HISTÓRIA DAS COOPERATIVAS, HOJE, O SICOOB CREDPLUS 

 

Sicoob Crediluz 

A história da Cooperativa de Crédito Rural de Luz (Crediluz), assim constituída à época, tem seu início em 1988 no dia 26/08, onde completará 36 anos em 2024, quando o município começava a se despontar como um dos maiores produtores de leite do Brasil (em 1995 alcançou a 5ª posição), inclusive iniciando um trabalho formidável de genética girolando na região. As tecnologias como inseminação artificial começavam a ganhar mais adeptos e a cooperativa de produção tinha papel fundamental nas atividades agropecuárias, principalmente na captação de leite. Ao mesmo tempo em que avançavam com a adoção de novas tecnologias, o crédito se transformava num gargalo, sua falta tinha consequências diretas na produção e produtividade, era preciso uma solução imediata para amparar as demandas de recurso e dessa forma alicerçar o crescimento das atividades.  

Conhecendo de perto a Cooperativa de Crédito Rural de Bom Despacho (Credibom), um grupo de produtores rurais logo pensou em fundar uma cooperativa em Luz, procurando despertar as lideranças rurais e unir produtores para apoiar a ideia.  

Realizou-se então uma reunião preliminar para discutir a viabilidade do projeto, composta por lideranças importantes no cenário agropecuário regional como Otaviano Izidorio de Carvalho, Luiz Antônio Garcia de Carvalho e Idelmar José de Oliveira; todos na época diretores da Cooperativa de Produção Agropecuária de Luz (Copagro), que em 2021 completou seus 50 anos de atuação. Depois de vários encontros, estudos e análises decidiram levar adiante o projeto e procuraram o presidente da Credibom, Sr. Jacques Gontijo Álvares, que deu o apoio necessário para a realização deste sonho. Assim, em 26 de agosto de 1988 foi fundada a Crediluz, com o apoio de 20 produtores rurais, que juntos idealizaram o projeto.  

Ao longo do tempo, muitos foram os avanços, sendo a cooperativa grande impulsionadora da economia regional. Já com o crescimento dos números do SNCC e após permissão do BACEN, em 02 de janeiro de 1998, a Crediluz instala seu primeiro ponto de atendimento em Estrela do Indaiá, cidade com 3.515 mil habitantes segundo o Censo do IBGE 2010, iniciando ali um processo de consolidação da sua participação de mercado na cidade, com expressivos números. 

Com o advento da livre admissão, em 2007 a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão, como passou a se chamar o Sicoob Crediluz, inicia o processo de atendimento de todos os públicos das cidades onde atua, nesse momento deu-se um passo importante para ganhos de mercado e inclusão financeira de muitas pessoas. Ainda em 2007 a cooperativa inicia seus primeiros projetos sociais como apoio a pecuária leiteira e educação financeira para alunos das escolas municipais. 

Em 2018 temos um marco importante e fundamental para a consolidação e crescimento da cooperativa, quando ela inicia um projeto de expansão e abertura de agências em Belo Horizonte e Região Metropolitana. A primeira agência foi aberta em outubro de 2018 na cidade histórica de Sabará.  

Um ano depois, em outubro de 2019, é inaugurada a agência no Jardim Canadá, em Nova Lima/MG.  

Na sequência vieram as agências de Belo Horizonte/MG, na região da Pampulha, inaugurada em outubro de 2021, e, logo em seguida, inaugurou-se a quarta agência, dessa vez no Condomínio Alphaville, em Nova Lima/MG.  

Uma característica muito comum nas 4 agências do grande centro, são que todas são agências de negócios, não possuindo caixas para atendimento do público, o que é considerado um diferencial para ganhos de eficiência e a possibilidade de direcionar todas as demandas dos cooperados para os canais de atendimento digital e convencional, no caso dos caixas eletrônicos. 

