Principais Golpes - Sicoob Lagoacred
Alerta contra golpes e fraudes.
Conheça abaixo os principais golpes praticados na internet e evite cair em uma armadilha.

No Sicoob, cooperamos pela segurança das suas finanças.
A informação ainda é a melhor forma de se proteger contra criminosos. Conheça os principais golpes e não entre numa roubada.
Golpe do estorno do Pix
Golpe do site falso - phishing
Golpe do falso boleto
Golpe da falsa oferta

Roubo ou furto de celular

Golpe do falso empréstimo

Golpe do falso sequestro ou do falso parente

Golpe "Bença tia"

Golpe do falso leilão

Golpe do DDA

Golpe do motoboy

Malware

Roubo de dados por meio de mensagens falsas - Phishing ou Smishing

Golpe do QR Code

Golpe do WhatsApp

Golpe da mão fantasma

Golpe da falsa central ou do falso funcionário
Golpe do Estorno do Pix
Neste golpe, o criminoso realiza um Pix para o cooperado e, em seguida, liga para ele solicitando que devolva o valor para a conta de uma terceira pessoa. Depois disso, o golpista aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED), alegando que o Pix foi feito por engano. Assim, ele consegue reaver o dinheiro diretamente com a instituição financeira, obtendo uma devolução dupla.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Sempre realize devoluções de Pix diretamente no extrato, utilizando a opção "Devolver".
- Desconfie de solicitações suspeitas e verifique o seu extrato cuidadosamente.
- Nunca forneça informações pessoais ou financeiras para quem está na ligação.
Se você for vítima de golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue para o SAC pelo número 0800 724 420, opção 5.
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe do site falso - phishing
O golpe do site falso, também conhecido como phishing, é uma técnica que redireciona os usuários para páginas falsas, com o objetivo de obter informações pessoais. Os golpistas podem se passar por instituições legítimas, como bancos e provedores de e-mail, para atrair as vítimas.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Desconfiar de produtos com descontos muito grandes;
- Verificar se o site é verdadeiro antes de fazer qualquer compra;
- Consultar se existem reclamações ou denúncias sobre o vendedor;
- Não pagar por Pix em links enviados;
- Solicitar o código de rastreamento ao vendedor.
Se você for vítima de golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue para o SAC pelo número 0800 724 420, opção 5.
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
- Se a compra for feita por cartão de crédito, entre em contato com o número no verso do seu cartão.
Golpe do falso boleto
Como é:
O golpe ocorre em transações financeiras entre fornecedores e clientes, geralmente envolvendo o pagamento via boleto bancário. O fraudador se infiltra no processo enviando um e-mail falso que imita o do fornecedor original. Esse e-mail contém um boleto bancário adulterado, quase idêntico ao original, mas com mudanças estratégicas, como na data de vencimento, no código de barras e na sequência numérica. Assim, o cliente é induzido a pagar o valor para a conta do fraudador.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Se receber um boleto de forma incomum, diferente do padrão do seu fornecedor, desconfie! Confirme a autenticidade do documento com o beneficiário antes de realizar o pagamento.
- Nunca emita a segunda via de um boleto em um site que não seja o oficial da instituição financeira emissora. Caso contrário, você poderá emitir um documento fraudado que não quitará sua dívida com o beneficiário.
- Confira sempre se a logomarca da instituição financeira emissora do boleto corresponde ao seu número junto ao Banco Central do Brasil, que são os três primeiros dígitos da linha digitável. Por exemplo, o Sicoob possui o número 756, logo, um boleto com a logomarca do Sicoob e que a linha digitável não começa com 756 é um boleto fraudado.
- Desconfie sempre de descontos concedidos com o envio de uma segunda via de boleto.
- Negocie com o beneficiário do boleto utilizando o canal de comunicação habitual pelo qual os boletos são normalmente enviados.
- Se for pagar documentos relacionados a contas de convênios, como, por exemplo: água, luz, telefone, faturas de TV por assinatura ou internet e faturas de operadoras de telefonia celular, verifique se a linha digitável começa com o dígito 8, do contrário, não pague o documento.
