Instituto Sicoob abre inscrições para 13ª edição do Concurso Cultural - Sicoob Credisg
Projeto tem como objetivo incentivar a construção de conhecimentos e práticas cooperativas nas escolas do Ensino Fundamental em todo território nacional
Março 2024 - A partir do dia 25 de março, o Instituto Sicoob abre as inscrições para a 13ª edição do Concurso Cultural, que este ano terá como tema "Atitudes simples, escolhas conscientes”. Podem participar estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público e privado, que foram convidadas por uma cooperativa Sicoob para fazer parte do projeto.
O concurso tem o intuito de disseminar a cultura da cooperação entre as crianças, incentivando a reflexão, o debate e a produção de desenhos e textos narrativos. As premiações do Concurso Cultural ocorrem em três etapas distintas: local, regional e nacional.
De acordo com Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob, a educação transcende a mera transmissão de conhecimento, constituindo-se como o ambiente propício para o desenvolvimento coletivo e individual de cada pessoa. "É fundamental fomentar os princípios do cooperativismo desde a infância, pois isso fortalece valores como cooperação, igualdade e responsabilidade, como também prepara as futuras gerações para uma participação mais ativa e consciente na sociedade. Ao proporcionar experiências cooperativas desde cedo, estamos investindo no desenvolvimento de indivíduos capacitados para colaborar, tomar decisões em grupo e celebrar conquistas em conjunto, contribuindo assim para a construção de uma comunidade mais justa e sustentável”, comenta Feltrim.
Para saber mais, basta acessar o site do Concurso Cultural Sicoob.
Ganhadores
Em 2023, foram mais de 2,4 mil escolas participantes e mais de 280 mil alunos atendidos, sendo estes estudantes regularmente matriculados nas escolas das redes pública, privada e de cooperativas educacionais.
A Ana Beatriz de Oliveira, de Goiânia (GO), ganhou na Categoria Desenho. Já o Paulo de Biase, de Sertãozinho (SP), levou o prêmio na Categoria Crônica. A Nicole Letícia Monteiro, de Sta. Gertrudes (SP), ganhou na Categoria Poema e João Pedro de Souza, de Guariba (SP), levou o prêmio na Categoria Tiras em Quadrinhos.
As premiações incluíram um notebook para os alunos vencedores de cada categoria, R$ 3 mil em pontos Coopera para os professores de cada aluno vencedor e um kit multimídia audiovisual e caixa de som para cada escola vencedora.