Espaço reservado do Banner sistêmico Crediminas. Visitantes do site não visualizam este alerta.

Serviços mais acessados

Sicoob Credivertentes reúne equipe para dialogar sobre Negócios e Futuro

Cerca de 250 pessoas participaram do Encontro de Planejamento

TIRADENTES – É possível falar sobre mercado, estratégias e relações comerciais sem tirar o foco do Humanismo e da Justiça Financeira? O Sicoob Credivertentes respondeu a essa pergunta com um sonoro – e coletivo – “sim!” no Sábado, 22 de Fevereiro. Isso porque a agenda da Cooperativa foi marcada por mais um Encontro de Planejamento Estratégico, evento anual que consolida ações e resultados recentes da instituição enquanto articula ainda seus próximos movimentos. Tudo isso, claro, buscando grandes Negócios para os Cooperados e mobilizações transformadoras para suas Comunidades. 
 


“Nossa missão é nobre, mas igualmente desafiante. Afinal, cabe a nós promover Desenvolvimento, Sustentabilidade e Cidadania através da Justiça Financeira. Ou melhor: continuar realizando aquilo que nos propomos diariamente há 38 anos – algo que requer, antes de tudo, união e foco”, disse o membro-fundador e presidente do Conselho de Administração João Pinto de Oliveira. 



Minutos mais tarde, a mesma percepção ecoou nas falas do palestrante William Caldas. Convidado para subir ao palco e trocar conhecimentos sobre Vendas, ele aproveitou os holofotes para expandir compreensões sobre Motivação e Liderança. Ambos os termos, aliás, também foram destacados por Zeca de Mello, segundo convidado do dia num cronograma que mesclou palestras especializadas com apresentações internas.
 


“O paradoxo é no mínimo intrigante. Porque estamos cercados de incertezas e complexidades. Mas nessas horas a Confiança é essencial. Parece absurdo, né? Ao mesmo tempo, essa é a chave de muitas portas e a primeira pessoa a carregá-la é aquela que ocupa a liderança”, destacou emendando, em seguida, o impacto da Leveza, da Certeza e da Fé inclusive nas microinterações.

 

 

 

 



Agenda

O Encontro de Planejamento Estratégico aconteceu entre 8h e 13h. Nesse intervalo, o Sicoob Credivertentes promoveu uma verdadeira chuva de Conhecimento, Propósito, Números e possibilidades de Negócios. O diretor executivo-financeiro da instituição, Luiz Henrique Garcia, foi uma das pessoas a assumir o microfone, analisando os êxitos de 2024 e assinalando pontos importantes para um 2025 de sucesso. Houve, ainda, a premiação de nove agências como os melhores desempenhos em métricas como Operações de Crédito, Depósitos, Índice de Aproveitamento de Produtos e, como não poderia deixar de ser, Impacto Social. 

No ano passado, aliás, o alcance de projetos e ações de Cidadania do Sicoob Credivertentes bateu recordes históricos, ultrapassando a marca de 90,7 mil pessoas beneficiadas ou assistidas. “Esse número seria suficiente para lotar um dos maiores estádios de Futebol do mundo, o Maracanã. E ainda sobraria público para ocupar todos os lugares do ginásio que fica ali ao lado, o Maracanãzinho”, comparou o supervisor de Desenvolvimento Social, Diego Santos.
          
A vice-presidente do Conselho de Administração no Sicoob Credivertentes, Fabiana Diélle Barros de Oliveira, encerrou a maratona de aprendizados e reflexões do dia. “Tudo o que aprendemos como novo e tudo o que redescobrimos sobre nossa instituição só prova que, mais que uma Cooperativa de Crédito formamos juntos um grupo incrível de agentes de mudança com Justiça Financeira e Bem Comum”.

A agente de Atendimento Juliana Nascimento, de Prados, concordou:
 


"Momentos como este são importantes pra nós. É aqui que reencontramos parceiros de trabalho de toda a região e nos reconectamos com nosso Propósito, nossa Missão. Tudo isso enquanto aprendemos muito não apenas como profissionais do Cooperativismo, mas como indivíduos. Muito do que ouvi vai ser refletido na minha vida pessoal - e isso é incrível".