Para mais esclarecimentos consulte nossa CARTILHA DE PREVENÇÃO A FRAUDES EM BOLETOS.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue para o SAC pelo número 0800 724 420, opção 5.
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe da falsa oferta
Como é:
O golpe acontece quando golpistas indicam links de sites falsos com ofertas de valores muito atrativas, mas que exigem pagamento exclusivamente por PIX ou boleto, em um falso anúncio em redes sociais. Por isso, o consumidor deve sempre desconfiar de preços muito abaixo do mercado, especialmente em momentos em que o item está sendo muito procurado.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do valor de mercado.
- Recebeu uma promoção por e-mail ou mensagem? Acesse diretamente o site oficial da loja para confirmar a veracidade da oferta.
- Fique atento aos sites falsos, que podem ser idênticos aos reais. Verifique sempre se a URL do site começa com "https".
- Prefira cartões virtuais para compras online. Use um cartão virtual de uso único para compras pontuais e um cartão virtual recorrente para assinaturas ou pagamentos frequentes.
- Nunca salve dados do cartão de crédito online. Embora seja prático, isso pode ser arriscado. Antes de realizar qualquer transação, certifique-se de que o endereço do site é confiável.
- Ative as notificações do aplicativo do banco. Isso permite monitorar movimentações na sua conta e identificar possíveis atividades suspeitas com agilidade.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue para o SAC pelo número 0800 724 420, opção 5.
- Se a compra for feita por cartão de crédito, entre em contato com o número no verso do seu cartão.
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Roubo ou furto de celular
Como é:
Imagine que você está na rua, respondendo uma mensagem no celular, quando de repente alguém rouba seu aparelho. O celular guarda informações importantes e valiosas sobre nossa vida e dados que podem ser utilizados para aplicar golpes, então, proteja-os! Se antes, ao ter um celular roubado, o problema se restringia à perda do aparelho, atualmente passar por essa situação pode significar graves prejuízos financeiros. Por mais que o App Sicoob seja seguro e confiável, é fundamental que você adote alguns cuidados para manter sua conta bancária protegida caso tenha o celular roubado. Siga essas dicas e evite que suas informações pessoais e financeiras sejam usadas por pessoas mal-intencionadas.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Jamais salve ou anote suas senhas no próprio celular. Deixar uma senha salva elimina toda a segurança proporcionada por um sistema protegido.
- Jamais compartilhe suas senhas por aplicativos de mensagens ou as guarde em bloco de notas, pois muitos aparelhos têm recursos que permitem pesquisar tudo o que já foi transmitido, dando acesso à senha ao criminoso.
- Evite usar a mesma senha em contas ou app diferentes.
- Evite andar na rua usando o celular e tenha cuidado ao volante sempre que usar aplicativos como Waze ou Google Maps.
- Ative o bloqueio de tela com senha diferente das demais.
- Sempre use “duplo fator de autenticação” nas plataformas que você utiliza.
- Nunca use a opção “salvar senha” em navegadores e sites.
- Mantenha o IMEI do seu aparelho anotado em casa ou em algum lugar seguro.
- Apague mensagens e fotos com dados sensíveis.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Imediatamente, antes de qualquer ação, entre em contato com sua cooperativa de relacionamento ou ligue para o SAC pelo número 0800 724 420, opção 5. ) e peça para desabilitar o acesso à sua conta. Somente ela pode impedir que seu dispositivo seja utilizado para realizar transações.
- Caso faça uso de carteira digital (Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay) no seu cartão de crédito, ela também deve ser bloqueada.
- Caso possua relacionamento com outras instituições financeiras, avise-as imediatamente.
- Você pode utilizar o Celular Seguro, uma parceria das instituições financeiras com o governo federal e com a Anatel, para bloquear o dispositivo e impedir a realização de transações. Mais informações sobre o celular Seguro clique aqui
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe do falso empréstimo
Como é:
É a oferta de empréstimos com muitas facilidades, inclusive com a promessa de não consultar órgãos de proteção ao crédito, ou com condições mais vantajosas em relação às praticadas no mercado. No geral, são ofertados por SMS, WhatsApp, contatos telefônicos, anunciados na internet, mídias sociais, em outdoors, rádios, jornais etc.
Após receberem o contato dos interessados em tomar o empréstimo e acertarem as condições contratuais, os golpistas solicitam uma antecipação de valor, que pode ser um pagamento antecipado de taxas administrativas, seguros prestamistas ou outra desculpa para liberarem o crédito e, quando recebem o pagamento, interrompem o contato com a vítima.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Desconfie das facilidades ofertadas.
- Nunca faça pagamentos antecipados. Nenhuma instituição financeira pede ou pode receber pagamentos adiantados para liberação de crédito.
- O Sicoob nunca pede pagamento antecipado para liberar empréstimos e nem transferências para pessoa física.
- Não divulgue os detalhes do seu pedido de empréstimo em redes sociais.
- Se alguém lhe oferecer empréstimo em nome do Sicoob, procure o canal oficial de sua cooperativa, somente ela poderá oferecer e realizar o empréstimo. Quanto mais atraente for a oferta, maiores as chances de golpe.
- Se pedirem pagamento de taxa, depósito ou transferência como garantia, cancele a negociação.
- Não passe dados pessoais e documentos para desconhecidos.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Se você utilizou o Sicoob para efetuar algum pagamento referente ao golpe entre em contato imediatamente sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Caso tenha utilizado outra Instituição Financeira, procure-a imediatamente relatando o ocorrido.
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe do falso sequestro ou do falso parente
Como é:
Criatividade é o que não falta para os criminosos. Eles sempre inventam novas maneiras para extorquir dinheiro das vítimas, muitas vezes apelando para as nossas emoções. O golpe do falso sequestro é um dos mais “tradicionais” da categoria.
A vítima recebe um telefonema de um número desconhecido, informando que um parente próximo está em poder de sequestradores (o que é mentira), algumas vezes chama você de mãe ou pai, e então os criminosos solicitam o pagamento de resgate imediato através de transferência ou depósito. Após contatar a vítima, os golpistas passam informações bancárias de conta corrente para a qual a transferência ou o depósito devem ser realizados.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Não fale o nome da pessoa que poderia ter sido sequestrada. Dessa forma você evita passar para os criminosos informações que eles podem usar para deixar o golpe mais realista.
- Desconfie de ligações comunicando sequestros. Peça para alguém ligar para a pessoa que estaria sendo sequestrada, sem deixar que os criminosos percebam.
- Não passe nenhuma informação pessoal sua ou de seus familiares, não diga, por exemplo, onde mora, o seu nome, quanto ganha, quanto tem na sua conta bancária ou onde tem conta.
- Se conseguir, anote os dados bancários fornecidos pelo golpista e avise a polícias.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe "Bença tia"
Como é:
Um falso parente telefona para a vítima e muitas vezes quando a vítima atende o telefone o criminoso diz “bença tia”, como se fosse da família. O criminoso cria e conta uma história e solicita um "empréstimo", uma ajuda imediata para arcar com despesas de uma eventualidade
Assim, o criminoso passa informações bancárias para o envio do recurso, para que a transferência seja realizada.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Não fale o nome da pessoa que poderia ser seu provável parente, dessa forma você evita passar para os criminosos informações que eles podem usar para deixar o golpe mais realista.
- Desconfie de ligações solicitando ajuda financeira. Sempre ligue para a suposta pessoa de outro telefone ou peça a alguém para ligar e confirmar.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe do falso leilão
Como é:
É um golpe complexo e difícil de detectar, por isso você precisa seguir cada orientação para evitar e se proteger.