 

Sicoob Credplus 

Nascida nos anos 90, originariamente Credindaiá, a cooperativa foi fundada por 37 produtores rurais que buscavam na época uma alternativa mais acessível e justa para o financiamento do campo no município de Dores do Indaiá. Sempre buscando evoluir, há 6 anos, sob nova direção, a Cooperativa inicia a implementação de um ousado plano de ação com estratégicas específicas direcionadas a alavancagem de seus números e a expansão de sua ação a outros municípios. 

Até 2019, o Sicoob Credplus, ainda denominada Sicoob Credindaiá, ocupou um espaço físico acanhado, compartilhado com a Cooperativa Agropecuária de Dores do Indaiá – a Comadi. No mês de setembro daquele ano, um passo estratégico importante foi dado com a inauguração de uma nova sede, tecnológica, em excelente localização e, estruturada em espaço e projeto arquitetônico alinhado às normas sistêmicas de ambientação, visando atender com conforto e comodidade seus cooperados. O novo espaço, somado a um time qualificado e engajado, foi a receita certa para aquecer os negócios da Cooperativa e alavancar seus números. Em seis anos, o seu crescimento foi surpreendente. A cooperativa com 31 milhões de ativos em 2016, atingiu em abril de 2023, 97 milhões, representando um crescimento de 204% no período. Os depósitos cresceram 295%, sendo na época em torno de 17 milhões, hoje somando 68 milhões. As operações de crédito tiveram uma evolução de 236%, em relação a 2016, quando contava com 17 milhões e hoje são quase 60 milhões. Com relação ao seu patrimônio líquido, a cooperativa no mês de abril alcançou 17 milhões, o que significa um crescimento de 111%, em relação aos 8 milhões de 2016. 

A alteração do nome do Sicoob Credindaiá para Sicoob Credplus em 2022 foi o caminho adotado para facilitar sua expansão para outras cidades de Minas Gerais, por não ser um nome regional. Assim, o Sicoob Credplus avançou com menos obstáculos o seu ousado projeto de expansão, visando sempre ocupar novos espaços estratégicos e estender os benefícios do cooperativismo financeiro a um número maior de pessoas, passando a contar com uma agência Matriz em Dores do Indaiá, uma agência de Negócios na Savassi, em Belo Horizonte, uma agência em Uberlândia, além de um ponto de atendimento digital. Para suportar seu crescimento, em 2022 inaugurou seu Centro Administrativo, em Dores do Indaiá, com a estrutura e tecnologia necessárias, direcionando suas agências para o relacionamento e os negócios. 

 

Uma nova Cooperativa - Sicoob Credplus 

Em 2022, houve algumas conversas internas entre o Presidente do Sicoob Credplus, Milton Bueno Lobato e o Presidente do Sicoob Crediluz, Nathan Carvalho Alves, para tratar da possibilidade de um processo de união. Em março de 2023, resolveram seguir para um processo de fusão entre as Cooperativas. Contudo, até chegar nesse momento, Crediluz e Credplus já haviam iniciado outros processos de união, também com Cooperativas da mesma região, processos esses que não seguiram a diante. 

No dia 30/03/2023 o Sicoob Crediluz publicou o seu Edital de Convocação para a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária - AGOE, convocando seus cooperados para participarem desse evento no dia 13/04/2023. Além da pauta de prestação de contas dos órgãos de administração, dentre outras inerentes, realizou-se a Assembleia Extraordinária, na qual os cooperados deliberaram acerca da incorporação da Cooperativa de Crédito Credplus Ltda. – SICOOB CREDPLUS pela Cooperativa de Crédito Crediluz Ltda. – SICOOB CREDILUZ. 

No dia 06/04/2023 o Sicoob Credplus publicou seu Edital de Convocação para a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária - AGOE, convocando seus cooperados para a Assembleia, com data marcada para o dia 18/04/2023. 

No dia 20/04/2023 foi publicado o Edital de Convocação para a Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, a ser realizada em 24/05/2023. Um total de 142 associados participaram do evento, dos quais 56 eram associados ao Sicoob Crediluz e 86 associados ao Sicoob Credplus. 