Sicoob Credivertentes realiza mais um Encontro de Lideranças

Evento reuniu mais de 80 representantes de Prefeituras das Vertentes

SÃO JOÃO DEL-REI – Que o Cooperativismo faz a diferença e muda a história de Comunidades inteiras, todo mundo sabe. Mas fato é que esse potencial ganhou novos contornos, políticos e administrativos, em 2018. Isso porque, naquele ano, a Lei Complementar nº 161 permitiu que Prefeituras movimentassem recursos financeiros junto a Cooperativas de Crédito. 

Sete anos mais tarde, o prefeito de Resende Costa, Lucas Vale, ainda comemora essa transformação. Isso porque a relação entre a Administração Municipal e o Sicoob Credivertentes traz impactos mais que positivos para toda a Cidade – com efeitos diretos nos cofres públicos.
 


“Nossas aplicações tiveram resultados impressionantes e com diferenças expressivas na comparação com outras opções do mercado. Todo gestor sabe o que isso significa e o quanto importa para a receita como um todo. Então o que posso dizer é que levaremos mais recursos para mais negócios com a Cooperativa”, frisou.



O depoimento, impactante, foi dado durante o II Encontro de Lideranças promovido pelo Sicoob Credivertentes na Sexta-Feira, 17. Realizado em São João del-Rei, o evento reuniu mais de 80 representantes públicos entre prefeitos, assessores e corpo técnico do Poder Executivo em todo o Campo das Vertentes. 


Palestras

O cronograma dinâmico foi marcado por networking, comunicação aberta e expertise, levando para o centro dos debates representantes do Sicoob Central Crediminas, do Sicoob Credivertentes e do Sebrae. De um lado, foram discutidas pautas jurídicas e administrativas que norteiam a Gestão Pública. De outro, foram apresentadas soluções financeiras que, saídas direto do portfólio Cooperativista, dinamizam relações e otimizam o cotidiano de quem as utiliza.
 


“Todos nesta sala e neste evento têm um propósito em comum: promover Desenvolvimento, Crescimento com Sustentabilidade e o Bem Comum. Isso passa por diferentes áreas, diferentes demandas e, claro, diferentes desafios. Daí a importância da ‘união que faz a força’, do elo entre gestores e lideranças que impactam vidas; da parceria entre o Cooperativismo Financeiro e Prefeituras”, analisou o conselheiro de Administração do Sistema Crediminas, Erivelton Laudimar Oliveira. 



Houve espaço, ainda, para a apresentação de todo leque em Programas de Impacto Social implementados pela Cooperativa em seus municípios, abrindo portas para parcerias voltadas a Cultura, Cidadania, Educação Financeira, Empreendedorismo, Responsabilidade Ambiental. “Foi, então, uma oportunidade valiosa para discutirmos como desempenhar um papel ainda mais significativo no fortalecimento de Cidades e Populações através da colaboração mútua”, avaliou a vice-presidente do Conselho de Administração no Sicoob Credivertentes, Fabiana Diélle de Oliveira.


União de forças
 

 

“É sempre importante frisar que quando acreditamos e investimos no Cooperativismo, todos os recursos aplicados são multiplicados e permanecem na Comunidade. Tudo isso sob um viés que percebe o Desenvolvimento Coletivo como fruto do trabalho e do suor de cada um. Literalmente. Afinal, não começamos com fundos bilionários. Somos o tostão que, reunido pouco a pouco, evoluiu para milhões. E nessa jornada não perdemos o foco do que realmente importa: a Pessoa, a Dignidade Humana”, salientou o membro-fundador e presidente do Conselho Administrativo, João Pinto de Oliveira.

Testemunhando tudo isso, o ex-funcionário da instituição e atual prefeito em Coronel Xavier Chaves, Sidinei Paiva, foi só elogios para o II Encontro de Lideranças.