Consiste em um site criado com o intuito de se passar por um leiloeiro, promovendo supostos leilões de veículos, imóveis, maquinários etc., com preços geralmente abaixo do mercado, atraindo a atenção de pessoas que navegam e buscam um bom negócio. Além da falsa venda e do falso leilão realizados, também roubam dados dos consumidores. Nestes casos, a página falsa aparenta ser apenas mais uma opção oficial e legítima dentre tantas outras de leilões online, com uma diferença importante: o produto nunca será entregue.
Por se tratar de um leilão, existe a pressão do tempo contra a vítima. A pessoa não pode demorar muito para decidir, ela precisa dar o lance e comprar rápido, antes que outro o faça. Ao dar o lance, a vítima é vencedora do suposto leilão e precisa realizar o pagamento, no entanto, quando o criminoso identifica que o pagamento foi de fato realizado, bloqueia os contatos e a vítima não consegue mais falar com a suposta “empresa”.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado, mesmo que se trate de um leilão.
- Não realize depósitos para terceiros, sejam eles “representantes comerciais” ou “parceiros do leiloeiro”.
- Sites de leilões brasileiros sempre terminam com: ‘.com.br”, porque precisam estar hospedados no Brasil. Já os leilões falsos, normalmente usam o final “.com” e, para enganar, eles colocam: “.com/br”, porque são hospedados no exterior.
- Nunca faça cadastros em sites de leilões antes de pesquisar sobre sua reputação e idoneidade.
- Na dúvida, nunca envie dados bancários ou documentos pessoais.
- Antes de comprar, analise o site da Aleibras – Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (www.aleibras.org.br/leilao-seguro) ou visite o site www.leilaoseguro.org.br e confira uma lista bem completa dos leilões que você pode confiar.
- Confirme no site do Detran se o leilão está sendo processado na plataforma do leiloeiro designado pelo órgão.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe do DDA
Como é:
Consiste no recebimento de um e-mail, falso, informando sobre um suposto desconto. Assim, os fraudadores solicitam que a vítima desconsidere o pagamento do DDA e realize o pagamento do boleto enviado por e-mail, que substitui o DDA. Dessa forma, os recursos são desviados para outra pessoa. A quitação da obrigação prevista no DDA não será realizada e, assim, a dívida permanecerá.
O DDA é o boleto de forma eletrônica, assim qualquer correção ou alteração no boleto refletirá no DDA.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe do motoboy
Como é:
O fraudador liga para o cliente se passando por um falso funcionário e questiona sobre uma suposta compra no cartão. O criminoso, então, pede as senhas para supostamente bloquear o cartão, solicita que corte o cartão ao meio e informa que mandará um motoboy para recolher o cartão para "perícia".
Atenção: O Sicoob não envia motoboys ou funcionários para recolher seu cartão, mesmo quando ele precisa ser substituído devido a transações suspeitas ou não, e também não pede celulares ou digitação de senha.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- As instituições financeiras nunca recolhem os cartões dos clientes, mesmo que eles estejam vencidos ou bloqueados.
- Ao se desfazer de um cartão, corte o chip ao meio.
- Nenhum atendente do Sicoob solicita informações sensíveis por telefone.
- Nunca informe seus dados bancários e senhas por telefone.
- Se alguém ou alguma empresa se oferecer para buscar o seu cartão, cuidado, pode ser golpe.
- Se não for mais usar o cartão, danifique o chip (corte-o em algumas partes), pois assim seu reuso é evitado.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue No atendimento do seu cartão:
4000 1111 Regiões metropolitanas
0800 642 0000 demais regiões - Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Malware
Como é:
Malware é a abreviação de “software malicioso” (em inglês, malicious software) e se refere a um tipo de programa de computador desenvolvido para infectar o computador de um usuário legítimo e prejudicá-lo de diversas formas.
Uma nova página inicial surgiu sem sua permissão? Há uma barra de ferramenta ou atualizações que brotaram em seu navegador? Tentou acessar um site e foi redirecionado para outro? Suas ferramentas de proteção foram desativadas? Contatos de e-mails e redes sociais avisaram que você mandou conteúdo estranho? Se sim, provavelmente você carrega um malware.
