Sicoob Metalcred - Sicoob Metalcred
A nossa história
A cooperativa de crédito, Metalcred, nasceu em 2001 dentro do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, com o objetivo de apoiar os trabalhadores metalúrgicos em suas necessidades financeiras por meio de soluções mais justas.
A Metalcred não apenas consolidou sua posição, mas também se uniu ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), ampliando ainda mais seu impacto e capacidade de oferecer serviços financeiros acessíveis e orientados para seus cooperados. Essa parceria permitiu a Metalcred estabelecer bases sólidas e embarcar em um caminho de crescimento orgânico e sustentável, tornando-se então o Sicoob Metalcred.
À medida do tempo, a cooperativa passou por processos relevantes que possibilitaram o seu crescimento e expansão: mudança de gestão, adesão ao sistema Sicoob, incorporação de 12 cooperativas, inovação em produtos, processos e serviços, inauguração de quatro agências e três pontos de atendimento, abertura de conta para cooperados de Livre Admissão, entre outros. Dessa forma, o crescimento exponencial da cooperativa fez com que mais de 20.000 cooperados sejam atendidos atualmente, refletindo a confiança e a satisfação da comunidade em relação aos nossos serviços.
Em seus 23 anos de história, o Sicoob Metalcred pôde proporcionar poder de compra, reorganização financeira e a realização de sonhos de quase 40 mil pessoas que foram cooperados ao longo dos anos, já que cada ação foi pensada para oferecer as melhores condições financeiras, conhecimento e direcionamento para decisões mais assertivas.
Diferença entre uma cooperativa de crédito e as outras instituições financeiras
As cooperativas, os bancos e outras instituições financeiras têm algumas coisas em comum: todas dependem da autorização do Banco Central para funcionar, tanto a cooperativa quando as demais instituições emprestam dinheiro. Mas a principal diferença da cooperativa está na maneira de fazer empréstimos, pois como ela não tem fins lucrativos, pode cobrar juros abaixo dos de mercado.