Com o objetivo de incentivar atitudes sustentáveis e escolhas conscientes, o Instituto Sicoob em parceria com o Sicoob Credpit promoveu o Concurso Cultural. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 24 de outubro de 2024, no Espaço da Associação Comercial e Empresarial de Pitangui (ACE/CDL).
Adesão expressiva
A participação foi marcante: 87% das 23 escolas das cidades de Pitangui, Conceição do Pará e Leandro Ferreira aderiram à iniciativa, abrangendo instituições municipais, estaduais e particulares.
O projeto mobilizou cerca de 1.100 alunos do ensino fundamental. Durante cerca de 40 dias, as escolas participantes dedicaram-se à elaboração de trabalhos que iam desde desenhos (3º ano), textos narrativos (5º ano), poemas (7º ano), até tiras em quadrinhos criadas pelos alunos do 9º ano.
A seleção dos melhores trabalhos foi realizada em duas etapas: uma pré-seleção feita pelas próprias escolas e outra pela comissão avaliadora do Sicoob Credpit, que escolheu os três finalistas de cada categoria.
Impacto
O Concurso Cultural não apenas incentivou a criatividade dos alunos, mas também evidenciou o interesse, a curiosidade, a aprendizagem e as áreas de desenvolvimento educacional em cada série de ensino.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credpit, Antônio José de Freitas (Procópio) destacou o significado do projeto.
“A ideia da cooperação e do cooperativismo faz parte do Sistema Sicoob. Nós, do Sicoob Credpit, temos uma grande preocupação de deixar um legado, principalmente, para nossas crianças. Para nós é importante que elas entendam o que é ser cooperado, o que é cooperar e o que é ter cooperação entre elas e a comunidade onde elas estão”.
A coordenadora do projeto e integrante do PAE (Pessoa de Apoio Estratégico), Flávia Leão, reforçou a importância do contato direto com a comunidade.
“Conhecer um pouco mais da realidade da nossa comunidade, da comunidade onde o Sicoob Credpit está foi muito importante até para que possamos desenvolver os nossos projetos. E, ter este contato mais próximo com os professores, com os alunos foi uma experiência incrível”.
A professora de Português da Escola Estadual Francisca Botelho, Marli Aparecida Pereira destacou o impacto na motivação escolar.
“Falar desse projeto é muito importante e gratificante. Quando vem algo de fora, algo novo para nós, isso é bom porque nos motiva, nos tira da zona de conforto, saímos um pouco da rotina”.
A professora e coordenadora Maria Cecília Gomes, da Escola Otoni Braga, ressaltou uma nova percepção dos alunos: “As crianças tiveram ideia do realmente é a cooperação. Passaram a observar o mundo com um olhar diferente dentro e fora da escola. Passaram a levar a palavra cooperação para o sentido real, de agir cooperando um com o outro, em casa, na escola, no meio ambiente”.
Participação
A solenidade contou com a presença de alunos, pais, professores e representantes das escolas. A organização ficou por conta dos diretores e voluntários do Instituto Sicoob, funcionários do Sicoob Credpit.
Apresentações culturais, como a da Banda Musical José Viriato Bahia Mascarenhas e um palhaço interagindo com as crianças, enriqueceram o evento.
Próxima edição
Com o sucesso desta edição, já se levanta a possibilidade e a expectativa de um novo concurso no próximo ano. Escolas participantes e ausentes já manifestaram interesse.
Ao todo, 12 crianças foram premiadas na etapa local. Confira abaixo os nomes e suas respectivas categorias.
Desenho - Escola
1º Maria Alvarenga Felicíssimo Severino – Sistema Pedagógico Otoni Braga
2º Kaique Emanuel Nunes Pereira – Escola Estadual de Bom Jesus do Oeste
3º Allana Cristina Magalhães Santos – Escola Estadual Francisca Campos Guimarães
Texto Narrativo – Escola
1º Esmeralda Araújo Silva – Escola Municipal Bernabé
2º Isabelle Fernanda Dias Lemos – Escola Municipal Dr. José Lima Guimarães
3º Alice Almeida Mendes – Escola Estadual Coronel Antônio Corrêa
Poema – Escola
1º Emanuelly Xavier Pereira – Colégio Comercial Municipal Lima Guimarães
2º Matheus Abneer dos Santos – Colégio Comercial Municipal Lima Guimarães
3º Maria Eduarda A. Saldanha – Escola Estadual Francisca Botelho
Tiras em Quadrinhos - Escola
1º Tatiana de Faria Ribeiro – Escola Estadual Gustavo Capanema
2º Lara Maria Severino Boroni – Instituto Esther Valério
3º Larah Gouvêa Bueno – Instituto Esther Valério
Confira abaixo o vídeo sobre o Concurso Cultural 2024 - Instituto Sicoob e Sicoob Credpit.