Se a velocidade, tanto em navegadores na internet quanto na execução de programas, ficar visivelmente debilitada repentinamente, é outro sinal. Um malware costuma interferir no desempenho por usar parte do potencial de sua máquina para outros fins. Isso também causa travamentos.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Uma das maneiras mais conhecidas de propagar malware é por e-mail, pois ele pode ser disfarçado como uma mensagem de uma empresa conhecida, por exemplo, um banco; ou um e-mail pessoal de um amigo. Por isso, fique atento a e-mails que pedem suas senhas ou e-mails que parecem vir de amigos, mas que têm somente uma mensagem como “Veja só que legal este site!”, seguido de um link.
- Ao receber um e-mail suspeito, com erros de português, links de ofertas incríveis ou imagens de celebridades, não clique no link. Delete o e-mail.
- Procure ter sempre as versões mais atuais do seu navegador e sistema operacional para contar com mecanismos de segurança aprimorados.
- Evite realizar movimentações utilizando conexões wi-fi de locais públicos.
- Mantenha seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, e verifique se o antivírus está instalado, atualizado e ativo.
- Não clique em links recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp e demais sistemas de mensageria de desconhecidos.
- Não instale aplicativos de fontes não confiáveis ou dos quais você não necessita.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
- Em casos de instalações de aplicativos ou baixa de programas, faça a desinstalação e formate sua máquina ou dispositivo.
Roubo de dados por meio de mensagens falsas - Phishing ou Smishing
Como é:
Smishing é uma variação do phishing, mas que se diferencia pelo meio de abordagem: o texto chega por mensagem de SMS no telefone que terá um link malicioso, que leva as vítimas a um formulário usado para roubar as informações.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Atenção ao receber mensagens de SMS que informam sobre bloqueio de acesso ou que pedem atualização de dados pessoais.
- Alguns conteúdos possuem erros de português e tentam te convencer a clicar no link e informar seus dados.
- Outro ponto de atenção é que grande parte dos SMS falsos vem de números particulares e não de empresas.
- Não abra links de SMS suspeitos e nunca informe seus dados bancários e senhas.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
- Em casos de instalações de aplicativos ou baixa de programas, faça a desinstalação e formate sua máquina ou dispositivo.
Golpe do QR Code
Como é:
O fraudador, se passando por (funcionário do Sicoob), induz o cooperado, por telefone, a realizar a leitura de um QR Code. Ele cria uma historinha para convencê-lo, contudo o QR Code é para realização de uma transação financeira ou e até mesmo de liberação de dispositivo que foi por ele cadastrado.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- O Sicoob nunca solicita atualização do internet banking, assim como não envia QR Code ou links em mensagens de texto.
- Nunca faça transferências, TEDs, PIX ou pagamentos em sua conta corrente com o pretexto de realização de teste.
- Sempre confira todas as informações contidas na tela do celular após leitura de QR Code.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe do Whatsapp
Como é:
O golpista se passa por pessoa conhecida ou parente da vítima (normalmente pelo WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook) e alega uma situação de urgência. O cooperado realiza transferências ou pagamentos para conta de terceiros indicados pelo golpista.
Existem dois tipos de golpes comuns pelo WhatsApp:- Habilite a verificação em duas etapas nas configurações do aplicativo.
- Não informe o seu código de segurança para terceiros.
- Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas números diferentes.
- Sempre confira a foto do contato com o número contido em sua agenda.
- Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados por aplicativos de mensagem.
- Geralmente os golpistas apelam para alguma falsa urgência e pedem depósitos, transferências via Pix para contas de terceiros, ou então para pagar alguma conta. Por isso, não faça transferências ou pagamentos por solicitação feita apenas por mensagem, principalmente se o destinatário for uma terceira pessoa. Faça uma chamada de vídeo para confirmar a solicitação.
