.
A terceira forma utilizada pela Cooperativa é a compra de créditos por meio de uma Cooperativa de Energia Limpa. Os créditos adquiridos são equivalentes ao consumo de 27 agências do Metropolitano, e essa é uma importante oportunidade de adesão a energia limpa.
A iniciativa do Sicoob Metropolitano em adotar energia limpa em 60 de suas 92 unidades é um passo significativo em direção à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental. Com 65% das suas instalações utilizando fontes de energia renováveis, a instituição não apenas reduz sua pegada de carbono, mas também contribui para a mitigação das mudanças climáticas, promovendo um ambiente mais saudável para as futuras gerações.
Além dos benefícios ambientais, a adoção de energia limpa pode resultar em economias financeiras a longo prazo, uma vez que a energia solar, por exemplo, tende a ser mais econômica em comparação às fontes tradicionais. Essa mudança também demonstra um compromisso ético com a comunidade e os associados, evidenciando a importância da sustentabilidade nos negócios.
Ademais, ao utilizar energia renovável, o Sicoob Metropolitano se posiciona como um modelo a ser seguido por outras instituições, incentivando um movimento mais amplo em direção a práticas corporativas responsáveis. A valorização das energias limpas não apenas reforça a imagem da cooperativa como uma organização inovadora e consciente, mas também a alinha aos princípios de desenvolvimento sustentável, fundamentais para um futuro mais justo e equilibrado.
Descarte correto de equipamentos eletrônicos e cabos





No Metropolitano, todos os cabos e equipamentos eletrônicos recebem um descarte específico e correto. Os equipamentos que não têm mais utilização para a cooperativa são encaminhados para uma empresa específica de reciclagem. Eles fazem a coleta sem custo, pesam a quantidade de materiais recolhida e emitem um certificado informando que eles receberão a destinação correta de acordo com a legislação.
Papa-pilhas
O Papa-pilhas é um dos 11 programas do Instituto Sicoob que tem como objetivo o desenvolvimento das comunidades através do 7º Princípio do Cooperativismo. O programa consiste em uma campanha permanente de arrecadação de pilhas e baterias, cujo desenvolvimento acontece a partir da proposta de conscientização quanto ao descarte correto de resíduos, a fim de diminuir o impacto ambiental.
Os coletores Papa Pilhas são disponibilizados nas agências das cooperativas do Sicoob ou em empresas parceiras/cooperadas e anualmente destinado a empresa que realiza a destinação correta do material.
Como reconhecimento pelo trabalho realizado, em 2023, o Sicoob Metropolitano participou do Prêmio Campo Mourão Sustentável com o projeto Papa Pilhas. O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas e/ou ações que promovem a sustentabilidade e contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelas Nações Unidas, no território de Campo Mourão.
O projeto ganhou o destaque e levou o primeiro lugar na premiação dando visibilidade para a iniciativa e reformando o benefício conquistado para o meio ambiente.
Para a gerente da agência em Campo Mourão, Celia Furlanetto, receber a primeira colocação na categoria empresas com fins lucrativos do Prêmio Campo Mourão sustentável foi uma grata surpresa.
“Nós ficamos muito satisfeitos com isso, é um reconhecimento da comunidade de um trabalho que o Sicoob desenvolve em parceria com outras instituições, então, é muito gratificante. É o primeiro prêmio que é realizado na cidade com esse tema e nós ficarmos com o primeiro lugar foi muito gratificante”, relatou.
Considerando que nosso processo produtivo possui baixo impacto ao meio ambiente, temos o papa pilhas como uma das maiores fontes de benefício ao meio ambiente.
Uma pilha AA pode contaminar até 600 litros de água quando descartada de maneira inadequada. Isso acontece devido à liberação de substâncias tóxicas, como mercúrio e chumbo, que podem comprometer a qualidade da água e afetar ecossistemas. Por isso, é importante descartar pilhas e baterias de forma correta, utilizando pontos de coleta apropriados.
Em nossa arrecadação coletamos pilhas e baterias diversas. Em 2023, coletamos e demos a devida destinação 900 kg de pilhas e baterias. Cada pilha AA pode contaminar até 600 litros de água. Se considerarmos que 1 kg de pilhas AA contém aproximadamente 50 pilhas, então 900 kg teriam cerca de 45.000 pilhas.
Multiplicando 45.000 pilhas pelo potencial de contaminação:
45.000 pilhas x 600 litros/pilha = 27.000.000 litros
Portanto, 900 kg de pilhas AA poderiam contaminar até 27 milhões de litros de água. Isso ressalta a importância do descarte adequado dessas pilhas para proteger o meio ambiente.
Vale ressaltar que a iniciativa adotada apoia e incentiva o empreendedorismo, gera renda e emprego, separa fragmentos das pilhas para a reciclagem e evita a poluição de milhares de litros de água. Temos orgulho do impacto positivo que temos ofertado ao meio ambiente.
Política de Responsabilidade Socioambiental e Climática do Sicoob





