Nossa História

No final da década de 80, quando os produtores rurais de Santo Antônio do Monte não conseguiam sequer um talão de cheques para movimentar seu dinheiro, surgiu a ideia da fundação de uma cooperativa de crédito. Liderados pelo então diretor comercial da extinta Cooperativa dos Avicultores de Santo Antônio do Monte – Coavil, Luís Antônio Santos Bolina, reuniram no dia 30 de setembro de 1991 um grupo de vinte e sete produtores rurais para a fundação da Cooperativa de Crédito.

Eles buscaram na cidade de Iguatama, através do senhor Ézio e da Creditama, o suporte técnico e as orientações necessárias para a parte burocrática. E no dia seis de outubro de 1991 fizeram a reunião de constituição da Cooperativa de Crédito Rural de Santo Antônio do Monte Ltda – Credimonte. A primeira diretoria executiva escolhida dentre os vinte e sete fundadores foi composta pelos senhores Luís Antônio Santos Bolina como diretor presidente, Getúlio Batista de Oliveira como vice presidente e Eli Célio de Menezes como diretor secretário.
 

Local da primeira agência Credimonte

 

Após um período de estruturação, no dia dois de fevereiro de 1992 é inaugurada a primeira agência da Credimonte. A agência funcionava em um pequeno espaço anexo à Coavil, com apenas 04 funcionários. Algumas curiosidades marcaram a estruturação da agência, como a aquisição do primeiro computador, uma revolução para a época. Em valores da época, seu preço equivalia a um carro popular zero quilômetro. O dinheiro para a sua aquisição foi emprestado pelo então vice presidente senhor Getúlio Batista de Oliveira e pela Coavil.
 

Computador com preço de carro zero km

                          

Rapidamente surgiu a necessidade de que a agência fosse transferida para o centro comercial da cidade, mais próxima da população. Então ela foi transferida para a rua Américo Portela. Mas o espaço ainda era muito pequeno, e algumas reuniões da diretoria chegaram a acontecer debaixo do poste na esquina do hotel Alvorada.
 

Poste como sala de reunião

 

Nessa época, o senhor Mário Luís Gonçalves iria iniciar a construção de um prédio na praça Benedito Valadares, e o então vice presidente Getúlio Batista, compadre do Senhor Mário, o procurou pedindo a preferência no aluguel da loja. A inauguração aconteceu no dia 18/02/1994.
 

Sede da cooperativa entre 1994 e 2018

 

Em 1995 sai da diretoria o senhor Getúlio, e entra o senhor Francisco Vicente de Souza. E em 1999, após o pleito eleitoral, a nova diretoria fica composta pelo senhor Luís Antônio como diretor presidente, Eli Menezes como diretor administrativo, e o senhor Dario de Castro como diretor financeiro. Essa formação prevaleceu até o ano de 2016, quando o Sr. Luís Antônio deixou a presidência do Conselho de Administração.

Agência São Lucas

A Credimonte cresceu, a equipe de colaboradores aumentou, e junto com a cooperativa a cidade também cresceu. E um novo centro comercial começou a se formar na Avenida Francisco Teotônio de Castro, no bairro São Lucas. Surge então a ideia de se abrir mais uma agência, para que a cooperativa estivesse sempre próxima de seus associados. E no dia 11/06/2001 é inaugurada a agência São Lucas da Credimonte.
 

Agência São Lucas em 2011

 

Agência Pedra do Indaiá

No ano de 1998 o Banco Itaú adquiriu o Bemge, que era a única instituição financeira que atendia a cidade vizinha de Pedra do Indaiá. E em 2001 o Itaú manifestou que não tinha interesse em manter a agência naquela cidade. Por iniciativa do Diretor Presidente Luís Antônio, apoiado pelos diretores e conselheiros, num período de pouco mais de um mês o Sicoob Credimonte inaugurou a agência em Pedra do Indaiá. A inauguração aconteceu dia 19/06/2004.
 