Um terceiro tipo de golpe é por meio da criação de uma conta fake no WhatsApp: os criminosos criam um perfil fake no WhatsApp, com a foto de um usuário, mas com um número de telefone diferente. O golpista já possui os dados pessoais da vítima, assim como os contatos no aplicativo.
Utilizando o perfil fake, o fraudador inicia uma conversa com os amigos e familiares do usuário, alegando alguma situação de emergência, e solicita transferência de valores ou pagamento de boletos.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO)
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
- Caso algum alguém tenha realizado transferências ou pagamentos solicitados pelos criminosos, oriente-o a registrar um boletim de ocorrência e a comunicar imediatamente o Banco de origem dos recursos para tentativa de recuperação do valor.
Golpe da mão fantasma
Como é
O golpe faz com que você sinta que tem uma mão invisível mexendo no seu celular, por isso o nome “mão fantasma”. Neste tipo de golpe, os criminosos conseguem acesso ao seu celular de forma remota.
Você recebe uma mensagem por SMS, e-mail, ou por WhatsApp, ou ligação de uma pessoa que se diz ser funcionário do Sicoob, informando que é necessário atualizar o aplicativo.
Para isso, eles pedem que você clique no link enviado, no qual será instalado um aplicativo capaz de acessar seu celular de forma remota. É nesse momento que os hackers conseguem entrar em seu celular.
Eles conseguem acessar qualquer coisa no aparelho, como configurações, aplicativos e fazer login na conta do banco, principalmente se a sua senha fica salva em algum bloco de notas, por exemplo. Assim, em tempo real, começam a movimentar o seu dinheiro com transferências para contas de terceiros, pagam boletos e solicitam empréstimos.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Analise as mensagens que receber e não acredite em tudo que lê ou escuta na internet, principalmente em mensagens com códigos ou links que você não sabe porque está recebendo.
- Sempre cheque as informações com sua cooperativa de relacionamento. Se receber alguma ligação ou mensagem, não faça nada. Desligue e, depois, ligue de outro aparelho para o número oficial do Sicoob e confirme a informação.
- O Sicoob não solicita baixa de aplicativos de segurança ou de atualizações
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe da falsa central ou do falso funcionário
Como é:
Golpistas fingem ser da Central de Atendimento do Sicoob e simulam o número de telefone por meio de recursos tecnológicos, como gravações e menus para aumentar a sua confiança. A partir dessa abordagem, solicitam senhas, atualização de sistemas ou liberação de equipamentos ou realização de transferências.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- O Sicoob nunca solicita atualização ou cadastramento de módulo de segurança em computadores, celulares ou senhas e nem a instalação de softwares ou componentes em navegadores via telefone. Por isso, nunca passe essas informações pra ninguém.
- E lembre-se: o telefone da Central de Atendimento do Sicoob é um número para você ligar. O Sicoob não realiza ligações a partir desse número.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe da Linha presa ou Spoofing
Como é:
Spoofing é um tipo de ataque em que um golpista liga para um telefone fixo se passando por funcionário do Sicoob, informando alguma irregularidade com sua conta ou com alguma transação suspeita, e informa que para regularizar você precisa ligar na Central de Atendimento do Sicoob. Durante a ligação, ele orienta você a ligar na Central de Atendimento, mas quando você desliga para fazer outra ligação, os fraudadores permanecem na linha. Após isso, simulam um atendimento e pedem para você digitar a sua senha no teclado do telefone e dados pessoais, além de números de cartões, códigos de segurança etc.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
Se receber contato em nome do Sicoob solicitando para ligar na Central de Atendimento, aguarde 5 minutos, e somente após ligue para um dos nossos números de contato oficiais, a partir de outro aparelho, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis. Assim você evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica fixa.
Se você cair no golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue SAC 0800 724 4420 opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe do estorno do Pix
Golpe do Sistema de Valores a Receber