As diretrizes para gerenciamento dos riscos social, ambiental e climático são realizadas com o objetivo de conhecer e mitigar riscos significativos que possam impactar as partes interessadas, além de produtos e serviços do Sicoob. Para a classificação da exposição das operações de crédito aos riscos social, ambiental e climático (RSAC), o Sicoob adota a Política Institucional de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC). A partir das orientações estabelecidas, é possível nortear os princípios e as diretrizes visando contribuir para a concretização adequada à relevância da exposição aos riscos sociais, ambientais e climáticos. Risco social: o processo de gerenciamento do risco social visa garantir o respeito à diversidade e à proteção de direitos nas relações de negócios para todas as pessoas, avaliando e mensurando os impactos positivos, negativos e eventuais perdas que possam afetar a reputação do Sicoob. Risco ambiental: o processo de gerenciamento do risco ambiental consiste na realização de avaliações sistêmicas por meio da obtenção de informações ambientais disponibilizadas por órgãos competentes e na observação de potenciais impactos. Risco climático: o processo de gerenciamento do risco climático consiste na realização de avaliações sistêmicas considerando a probabilidade da ocorrência de eventos que possam ocasionar danos de origem climática e na observância dos riscos de transição e físicos. Os riscos social, ambiental e climático são observados nas linhas de negócios do Sicoob seguindo os critérios de elegibilidade e de avaliação desenvolvidos e divulgados nos manuais internos em conformidade com as normas e as regulamentações vigentes.
Alinhado à política, temos o Manual de Governança Corporativa tem por finalidade complementar a Política Institucional de Governança Corporativa, detalhando as práticas que devem ser adotadas na gestão da atuação dos órgãos que fazem parte da estrutura organizacional da entidade, especialmente o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, a Diretoria Executiva e os comitês de assessoramento. Ademais, foi realizado um mapeamento interno do Sicoob Metropolitano específico para potenciais riscos ESG do negócio. Dentre os destaques, foi identificado como riscos moderados o item (1) Segurança Cibernética, (2) Risco de Variação das Taxas de Juros e (3) Risco de Crise Sanitária. Para cada um dos itens mapeados, foram sugeridas diversas ações de prevenção e mitigação com planos e responsáveis estabelecidos.
Essas informações podem ser consultadas na Política de Responsabilidade Socioambiental e Climática do Sicoob, disponível no site do Sicoob (https://www.sicoob.com.br/documents/3010569/47123996/Pol%C3%ADtica+de+Responsabilidade+Socioambiental.pdf/e63e40bb-eca5-ac53-c8cb-21a0853d12e7?t=1620328854526)
Cronograma de treinamentos





Nosso desejo é que o melhor colaborador de instituição financeira esteja no Sicoob Metropolitano, o melhor preparado, por isso investimos muito na formação do nosso time, são 65 horas de treinamento por ano, por colaborador. Esses treinamentos não se limitam apenas à teoria, são práticos e não abrangem só o âmbito profissional, mas o pessoal também, tratando de temas importantíssimos como felicidade, bem-estar psicológico, saúde mental, inteligência emocional, entre outros. Uma vez bem desenvolvidos e preparados, nossos colaboradores encontram na cooperativa um excelente lugar para trabalhar.
Espaço personalizado para atendimento do público feminino





Para contribuir com a sustentabilidade dos negócios das mulheres empreendedoras de Maringá, desde 2015, o Sicoob Metropolitano tem a “Agência Mulher”. O atendimento é voltado para as mulheres e realizado exclusivamente por mulheres, uma forma de prestigiar a participação cada vez maior das mulheres tanto no mercado de trabalho quanto na gestão financeira de seus empreendimentos e suas casas. A agência visa reconhecer a relevância da participação feminina na economia e, para isso, sempre está envolvida em palestras e eventos voltados para a gestão financeira e o empreendedorismo feminino.
Programa de Felicidade Interna do Cooperativismo





O Sicoob Metropolitano foi uma das primeiras instituições cooperativas de crédito a aderir ao Programa FIC (Felicidade Interna do Cooperativismo), que busca mensurar o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores. A inspiração veio da decisão tomada por um rei do Butão, em 1970, que resolveu substituir os critérios universais de mensuração de riqueza do Produto Interno Bruto (PIB) pelo conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB).
Comitê de Diversidade