“Sou um amante do Cooperativismo e hoje, além de reencontrar antigos colegas, senti mais uma vez o poder desse movimento. A palavra mais falada aqui, aliás, foi parceria. E é certo que podemos contar com o Sicoob Credivertentes no propósito de cuidar, incentivar e fazer o melhor por nossa gente”, encerrou.


 

Estudantes do Campo das Vertentes vão às finais do Concurso Cultural

Ester Vicentini e Isadora Santiago receberam prêmios pela classificação na última semana

Difícil dizer quando os olhinhos de Ester Vicentini, 8 anos, brilharam mais. Bem perto do Natal, na Sexta-Feira (20/12), ela foi convidada especial na agência do Sicoob Credivertentes em Resende Costa – e foi recebida com confetes brilhantes, aplausos, luzes. “Gente, não acredito!”, disse rindo. Não foi, porém, a única surpresa do dia, já que foi presenteada com um Samsung Tab A9 na mesma ocasião.


“Essa data é muito importante pra muitas pessoas! Nossa Comunidade celebra uma aluna; nossa agência enaltece uma pequena Cooperada; e o Instituto Sicoob reconhece um talento. Tudo isso na mesma pessoa! Parabéns, Ester, pela vitória na Etapa Regional e pela classificação para a Etapa Nacional desta iniciativa tão bonita”, disse Alessandro Caldeira, gerente do Ponto de Atendimento, sobre o Concurso Cultural 2024.


Realizado pelo Instituto Sicoob em todo o país, a mobilização de Criatividade, Arte e Cooperativismo acontece em três etapas: Local, Regional e Nacional. Na primeira o Sicoob Credivertentes movimentou escolas públicas de 15 cidades e distritos do seu mapa de atuação.

Assim, mais de 2,7 mil crianças do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram nas categorias de Quadrinhos, Texto Narrativo, Poema e Desenho. Uma banca especializada selecionou 12 desses trabalhos para avançarem à Etapa Regional – com júri composto por integrantes do Sistema Central Crediminas. Isso significa que, desta vez, foram analisadas criações de toda Minas Gerais.

Ester então se destacou com uma ilustração sobre Sustentabilidade e foi classificada para a Etapa Nacional. Junto com ela também brilhou Isadora Santiago, de 12 anos, com a redação “Vendo o mundo de outra forma”. Daí também ter sido protagonista de recepção com festa na agência do Sicoob Credivertentes em São Tiago onde, assim como Ester, ganhou um Samsung Tab A9. “Sinceramente nem tenho palavras pra explicar o que estou sentindo. Só posso agradecer às pessoas que me apoiaram”, disse emocionada.


Expectativas

Com a premiação Estadual do Concurso Cultural, o Desenho de Ester e o Texto Narrativo de Isadora vão para a banca Nacional. A previsão é de que os resultados definitivos do Concurso Cultural sejam divulgados em Janeiro de 2025.


Até lá, haja ansiedade inclusive das educadoras que conduziram as duas crianças entre sala de aula e a conquista do pódio Estadual. “Momentos como este enchem o coração da gente, mostram que estamos no caminho certo e que Educação e Cooperativismo são a resposta para muitas perguntas”, pontuou Maria Francisca Costa, professora de Isadora Santiago na Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos em São Tiago. 


Algo semelhante comentou Susana Resende, professora de Ester Vicentini na Escola Municipal Conjurados Resende Costa: “Só podemos agradecer ao Sicoob Credivertentes pela oportunidade. Estamos muito felizes pela conquista da Ester, mas é muito importante destacar que nos alegramos desde o início com o empenho dos alunos e com os trabalhos tão bonitos que foram produzidos”.

Vale ressaltar que, assim como os prodígios da ilustração e da redação, ambas as professoras também foram homenageadas e premiadas pela classificação à Etapa Nacional do Concurso Cultural, recebendo o equivalente a R$500 em Pontos Coopera (moeda oficial do Shop Coopera, marketplace exclusivo do Sicoob).