Local onde funcionou a agência Pedra do Indaiá até 2021

 

Marca Sicoob

Neste intervalo de tempo diversas outras cooperativas foram constituídas no Brasil. E o cooperativismo de crédito cresceu. Mas cada cooperativa tinha a sua identidade visual própria. Era necessário que todas se unissem, e criassem uma identidade única e forte. Surge então o Sicoob Credimonte, a marca da nossa união.

A Credimonte sempre cresceu paralelamente ao cooperativismo de crédito no Brasil. E o Sistema Sicoob é um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento do segmento no país. Sempre buscando estar de acordo com o que há de mais moderno no país, o Sicoob criou no ano de 2010 a nova marca, que representa a consolidação do cooperativismo na economia moderna.

Agência Camacho

No final do ano de 2013, o Sicoob Credimonte foi procurado pelo Sr. Geraldo Cardoso Lamounier, então prefeito de Camacho, cidade a 70km de Santo Antônio do Monte. Ele trazia a notícia que a agência Sicoob daquela cidade estava prestes a fechar. O Sicoob Credifor, então detentor daquela praça, não tinha mais interesse em manter aquela agência, e a cidade ficaria sem nenhuma agência de instituições financeiras. Foi então que o Sicoob Credimonte, sensibilizado com a necessidade de atender aquela comunidade, e vislumbrando o potencial de mercado daquela região, assumiu a agência de Camacho, no mês de fevereiro de 2014.
 

Agência em Camacho

 

Expansão para Belo Horizonte

A região Centro-Oeste de Minas Gerais é uma das regiões mais tradicionais de Minas Gerais no que diz respeito ao Cooperativismo Financeiro. Todas as cidades da região contam com agências de cooperativas do Sicoob, e em função de um acordo entre as cooperativas filiadas ao Sicoob Central Crediminas, não podem haver mais de uma cooperativa da mesma central em uma mesma cidade. Isto acabou limitando o crescimento do Sicoob Credimonte. Até que, após uma série de estudos e uma criteriosa avaliação de potencialidades, no ano de 2018 o Sicoob Credimonte recebeu do Banco Central do Brasil a autorização para ampliar sua área de atuação para Belo Horizonte.

Esta conquista só foi possível graças à robustez dos números do Sicoob Credimonte, que fazem da cooperativa uma instituição bem administrada, e capaz de trabalhar com este novo cenário. Contudo, o Conselho de Administração do Sicoob Credimonte adotou um direcionamento estratégico para este projeto de expansão diferente das outras cooperativas. Desde o início, não era interesse da cooperativa ir para BH e simplesmente abrir uma “porta pra rua”, e concorrer com instituições financeiras já tradicionais naquela praça. O Sicoob Credimonte optou por buscar parcerias, e atuar com públicos mais segmentados.

Seguindo este direcionamento, em novembro de 2018 o Sicoob Credimonte inaugurou seu Escritório de Negócios dentro do Dynamo Coworking, na Avenida João Pinheiro, 274, no bairro de Lourdes. Este Escritório de Negócios era um modelo diferenciado de atendimento, onde não existem caixas eletrônicos, caixas físicos nem transações financeiras. Era um modelo voltado para os públicos PJ e alta renda, com atendimentos diferenciados, com estrutura física enxuta e alta taxa de retorno.
 

Plataforma PJ - Lourdes

Agência Alto Vera Cruz

Ainda no início da busca por parceiros para viabilizar agências segmentadas em BH, o Sicoob Credimonte foi apresentado à CUFA – Central Única das Favelas. Esta ONG presente em todos o território nacional, e com influências em mais 17 países, tem como foco do seu trabalho a promoção da inclusão e valorização das pessoas das favelas brasileiras, levando melhorias para estes locais e seus habitantes. Logo de imediato foi percebida uma sinergia muito grande entre os propósitos do CUFA e do Sicoob Credimonte, e aí iniciou um estudo de possibilidades que veio a culminar com a abertura da agência do Sicoob Credimonte na favela Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte. De forma visionária, o Sicoob Credimonte abriu a primeira agência de uma instituição financeira dentro de uma favela de BH, numa região com cerca de 70 mil habitantes e até então sem nenhuma instituição financeira.
 

