Quando tudo começou  

No dia 15 de maio de 1989 a Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Rio Doce (Crediriodoce) começou suas atividades, inicialmente voltada somente para produtores rurais. Mas a história da Crediriodoce começou bem antes, quando a diretoria da Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce (Coaperiodoce), em 1987, começou a fazer viagens para conhecer o Sistema Cooperativista do Sul do país. Foi de dentro da Coaperiodoce que foram feitas as movimentações para criação da sede da Crediriodoce.

Em 24 de outubro de 1988 foi criada a Crediriodoce e, em 02 de janeiro de 1989, o Banco Central autorizou o início das atividades. Após montar toda estrutura, formar e treinar equipe, a Crediriodoce iniciou as atividades em 15 de maio de 1989, na antiga sede de uma Cooperativa de Eletrificação Rural (CERDO), que foi incorporada pela Coaperiodoce.

A primeira diretoria da Crediriodoce foi composta por: Luiz Côrtes, Vidal Rodriguez Achar e Renato Francisco, que ocuparam os cargos de diretor-presidente, vice-presidente e diretor financeiro, respectivamente.

Livre admissão e crescimento no ramo empresarial

Os anos se passaram e com o esforço de toda equipe a Crediriodoce foi crescendo e passou a fazer parte do maior Sistema Financeiro Cooperativista do país, o Sicoob. De lá para cá muitas conquistas, batalhas e histórias, uma delas a livre admissão em junho de 2005, quando todos puderam se tornar associados.

Desde que iniciou suas atividades em maio de 1989, como Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Rio Doce, voltada para produtores rurais, o Sicoob Crediriodoce contribuiu para a expansão do Crédito Cooperativo Brasileiro.

No dia 5 de setembro de 2005 a Crediriodoce conquistou o que certamente era um sonho de muitas cooperativas: a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a modalidade de Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados, ou seja, todos poderiam se tornar associados, expandindo, assim, seu atendimento para além das fronteiras rurais, agregando novos públicos, tornando uma Cooperativa para todos.

Essa conquista abriu portas para novos horizontes, o atendimento foi ampliado, assim como a estrutura e abrangência da Crediriodoce, que hoje está presente em 24 cidades do Leste Mineiro.  

A grande realização, permitiu a Cooperativa atender públicos como: profissionais liberais, autônomos, servidores, comerciantes, empresas de todos os ramos, estudantes, indústrias e até mesmo crianças.

Em 2007, a Cooperativa adotou o sistema de delegação, já que o número de associados cresceu e começou a ser inviável realizar as assembleias sem que houvessem representantes.

Somos 27 agências físicas e uma carteira digital que atende associados em todo Brasil.