O compromisso do comitê é promover a diversidade, equidade e inclusão em todas as suas formas, construindo um ambiente de trabalho cada vez mais plural e livre de qualquer preconceito e discriminação, em que cada pessoa possa expressar sua identidade com todas as suas individualidades respeitadas e valorizadas.
Expresso Instituto Sicoob





O Expresso Instituto Sicoob tem como objetivo promover formação profissional e cidadã aos beneficiários, capacitando-os para o mercado de trabalho em diversas áreas do conhecimento. A participação é gratuita e destinada a pessoas a partir dos 14 anos de idade em comunidades onde o Sicoob atua. O programa prioriza o atendimento a pessoas vinculadas a projetos sociais de prefeituras ou de organizações da sociedade civil, cooperados, universitários e alunos de escolas públicas e privadas.
Expresso móvel:
É a modalidade do programa que opera de maneira itinerante em um veículo equipado com 21 notebooks, televisores, impressora e internet para prover o acesso aos cursos ofertados na modalidade EAD. Os cursos têm duração entre 4 e 16 horas e são facilmente aplicados.
Expresso em casa:
Inicialmente, essa nova modalidade foi implementada em versão piloto, criada e conduzida pelo Sicoob Central Unicoob. Com a validação, os cursos passaram a ser ofertados de maneira ampla às comunidades com acesso via computador ou pelo mobile, sem a necessidade de sair de casa. Em 2021, a versão Em Casa apresentou ótimos resultados, mostrando-se eficaz para levar formação ou aprimoramento profissional a um número maior de beneficiários.
Todos com emissão de certificado ao final do curso.
Campanha do leite e agasalho





O Sicoob Metropolitano promove campanhas locais como a arrecadação de leite para ser distribuído para instituições nas cidades de atuação da cooperativa, campanha do Inverno Solidário para arrecadação de roupas e agasalhos a serem doados para pessoas em vulnerabilidade social e ações sociais sob os eixos: Cidadania Financeira, Cooperativismo e Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável e Social. Em 2023, os resultados foram bastante expressivos, beneficiando cerca de 70 mil pessoas.
Programa Cooperativa Mirim





Reconhecido e premiado, o programa incentiva e apoia, sob a orientação de um Professor Orientador, a formação de cooperativas em escolas públicas, privadas, cooperativas educacionais e demais instituições de atendimento a crianças e jovens, entre a faixa etária de 8 a 17 anos. Com o objetivo de desenvolver competências como empreendedorismo, cidadania, educação financeira, hábitos e atitudes por meio de práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade, obtendo responsabilidade social, moral e coletiva dentro e fora do ambiente escolar. Em 2023, o Sicoob Metropolitano constituiu 8 novas cooperativas mirins no Paraná e São Paulo, totalizando 20 cooperativas mirins.
Cooperjovem





Desenvolvido pelo Sistema OCB - SESCOOP, o objetivo do programa é fortalecer e valorizar a cultura da cooperação, ajudando nossos jovens a aprenderem nossos valores desde cedo. Além disso, o programa é alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo promover a educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental nas escolas: um terreno fértil para plantarmos a semente da transformação que queremos ver no mundo.
Clique aqui e saiba mais sobre o Cooperjovem!
Concurso Cultural nas Escolas





O Programa Concurso Cultural explicita a intenção do Instituto Sicoob de fomentar o cooperativismo em escolas do ensino fundamental das redes pública e privada e das cooperativas educacionais, promovendo a construção de conhecimentos geradores de práticas mais cooperativas, aprendidas e vivenciadas com base em valores e princípios cooperativistas, durante as atividades escolares.
O programa se desenvolve anualmente em torno da proposição de um tema que favorece a problematização de conhecimentos sobre o mundo/a realidade próxima. A cooperação é o recurso privilegiado para propor estratégias educativas que coloquem o tema em debate, instrumentalizando os professores para orientar os estudantes a buscarem conteúdo para a produção, planejamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento coletivo dos textos que serão objeto do concurso.
Os participantes recebem aula prática sobre o tema proposto de cada edição e são estimulados a criar produções textuais alinhadas e indicadas na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Os melhores trabalhos são selecionados e premiados em três etapas: local, regional e nacional.
Interação, participação, trabalho coletivo e protagonismo são conceitos que estruturam as sequências didáticas do Concurso Cultural. O espírito curioso, a motivação para descobertas e a disposição para criar, decidir, escolher e produzir são características comuns em crianças durante ações espontâneas, que não podem ser ignoradas em espaços educativos.
Programa Sobre Educação Financeira