Fraude em vendas à distância

Golpe do Falso Técnico
Golpe do Estorno do Pix
Neste golpe, o criminoso realiza um Pix para o cooperado e, em seguida, liga para ele solicitando que devolva o valor para a conta de uma terceira pessoa. Depois disso, o golpista aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED), alegando que o Pix foi feito por engano. Assim, ele consegue reaver o dinheiro diretamente com a instituição financeira, obtendo uma devolução dupla.
Para se proteger de golpes fique atento às dicas:
- Sempre realize devoluções de Pix diretamente no extrato, utilizando a opção "Devolver".
- Desconfie de solicitações suspeitas e verifique o seu extrato cuidadosamente.
- Nunca forneça informações pessoais ou financeiras para quem está na ligação.
Se você for vítima de golpe, siga as instruções abaixo:
- Entre em contato imediatamente com sua cooperativa de relacionamento ou ligue para o SAC pelo número 0800 724 420, opção 5.
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança e para formalizar a situação.
Golpe do Sistema de Valores a Receber
Como é:
No golpe do falso link do Sistema de Valores a Receber (SVR), criminosos simulam consultas em falsos sites e aplicativos fora do ambiente da autoridade monetária. A falsa consulta resulta em valores entre R$1.000 a R$3.000 a receber. Em seguida, os fraudadores orientam o usuário a clicar em um link falso e a pagar entre R$45,00 e R$90,00 para liberarem o suposto valor esquecido. Após o pagamento, os criminosos nunca mais entram em contato e a vítima perde o dinheiro. Os golpistas usam táticas sofisticadas para enganar as pessoas, como:
- Enviar notificações por SMS ou WhatsApp que parecem ser do Banco Central;
- Criar sites falsos que se assemelham ao site do governo;
- Utilizar vídeos de celebridades para atrair as vítimas;
- Enviar áudios falsos que parecem ser do suporte do governo.
Para evitar cair no golpe, é importante saber que:
- O Banco Central não exige o pagamento de taxas para consultar valores ou solicitar resgates;
- Os valores a receber podem ser consultados exclusivamente pelo site do Banco Central;
- Para consultar valores, é necessário ter uma Conta gov.br de nível prata ou ouro para pessoas físicas, ou com o CNPJ vinculado para pessoas jurídicas;
- Se o valor a receber for superior a R$ 100, é necessário ativar o duplo fator de autenticação.
Para consultar os valores a receber, é necessário seguir os seguintes passos:
- Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Clicar em "Sistema de Valores a Receber";
- Informar os dados solicitados pelo sistema;
- Clicar em "Consultar";
- Clicar em "Acessar SVR";
- Informar o CPF e a senha Gov.br;
- Selecionar "Meus valores a receber" ou "Valores de pessoas falecidas";
- Aceitar o "Termo de ciência" e clicar em "Confirmar".
Fraude em vendas à distância
Como é:
As vendas por link de pagamento ou em Loja Virtual podem alavancar um negócio, mas exigem maior cuidado.
Fraudadores podem estar em posse de cartões comprometidos e buscar estabelecimentos comerciais para realizar compras com estes cartões. O real portador do cartão, não participando da compra, poderá contestá-la em seu banco e o prejuízo financeiro recair sobre o comerciante que vendeu os produtos.
Proteja-se:
- Certificando-se de que o portador do cartão seja mesmo o comprador. Uma boa dica é buscar realizar cadastro para obter o máximo de informações necessárias.
- Atenção na entrega. Sempre que possível, formalize a entrega do produto ou serviço com a identificação e assinatura do portador do cartão utilizado no pagamento.
- Em caso de suspeita, não libere a mercadoria/produto ou serviço. Entre em contato com a Central de Atendimento para apurar os indícios e realizar vendas de maneira segura.
Golpe do Falso Técnico
Como é:
Golpistas podem fingir ser parte da equipe de suporte técnico da Sipag para obter o equipamento ou acessar seu sistema operacional.
Proteja-se:
- Confirme se houve abertura de Ordem de Serviço para troca/retirada de equipamento antes de entregá-lo.
- Não entregue equipamento para pessoas não autorizadas. Caso o terminal apresente problemas técnicos, o lojista deverá entrar em contato com a Central de Atendimento.