 

Sicoob Credivertentes reinaugura agência em Nazareno

Cooperativa está na Comunidade desde 1997

CAMPO DAS VERTENTES – A cena foi comum na última Quinta-Feira, 19 de Dezembro. Na Rua Francisco Ribeiro de Carvalho, carros e motos transitaram mais devagar. Já alguns pedestres tiraram fotos. Outros, comemoraram: “A vizinhança ficou mais bonita, hein?”, disse um. Encantada mesmo, porém, era Lorrainy Stéfany Silva. “Então a partir de hoje é aqui que eu trabalho?”, repetiu diversas vezes sorrindo.

Lorrainy é Agente de Atendimento no Sicoob Credivertentes de Nazareno, cidade a 56km de Lavras. E foi exatamente ali, naquele município, que a Cooperativa reinaugurou um de seus mais antigos Pontos de Atendimento. Ou melhor, bem perto do Natal, a instituição entregou um presente para os mais de 8,1 mil habitantes locais: uma agência com mais de 200 metro quadrados.


O projeto, como sempre, congregou espaço amplo a elementos de alta tecnologia; design aconchegante a estruturas acessíveis; beleza a ambientes totalmente pensados para sediar conversas transformadoras, negócios com Justiça Financeira e muita transformação. “Tudo isso foi sonhado e realizado em prol dos nossos Cooperados. É por eles que nossa equipe se levanta motivada todos os dias; é em prol deles que trabalhamos com dedicação e amor; e é com eles que Nazareno crescerá ainda mais”, pontuou a gerente local, Leidiane Janaína Silva. 


Bem perto dela, a empreendedora Rosana Siqueira sorriu. O fez, aliás, porque tem muita história pra contar. Rosana é dona de um restaurante e buffet bem em frente à agência reinaugurada do Sicoob Credivertentes – Cooperativa que, diz, a permitiu mudar de vida. “Tinha uma pastelaria bem pequenininha em que vendia caldo de cana também. Um dia procurei o Sicoob, fui recebida com todo carinho do mundo e recebi apoio. Foi assim que ampliei meu negócio, contratei funcionários, ajudei meu filho a estudar e se formar em Gastronomia. Sou quem sou por causa desta instituição”, contou enquanto organizava uma mesa lotada de salgados finos, sanduíches estilizados, sucos, doces e, claro, os elogiadíssimos pastéis que deram início a toda essa jornada. “Não poderia estar mais feliz, sabe? Hoje além de Cooperada sou empreendedora de confiança servindo toda essa gente na reinauguração do Sicoob Credivertentes”, celebrou.  


A Agência

O Ponto de Atendimento nazarenense continua na área central da cidade. Agora, porém, no número 24. Ali há hall com três Caixas Eletrônicos; dois Caixas Convencionais; Sala Gerencial; quatro ambientes de Atendimento para abertura de Contas, Cadastro, acesso a Produtos e Serviços. “Nossa história começou em São Tiago em 1986 com dois funcionários. Hoje nossa equipe tem mais de 240 pessoas, está em todo Campo das Vertentes e vai ainda mais longe”, prometeu o membro-fundador e presidente do Conselho de Administração, João Pinto de Oliveira. 


 

Mais uma vez: Sicoob Credivertentes patrocina novo evento sobre Empreendedorismo

Ação de apoio reforça posicionamento em prol do mercado local. Iniciativa aconteceu desta vez em Resende Costa

Sinergia. Substantivo Feminino. “Ação conjunta de forças simultâneas; coesão, Cooperação”. A definição é do Dicionário Michaelis e traduz muito mais do que um verbete. Isso porque se encaixa perfeitamente, também, na parceria entre o Sicoob Credivertentes e a Contemp Service Contabilidade, promotora do III Synergy em Resende Costa. 

O evento aconteceu na última Terça-Feira, 10, e atraiu mais de 170 empresários locais – 80% deles, aliás, já Cooperados da instituição financeira. Daí o investimento dela tanto com patrocínio quanto com conhecimento e expertise sobre Gestão de Pessoas. E para essa missão foi escalada a supervisora do Setor de Recursos Humanos, Adriana Martins.


