CONTATOS ASSESSORIA DE IMPRENSA - CENTRAL SICOOB UNI

 

Pedro Paulo Couto

E-mail: pedrop.couto@sicoob.com.br

 

* Obs.: Os contatos acima são para uso exclusivo de veículos de comunicação (jornais, portais online, revistas, canais de TV etc) que queiram entrar em contato com a Central Sicoob Uni. Para outras solicitações, entre em contato por meio de um dos nossos canais de atendimento.

 

 

Assessoria de Imprensa Nacional do Sicoob

(61) 3217-5793

E-mail: jornalismo@sicoob.com.br

(11) 97662-5502 

E-mail: sicoob.imprensa@approach.com.br

 

* Obs.: Os contatos acima são para uso exclusivo de veículos de comunicação (jornais, portais online, revistas, canais de TV etc) que queiram entrar em contato com o Sicoob. Para outras solicitações, entre em contato por meio de um dos nossos canais de atendimento.

Releases

null Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes 

Abril 2024 – Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira melhor instituição financeira do Brasil, segundo o ranking “Melhores Bancos do Mundo 2024”, realizado pela Forbes em parceria com a empresa de estudos de mercado Statista.  

Foram entrevistadas 49 mil pessoas em 33 países, abrangendo 17 idiomas diferentes. Os participantes foram convidados a avaliar bancos e instituições financeiras em que possuem conta corrente ou poupança, ou que conheciam por meio de familiares e amigos. No total, 403 organizações foram avaliadas globalmente. 

De acordo com Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob, a presença do Sicoob no Top-3 de um ranking desse porte confirma que o propósito da instituição, de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, está sendo fielmente cumprido. "Estamos profundamente honrados por mais uma vez sermos reconhecidos pela Forbes. Esse reconhecimento reflete nosso compromisso como uma instituição financeira cooperativa que se dedica em oferecer produtos e serviços sempre alinhados com as necessidades e a satisfação dos nossos cooperados. A presença do Sicoob no ranking atesta a eficácia desta abordagem. Por isso, continuaremos a desenvolver iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atuamos, fomentando a inclusão financeira e o bem-estar da comunidade", destaca. 

Para o executivo, a classificação do Sicoob se deve à sua contínua busca por soluções inovadoras e sustentáveis, fundamentadas no princípio da cooperação e na participação ativa dos cooperados. Em 2023, a instituição financeira registrou um aumento significativo em seus resultados, atingindo R$ 8,4 bilhões. Seguindo os princípios do cooperativismo financeiro, uma parte desse montante é distribuída diretamente aos cooperados, enquanto o restante é investido na estruturação da cooperativa. Esses investimentos possibilitam a expansão das operações e o desenvolvimento de programas sociais e ações sustentáveis nas comunidades atendidas, que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e consciente. 

O Sicoob é um sistema de cooperativas financeiras composto por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS). Com uma rede de 4,6 mil pontos de atendimento, é reconhecido como a maior rede física do país. Em mais de 400 cidades, o Sicoob é a única instituição financeira presente. 

"O cooperativismo tem um significado simples, mas poderoso: a união de pessoas com um propósito comum. Esse princípio inspira diversos setores, incluindo o financeiro. Dentro de uma instituição financeira cooperativa, as pessoas não são apenas clientes, mas os verdadeiros donos do negócio, o que significa que podem participar ativamente das tomadas de decisões e compartilhar dos resultados financeiros", afirma Almada. 

Conheça o ranking 
Os entrevistados relataram sua satisfação geral com cada instituição financeira, bem como se o recomendariam a outros e depois avaliaram cada um com base em cinco critérios:  

  • Confiabilidade 

  • Termos e condições (como taxas e tarifas); 

  • Atendimento ao cliente (tempos de espera e disponibilidade dos funcionários); 
    Serviços digitais (facilidade de utilização do site e app) e;  
    Qualidade da assessoria financeira. 

Todos esses elementos foram levados em consideração em um sistema de pontuação que também considerou os resultados do ano passado com peso menor; da mesma forma, as IFs conhecidas por meio de familiares ou amigos receberam um peso menor do que aqueles com os quais o respondente tinha experiência pessoal. Os bancos com as pontuações finais mais elevadas nos seus países integraram a lista final.