O Programa Educação Financeira tem como objetivo contribuir para o despertar da importância da inclusão e da educação financeira dos cidadãos e para criação de um modelo mental e mudança de postura perante os aspectos comportamentais, que resultem em atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável.
Ele é executado por meio de palestras, realizadas em formato presencial ou online. Os principais temas abordados pelo programa são: como as pessoas se relacionam com o dinheiro; o que têm feito para alcançar seus sonhos; como saber para onde vai o seu dinheiro; a importância de elaborar o orçamento; a diferença entre dívida e endividamento; previdência; aposentadoria e investimentos.
O Programa Financinhas nas Escolas, lançado em 2021, é direcionado a crianças entre 6 e 10 anos do Ensino Fundamental I. A finalidade é abordar a educação financeira na infância, abarcando valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular comportamentos que auxiliem na criação de bons hábitos financeiros e de cidadania.
Apresentações do Coral Sicoob Metropolitano





Dos mais de 70 programas do FIC da Cooperativa, um dos primeiros a ser implementado foi o “Coral Sicoob Metropolitano”, que acontece em Maringá e Paranavaí e conta com a participação tanto de colaboradores quanto de suas famílias. Organizado e gerido por um regente profissional, o Coral tem estimulado o relacionamento interpessoal. Os cantores têm se apresentado em diversos festivais e eventos realizados pelas prefeituras nas cidades onde a cooperativa está presente.
Clínica de Educação Financeira





O Programa Clínicas Financeiras acontece em eventos abertos gratuitos e conta com orientadores financeiros voluntários, qualificados e experientes, que prestam atendimentos individualizados para a população tirar dúvidas sobre orçamento pessoal e familiar, endividamento, investimentos e outros assuntos ligados à educação financeira.
O programa ainda conta com a modalidade digital, a plataforma Clínicas Financeiras Virtuais. Os interessados em receber consultorias financeiras precisam acessar a página, escolher o orientador ou a orientadora de acordo com o tema que melhor se enquadre no seu objetivo e agendar uma conversa. A partir daí, é só entrar na plataforma no dia e horário marcados para dar início ao processo de transformação financeira e acompanhar os avanços.
O Se Liga Finanças oferece conteúdo gratuito e acessível sobre finanças, é direcionado para jovens de 15 a 29 anos e microempreendedores individuais, e tem por objetivo mostrar às pessoas os benefícios de uma vida financeira saudável, proporcionada pelo uso responsável do dinheiro, além de conscientizar sobre a importância de uma boa gestão financeira para a prosperidade dos pequenos negócios.
Na modalidade presencial, as cooperativas singulares conduzem, nas comunidades onde atuam, workshops com duração de 4 a 8 horas, com conteúdo prático e interativo, seguindo metodologia e materiais disponibilizados pelo Instituto Sicoob.
Espaço Transformar





Acreditamos no poder transformador do trabalho e na importância de criar oportunidades que promovam a inclusão e a dignidade. É com essa visão que decidimos abraçar o Trabalho Protegido, oferecendo uma chance significativa para 10 colaboradores que também são alunos da APAE de Maringá.
O trabalho protegido é uma modalidade de trabalho destinada a pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade, que busca promover a inclusão social e garantir direitos laborais. Esse tipo de trabalho é realizado em ambientes que oferecem apoio e adaptação às necessidades dos trabalhadores, permitindo que eles desempenhem suas funções de maneira adequada e com dignidade.
Clique aqui e saiba mais.
Assembleia Geral Ordinária





A Assembleia Geral Ordinária é o órgão máximo da cooperativa, realizada uma vez por ano, no decorrer dos quatro primeiros meses, para deliberar sobre os seguintes assuntos: prestação de contas, destinação das sobras, eleição dos membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, entre outros. Para garantir a representação, presença e participação de todas as regiões em que atuamos, nossos mais de 184 mil cooperados são representados por 80 delegados eleitos pelos próprios cooperados.
O Conselho Fiscal examina as questões econômicas e administrativas da Cooperativa, aprova a prestação de contas anual e está subordinado diretamente à Assembleia Geral Ordinária (cooperados).
O Conselho de Administração é eleito pela Assembleia e tem como propósito definir estratégias de atuação da Cooperativa e prestar contas aos associados.
Compete à Diretoria Executiva adotar medidas para o cumprimento das diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração e a ele prestar contas.
Reunião Preparatória





A Reunião é o momento em que nos preparamos para a Assembleia Geral Ordinária, a AGO. O objetivo é fazer deste momento uma oportunidade para que nossos cooperados e convidados conheçam um pouco mais da nossa cooperativa, visualizem a evolução dos nossos números e as ações realizadas durante o ano que passou. Desse modo, seguimos colocando em prática o princípio da gestão democrática.