Agência Alto Vera Cruz - Esplanada

No ano de 2021 o Sicoob Credimonte iniciou uma reformulação da sua operação na capital mineira, reposicionando cada uma das agências para diferentes perfis de cooperados. Nesta reformulação, a agência Alto Vera Cruz migrou para o bairro Esplanada. Localizada às margens da favela, a agência manteve sua característica inicial, mas passou a atender outros bairros da zona leste de BH. Nesta reformulação, também foram abertos o escritório de negócios no bairro Luxemburgo, e o escritório de negócios Olhos D'Água, instalado dentro do Mercado de Origem, novo ponto turístico-gastronômico da capital.

Atualmente o Sicoob Credimonte conta com a sua agência matriz na Avenida Coronel Amâncio Bernardes e agência São Lucas na rua Agostinho Antônio dos Santos em Santo Antônio do Monte. Na cidade de Pedra do Indaiá, a agência funciona na Avenida Primeiro de Março. Na cidade de Camacho estamos localizados na Rua José Arantes. E em Belo Horizonte estão a Plataforma de Negócios Pessoa Jurídica no bairro de Lourdes, o Escritório de Negócios no bairro Luxemburgo, o Escritório de Negócios no bairro Olhos D'Água e a agência no bairro Esplanada. 

Sede Própria

É comum entre as instituições financeiras que suas agências não sejam imóveis próprios, e sim alugados. Desta forma entende-se que o dinheiro que seria imobilizado pode circular, gerando mais riquezas. Contudo, as sedes das instituições são imóveis mais robustos e planejados, que devem ser capazes de suportar toda a infraestrutura e logística da instituição. Além das questões estruturais, a sede própria é um patrimônio da instituição, que no caso das cooperativas, compõe o patrimônio dos associados, agregando mais valor também à imagem da instituição. Depois de 27 anos de sua fundação, finalmente o Sicoob Credimonte inaugurou em outubro de 2018 a sua sede própria, motivo de muito orgulho não só para a cooperativa, mas para toda a comunidade santoantoniense.
 

Sede própria inaugurada em 2018

 

Governança Cooperativa

No ano de 2015, o Sicoob Credimonte aderiu à nova Governança Cooperativa, proposta pelo Banco Central para as cooperativas de crédito. Com esta mudança, a diretoria da cooperativa deixa de ser eleita, e passa a ser contratada. Quem são eleitos, e representam os associados nas decisões da cooperativa são o conselho de administração e o conselho fiscal.

A atual composição dos conselhos e diretoria do Sicoob Credimonte é a seguinte:

Conselho de Administração:

Antenógenes Antônio da Silva Júnior – Presidente do Conselho de Administração

Amâncio Rosenvald do Couto – Conselheiro de Administração

Sidney Bolina Azevedo – Conselheiro de Administração

Maria Olinda Leão – Conselheira de Administração

Ivane de Oliveira Bolina – Conselheiro de Administração

Joel da Silva Coelho – Conselheiro de Administração

Conselho Fiscal Efetivo:

Márcia Aparecida Bernardes – Conselheira Fiscal Efetivo

Hilton Antônio Gonçalves – Conselheiro Fiscal Efetivo

Jacques Allisson do Couto e Silva – Conselheiro Fiscal Efetivo

Conselho Fiscal Suplente:

José Carlos Andrade – Conselheiro Fiscal Suplente

Diretoria Contratada:

Márcio de Oliveira Nazário – Diretor Administrativo/ Operacional

Sérgio José Leopoldo de Oliveira – Diretor de Negócios

Wagner Rodrigues do Amaral Santos – Diretor de Gestão de Riscos

Superintendência

Anderson Kennedy Oliveira  – Superintendente de Negócios

João Henrique do Couto – Superintendente de Planejamento Inovação

Rodrigo da Silva Guimarães - Superintendente de Negócios 

 

Diretrizes Estratégicas

No ano de 2022 foi instituído o quadro de Diretrizes Estratégicas para subsidiar as ações da Cooperativa no triênio 2022-2024. Pautada em 3 pilares (Solidificação, Alavancagem e Consolidação) a proposta tem gerado excelentes frutos na busca diária da excelência.


É o Sicoob Credimonte conectando pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.

Estamos em manutenção

Em breve novidades