Após as Assembleias, toda a documentação necessária foi enviada para apreciação do BACEN, que no dia 27/06/2023 enviou uma correspondência ao Sicoob Crediluz com o assunto “Comunicação de Deferimento de Pleito”, ou seja, naquele momento o BACEN estava aprovando o processo de união das Cooperativas. 

O dia 01/10/2023 fica marcado como o nascimento de um novo ciclo, de uma nova Cooperativa. 

 

Sicoobmais 

A Cooperativa de Crédito Rural de Iguatama Ltda - Creditama, CNPJ nº26.359.745/0001-35, foi constituída em 14 de setembro de 1989 na cidade de Iguatama, Minas Gerais, Brasil. A fundação dessa cooperativa marcou um passo significativo para a comunidade rural da região, que buscava soluções financeiras mais acessíveis e personalizadas, voltadas para o desenvolvimento local e a sustentabilidade econômica dos pequenos e médios produtores rurais. 

Desde sua fundação, a Cooperativa de Crédito Rural de Iguatama Ltda. teve como principal objetivo oferecer serviços financeiros adaptados às necessidades específicas dos agricultores e pecuaristas da região. A Cooperativa trabalhava para proporcionar crédito a juros mais baixos e condições mais vantajosas do que as oferecidas por bancos tradicionais, além de promover a educação financeira e o desenvolvimento comunitário. 

Conforme a cooperativa crescia, era natural a expansão para outras localidades próximas. A abertura de novos pontos de atendimento dependeria da demanda dos associados e da capacidade financeira da cooperativa para expandir suas operações. A cada novo ponto de atendimento, a cooperativa buscava estar mais próxima dos seus associados, facilitando o acesso aos serviços financeiros. 

Na Assembleia Geral Extraordinária - AGE, realizada em 29/03/2005, a Cooperativa alterou sua denominação para Cooperativa de Crédito de Iguatama Ltda – SICOOB CREDITAMA e na AGE realizada em 18/10/2011, a Cooperativa novamente alterou sua denominação para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Iguatama Ltda. - SICOOB CREDITAMA, em razão da livre admissão. Na AGE realizada em 02/04/2020, a Cooperativa mais uma vez alterou sua denominação, passando a se chamar Cooperativa de Crédito Sicoobmais Ltda. – SICOOBMAIS, momento em que se iniciava uma expansão para outra cidades de acordo com seu estatuto, tais como Arcos, Bambuí, Doresópolis, Luz, Pains, Lagoa da Prata, Piumhi, Pimenta, Barroso, Luminárias, Ribeirão Vermelho, Alfenas, Itumirim, Paula Cândido, Ressaquinha, Santa Cruz de Minas, Tabuleiro, Antônio Carlos e Sarzedo. 

Em 2023 inicia-se uma conversa com o Sicoob Credplus, que passara recente por um processo de união, para que pudessem realizar mais uma incorporação. 

No dia 11/12/2023 ambas as Cooperativas publicaram Edital de Convocação para a AGE que deveria ser realizada no dia 27/12/2023, tendo como principal assunto a incorporação do Sicoobmais pelo Sicoob Credplus. 

Então, no dia 27/12/2023 foi realizada a AGE por ambas as Cooperativas, tendo os assuntos em pauta todos aprovados, sendo que no dia 19/01/2024 foi publicado o Edital para a Assembleia em conjunto, que se realizaria em 23/02/2024. 

No dia 23/02/2024, os associados do Sicoob Credplus e do Sicoobmais aprovaram a incorporação. 

 

Sicoob Credplus + Sicoobmais = Sicoob Credplus, em 2024, com quase 28 mil associados 

Dia 01/04/2024, foi mais um marco importante. Nasceu uma nova Cooperativa com números extraordinários que, após o primeiro fechamento contábil apresentava R$ 756.474.650 milhões em ativos, R$ 595.205.199 em depósitos totais, R$ 324.392.262 em operações de crédito e 26.677 associados