“Aproveitei a oportunidade para trocar experiências sobre nossa Filosofia e nosso Propósito. Também trouxe à tona boas práticas e vários fatores que colaboram para o engajamento dos funcionários, como respeito aos normativos; a lida com o erro como ocasião de aprendizado; o cuidado com as pessoas enfatizando comunicação, vulnerabilidades, confiança, pertencimento e Cooperação”, destaca Adriana. 


Esses temas e essa abordagem vêm à tona num contexto de reconhecimento e celebração no Sicoob Credivertentes. Em Setembro deste ano a Cooperativa foi chancelada como um “excelente lugar para se trabalhar” pela GPTW, consultoria global especializada em Cultura e Ambientes Organizacionais.
 

Patrocínio  

Além da palestra ministrada por Adriana, o III Synergy também contou com outras duas apresentações focadas em Cultura Interna e, ainda, em programas gerenciais para Crescimento e Inovação. “Nosso objetivo foi oferecer novas experiências de networking e conhecimento aos empreendedores locais, que abraçaram a proposta e marcaram presença”, explica o vice-presidente da Contemp Service Contabilidade, Pedro Contemp. 

Segundo ele, a empresa familiar aposta no diálogo constante e direto como uma ferramenta essencial de trabalho – e usá-la para impulsionar o desenvolvimento de quem movimenta o mercado em Resende Costa é ainda mais motivador, especialmente quando o Cooperativismo está envolvido nessa jornada. “O Sicoob acredita em seus Cooperados e no potencial que têm de transformar a Comunidade. Nós temos essa mesma visão e, por isso, unir forças para a realização deste evento foi tão impactante”, encerra.  


 

Aulão especial marca encerramento do Viola Viva em 2024

Projeto idealizado e implementado pelo Sicoob Credivertentes tem parceria com o mestre Chico Lobo, que traz didática própria à iniciativa

SÃO TIAGO – Lucas Chagas já tocava guitarra, violão, “um pouquinho de baixo” e cavaquinho desde os 6 anos. Mesmo assim, aos 12, quis arriscar o dedilhado em outro instrumento: a Viola Caipira. “Quando soube que poderia estudar com o Chico Lobo, corri pra me matricular. Já o acompanhava há muito tempo”, explica sobre o Viola Viva, projeto idealizado e implementado pelo Sicoob Credivertentes em São Tiago ainda em 2023. 

Na estreia da iniciativa, 15 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos ingressaram em um curso gratuito de Viola Caipira, tendo como grande mestre justamente o violeiro, compositor e cantador Chico Lobo. Com o sucesso do primeiro grupo, foi aberta em 2024 uma nova turma conduzida por Preto Alexandre, multinstrumentista importante em São Tiago, sob orientação de Chico. 

Assim o Viola Viva bateu a marca de 31 mini-talentos afinados ao resgate da Memória e das Tradições interioranas.


“O que vimos e ouvimos aqui é a essência brasileira, da nossa alma sertaneja. E a Viola tem uma capacidade imensa de transmitir, nota a nota e entre gerações, sentimentos de pureza e grandeza do nosso povo”, comentou João Pinto de Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivertentes, na última Segunda-Feira, 9.


A fala do Cooperativista que sonhou com o Viola Viva veio durante um aulão realizado em São Tiago para encerrar o calendário do projeto neste ano. “Vou sentir saudade de cada um de vocês. Mas é importante descansar um pouco para retornarmos com mais Música em breve”, disse um emocionado Chico Lobo sobre o reencontro com os pupilos no primeiro trimestre de 2025. 


Som da Terra

O som da despedida (provisória) foi alegre, no tom de férias que chegam na hora certa e de aprendizados inesquecíveis. Prova disso foi o verdadeiro show de Catira dado por Chico Lobo, Preto Alexandre e seus alunos. Tudo aos olhos de uma plateia mais que especial, aliás: familiares dos violeirinhos e membros do Sicoob Credivertentes.

