Sicoob MaxiCrédito - Sicoob MaxiCrédito
O Sicoob MaxiCrédito é uma instituição financeira cooperativa fundada em Chapecó, no dia 16 de novembro de 1984, por líderes cooperativistas e agricultores associados da Cooperativa Agroindustrial Alfa - Cooperalfa. Com o nome inicial de Cooperativa de Crédito Rural de Chapecó Ltda – Credialfa, foi criada para suprir as necessidades de crédito para o agronegócio da região.
A autorização de funcionamento deu-se em 14 de maio de 1985, quando o Banco Central do Brasil homologou a instituição, mas as atividades iniciaram somente em 15 de agosto de 1985, junto ao departamento financeiro da Cooperalfa. Na pequena sala, com apenas um funcionário, foram dados os primeiros passos dessa linda história, sempre alicerçada e guiada pelo Cooperativismo.
Com o tempo, surgiu a necessidade de abrir pontos com atendimento próprio em outros municípios: em 1992 foi inaugurada a agência de União do Oeste, seguida por Quilombo em 1993 e Caxambu do Sul em 1994.
Livre admissão de associados
Em 2005 a alteração de segmento, de rural para livre admissão de associados, trouxe novas possibilidades para a cooperativa e foi mais um ponto importante nesta trajetória. Com essa mudança, tanto pessoas físicas quanto empresas poderiam se tornar associados do Sicoob MaxiCrédito.
Incorporações e expansão
Outros três grandes marcos se destacam na história da instituição: a incorporação da Credtec, em 2012, uma cooperativa da Grande Florianópolis, em 2016 a incorporação da Blucredi, uma cooperativa de crédito na região do Vale do Itajaí, que estendeu seu atendimento de forma significativa dentro de Santa Catarina, e em novembro de 2020, a incorporação da Ecocredi-RS, que permitiu romper as fronteiras chegando ao Rio Grande do Sul.
Atualmente o Sicoob MaxiCrédito figura entre as maiores cooperativas de crédito do Brasil, com 101 Pontos de Atendimentos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com área de atuação abrangendo mais de 70 municípios nos dois estados.
*Atualizado em: 26/12/2023
Visão
Proporcionar a melhor experiência financeira aos nossos cooperados.
Valores
- Respeito e Valorização das Pessoas
Construímos e mantemos relacionamentos de confiança, baseados no respeito, transparência e empatia, que valorizam as pessoas, a diversidade, a inclusão e a participação de todos.
- Cooperativismo e Sustentabilidade
A prática e a disseminação dos Princípios Cooperativistas são nossa essência e devem balizar a contínua busca pela satisfação de nossos cooperados e engajamento de nossos empregados como forma de assegurar o sentimento de pertencimento e perpetuação do Sicoob.
- Ética e Integridade
Prezamos e praticamos relações pessoais e profissionais respeitosas, sempre pautadas pela ética e integridade em tudo o que fazemos. Não toleramos qualquer tipo de assédio, discriminação, agressão ao meio ambiente, favoritismo ou prática ilegal.
- Excelência e Eficiência
Buscamos sempre a excelência e qualidade em tudo o que fazemos, gerando eficácia operacional e eficiência de custos.
- Liderança Inspiradora
Exercemos a liderança pelo diálogo e transparência nas relações e somos comprometidos com as pessoas, a sociedade e as melhores práticas de gestão. Incentivamos continuamente a troca de conhecimentos, o trabalho em equipes, a meritocracia e o orgulho de pertencer ao Sicoob.
- Inovação e Simplicidade
A busca pela satisfação e a geração de valor para nossos cooperados e comunidades nos motiva a inovar continuamente, sem perder a nossa essência cooperativista.
PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS
O Sicoob MaxiCrédito também tem como base em sua atuação os Princípios do Cooperativismo. Eles são a linha orientadora das Cooperativas levando seus valores à prática:
- Adesão voluntária e livre;
- Gestão democrática pelos membros;
- Participação econômica dos membros;
- Autonomia e independência;
- Educação, formação e informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade.
Nosso propósito
Conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.
Visite o Canal de Ética do Sicoob MaxiCrédito
Visando assegurar o cumprimento dos princípios éticos, o Sicoob MaxiCrédito conta com um Canal de Ética. A ferramenta é segura e anônima, podendo ser utilizada por colaboradores, ex-colaboradores, membros dos órgãos de administração, estagiários, aprendizes, cooperados, prestadores de serviços, fornecedores e prestadores de serviços terceirizados do Sicoob MaxiCrédito, para informar a ocorrência de fatos potencialmente lesivos à Cooperativa.