Nas aulas comandadas por Lobo e Alexandre, todas as lições são acompanhadas de estórias e histórias; de informações cuidadosamente pesquisadas e de raízes profundas. No caso da Catira, trata-se de uma dança do Folclore Brasileiro em que todo ritmo é marcado via palmas e batidas dos pés. Supostamente introduzido pelos Bandeirantes estradas afora e muito reproduzido por Tropeiros que percorreram o país, o costume tem origens híbridas normalmente associadas a indígenas, africanos e europeus que passaram por aqui nos últimos séculos. 

Sicoob Credivertentes e Senar formam mais 18 empresários rurais com GQC

Programa aconteceu em Senhora dos Remédios no último trimestre

“Fartura” define a Pecuária Leiteira em Senhora dos Remédios, cidade a 52km de Barbacena, no Campo das Vertentes. Dados do IBGE, aliás, comprovam isso, apontando produção anual superior a 13,5 milhões de litros na Comunidade.

Se esses números já são excelentes, imagine o que pode acontecer com o aperfeiçoamento de 18 produtores locais no Gestão com Qualidade em Campo (GQC). O programa é realizado pelo Sistema Faemg/Senar e se baseia em metodologia com aulas exclusivas, consultorias personalizadas e planejamento estratégico. Tudo com um objetivo: mostrar aos produtores que eles estão à frente de verdadeiras empresas rurais. “Eu mesmo não tinha consciência disso”, comentou Neimar Assis na Terça-Feira, 3 de Dezembro, quando um evento de formatura marcou o fim dessa jornada.

Assis faz parte do Sicoob Credivertentes, Cooperativa que desde 2007 leva o GQC aos municípios de seu mapa de atuação. Em 2024, aliás, a parceria com o Faemg/Senar foi reforçada e teve resultados em dose dupla. Isso porque em Agosto essa união de forças beneficiou 16 ruralistas dedicados à produção de Cachaça em Alto Rio Doce – um nicho inédito para o programa, aliás.

Já o grupo que encerrou atividades em Dezembro atua num espaço que é “velho conhecido” da metodologia – e cujos desafios seguem se renovando.


“Embora algumas questões e soluções sejam parecidas, há sempre detalhes muito particulares em cada propriedade, em cada história, em cada objetivo e sonho. No final das contas, o que os participantes têm em comum é a disposição para rever conceitos e práticas, ver seus negócios com a dimensão que merecem. Pra mim, pessoalmente, foi muito gratificante estar aqui, atuar aqui. Agradeço ao Sistema Faemg/Senar pela oportunidade e ao Sicoob Credivertentes pela parceria”, comentou o instrutor do GQC José Geraldo Machado. 


A vice-presidente do Conselho de Administração na Cooperativa, Fabiana Oliveira, também destacou a potência desse movimento entre instituições. “Um dos nossos propósitos é justamente impulsionar as pessoas para que revolucionem desde a própria vida à Comunidade em que atuam. E poder contar com um sistema como o Faemg/Senar nessa caminhada é motivador. Especialmente ao implementar um programa tão completo prezando por uma palavra-chave essencial: Sustentabilidade”, pontuou.

Esse, aliás, é um termo que o Neimar citado alguns parágrafos atrás não esquece. Xará por acaso do jogador Neymar Júnior, foi impossível evitar trocadilhos na cerimônia de formatura do produtor em Senhora dos Remédios. Até porque se considera, de fato, um “craque no campo” a partir de agora. E o faz com um excelente reforço no time - a esposa Cristiane Coelho. “Nós dois participamos do GQC e é nítido o quanto realmente precisávamos do curso. A luta vinha sendo grande no aspecto financeiro, não tínhamos muita sabedoria pra lidar. Hoje temos outros comportamentos e pensamos com mais otimismo no amanhã”, garantiu sobre o Sítio Timóteo, que gerencia em família. A meta imediata, aliás, é ampliar a ordenha de 1,2 mil litros de leite diários por lá. Tudo isso com diminuição de custos e até mesmo do rebanho disponível. “Vamos conseguir, tenho certeza!”, acrescentou o empresário rural.

O gerente do Sicoob Credivertentes em Senhora dos Remédios, Anderson Silva, comemorou depoimentos como esse. “As pessoas sempre perguntam qual o melhor investimento oferecido pela Cooperativa e sempre digo que um dos principais é no Conhecimento. Não se trata somente de disponibilizar Crédito, mas de proporcionar evoluções, transformações individuais. Sinto um orgulho enorme desses 18 produtores que participaram do GQC e de saber que nossa Cooperativa propiciou tudo isso”, disse.

De 2007 a 2024, o programa beneficiou 320 produtores em nossa região.  

Sicoob Credivertentes se une ao Sebrae em evento sobre Empreendedorismo Feminino

“Elas Empreendem” aconteceu em Barbacena e reuniu 140 participantes

Networking, neurovendas, avanço de “escala local para global”. Com essas palavras-chave, mais de 140 empresárias abriram portas, corações e mentes para entender definitivamente: o mundo está “logo ali” – e pode ser conquistado. Tudo isso aconteceu durante o Elas Empreendem, evento ligado ao programa Sebrae Delas. A iniciativa aconteceu em Barbacena nos dias 27 e 28 de Novembro (Quarta e Quinta-Feiras) com patrocínio do Sicoob Credivertentes.


“Na História ou no cotidiano as mulheres sempre desempenharam papéis cruciais em movimentos de transformação social e econômica. Mas a compreensão e a visibilidade disso têm sido graduais – quando não lentas – evidenciando um abismo enorme entre a energia que empregam nessa missão e seu devido reconhecimento. É nesse contexto que propostas como o 'Elas Empreendem' são necessárias, impulsionando quem quer fazer a diferença no mercado e dando notoriedade a isso. Algo que tem tudo a ver com a equidade pregada pelo Cooperativismo”, avalia a vice-presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Fabiana Diélle Barros.  


A impressão dela ressoou no impacto registrado pelas participantes nas redes sociais. “Foi maravilhoso”, comentou Nathália Pereira. “A curadoria foi impecável”, completou Samira Melo sobre agenda com três palestras, painel de Lideranças Femininas e rodas de conversas. 
 

Palestrantes

Marilene Vitório abriu a maratona de insights e inspirações numa palestra Neurovendas. “A forma como nos comunicamos com o Mundo é muito relevante. A mensagem que enviamos ao nosso cérebro enquanto falamos; as músicas que ouvimos; aquilo que vemos e até a forma como montamos o ambiente de nossa loja... São imprescindíveis para alcançarmos o sucesso. Tudo está interligado, comunica e vende”, apontou. Logo depois, foi a vez de Lívia Horta ganhar os holofotes e a atenção das mais de 140 participantes falando sobre Oratória e Comunicação Assertiva. Na apresentação, lembrou ao público que é preciso falar de maneira “consciente, presente, estratégica e intencional” – e deu dicas valiosas sobre como aplicar esses conceitos.

Nathália Martins, influenciadora e dona da marca Nathália Beauty, também passou pelo Elas Empreendem, onde deixou seu recado sobre autenticidade. “Muitas pessoas deixam de fazer algo novo por vergonha ou medo do diferente. Precisamos investir nosso tempo e nossa força onde é necessário; e manter por perto quem amplie nossa visão”, destacou.

Para a analista do Sebrae Minas, Kênia Floret, o evento realizado em Barbacena vai facilitar justamente isso. De acordo com ela, os dois dias de agenda culminaram em novos encontros, trocas de experiências e até vislumbres de novos negócios. Uma prova clara de que a união institucional de forças impacta sim a Comunidade. “Essa parceria com o Sicoob Credivertentes foi extremamente significativa. Com toda certeza, o apoio que recebemos vai auxiliar no fomento às empreendedoras e, também, fortalecer a própria Economia”, concluiu. 


Com informações de: Agência Sebrae
Foto: Luciana Grillo - Sebrae (MG)/Divulgação


 

Encontre o Sicoob mais próximo de você.

Digite o número ou nome da cooperativa
Ou, se preferir, selecione um Estado e Cidade