Para disponibilizar esta ferramenta, a Cooperativa possui parceria com empresa terceirizada SisCompliance, que é totalmente isenta para a implementação deste canal de comunicação, por meio do qual é possível enviar sugestões e relatos de condutas antiéticas ou incoerentes com a forma de pensar e agir do Sicoob.
As ligações ou relatos registrados via este website serão analisados por uma equipe especializada da SisCompliance, que fará uma primeira análise e direcionará os relatos para a área de Normas e Compliance, que por sua vez realizará análise e levantamento das informações para apresentação à Comissão de Ética, grupo que é responsável por avaliar cada caso, emitindo recomendações que serão objeto de deliberação da Diretoria Executiva.
Aos denunciantes é garantido o direito ao anonimato, e mesmo para aqueles que se identifiquem, sua identidade será preservada. Além disso, a Cooperativa trabalha com uma política de não retaliação aos denunciantes de boa-fé, e pessoas que contribuírem na apuração dos fatos.
Todos que acessarem este canal receberão um número de protocolo, que servirá como uma forma de comunicação com a Comissão de Ética e acompanhamento da demanda relatada.
Como fazer uma denúncia por telefone
Basta ligar para 0800 499 9902 e quando questionado, informar que o relato é relacionado com o Sicoob MaxiCrédito.
A ligação é gratuita sendo gerado um número de protocolo no final do atendimento.
Acesse também:
FAQ:
Quais demandas podem ser registradas via Canal?
Ao identificar ou suspeitar de alguma conduta antiética, ou que vá em desencontro aos valores da Cooperativa e aos normativos internos ou externos, bem como Pacto de Ética, de Cultura e Manual de Conduta, é importante registrar a demanda por meio do Canal de Ética. Além disso, podem ser relatadas situações de assédio, abuso de poder, conduta hostil, conflito de interesses, discriminação, fraude, lavagem de dinheiro, retaliação, vazamento ou uso indevido de informações, entre outros.
Como funciona o Canal?
Após o registro do relato, um especialista da empresa parceira receberá todas as informações e encaminhará o relato para análise da área de Normas e Compliance da Cooperativa. Após avaliação e apuração preliminar, a área de Normas e Compliance direcionará para apreciação da Comissão de Ética, que emitirá parecer recomendativo à Diretoria Executiva, para deliberação. Você poderá acompanhar o andamento do caso por meio de um número de protocolo, que será gerado assim que o seu relato for incluído no sistema.
Como acessar o Canal?
Você pode ligar de qualquer telefone para o número 0800 499 9902. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Se preferir, também pode acessar: siscompliance.com.br/maxicredito/#/home, ou ainda, enviar a demanda via correio, no endereço da Unidade Administrativa do Sicoob MaxiCrédito.
Quais são os benefícios?
Com o apoio do Canal de Ética, o Sicoob MaxiCrédito promove a cultura do respeito, da honestidade e da transparência, alinhando comportamentos e desestimulando condutas contrárias ao Pacto de Ética e Manual de Conduta. O resultado é um ambiente de trabalho melhor para todos.
É necessário se identificar?
Não, a equipe responsável pela empresa SisCompliance, assim como as pessoas designadas para apuração dos fatos e Comissão de Ética, possuem dever de sigilo e confidencialidade, além disso, ao denunciante é garantido o direito ao anonimato, e mesmo aqueles que se identificarem ou contribuírem para a elucidação dos fatos terão sua identidade preservada.
Se a denúncia envolver membros da área de Normas e Compliance, Comissão de Ética ou alta Administração, como proceder?
Ao registrar a ocorrência que envolva colaboradores da área de Normas e Compliance, o relato será direcionado somente à Comissão de Ética, para tratamento. Na hipótese de a demanda envolver algum membro da Comissão de Ética, serão reportadas diretamente à Diretoria Executiva, que conduzirá a apuração.
Ocorrências que envolvam Conselheiros ou Diretores do Sicoob MaxiCrédito serão direcionadas pela Comissão de Ética ao conhecimento de um integrante da alta Administração, o qual será selecionado em conformidade com as responsabilidades estatutárias e organizacionais, e passará a integrar a comissão, atuando na preservação da independência e da avaliação do caso.