Para sua Empresa - Sicoob Credijur
Os mais pedidos
Sicoob e Sebrae se unem para impulsionar a economia local em todo o Brasil

Parceria inédita entre as instituições promove Indicações Geográficas e valorização de produtos regionais
Agosto de 2024 – O Sicoob, instituição financeira com mais de 8 milhões de cooperados, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria inédita para valorizar produtos locais e regionais, destacando o trabalho dos empreendedores em todo o Brasil. A ideia é promover as Indicações Geográficas (IG), um mecanismo que reconhece e protege produtos cuja origem geográfica lhes confere características e qualidades únicas. O objetivo é unir esforços para auxiliar, com apoio financeiro e capacitação, os produtores à frente desses negócios, que movimentam a economia local e ajudam a preservar tradições culturais. As IGs de café e vinho serão as primeiras a se beneficiarem por meio da parceria.
De acordo com o Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, a iniciativa está alinhada com o objetivo de promover a prosperidade local, estimulando o crescimento de empregos e a geração de renda em pequenas propriedades. Além disso, visa contribuir para a redução do fluxo migratório para grandes centros urbanos, fortalecendo as economias regionais. A parceria foi firmada nesta quinta-feira (8), durante o 15º Congresso Nacional do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte.
“O Sicoob, por meio das suas cooperativas, fornecerá apoio financeiro para que as associações, que representam os interesses dos produtores, possam se desenvolver continuamente. Estamos realizando um mapeamento detalhado para identificar as nossas cooperativas presentes nas mesmas áreas compreendidas pelas IGs, e que possam apoiar as associações em suas necessidades específicas, garantindo prosperidade na região”, diz Oliveira.
Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, destaca que a parceria com o Sebrae, para impulsionar as Indicações Geográficas, representa um marco importante. “Essa iniciativa visa não só a estimular o crescimento econômico do lugar, mas também promover a valorização dos produtos regionais, fortalecer a identidade local e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo. Essa sinergia entre o conhecimento do Sebrae e a força do cooperativismo financeiro, aliados à atuação das entidades associativas que congregam os produtores, representa mais um passo significativo para a transformação positiva dos territórios", aponta o diretor.
Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, destaca que a parceria ampliará as ações conjuntas com o Sicoob para o desenvolvimento regional. “O Sicoob é o maior operador do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa, o Fampe, no cooperativismo de crédito, com R$ 1,9 bi de garantias em R$ 2,5 bi de operações de crédito”, enfatiza. Ele ressalta ainda a capilaridade do Sebrae como um ativo que vai ajudar na execução da nova parceria. “Hoje o Sistema Sebrae atua com mais de 2.500 municípios só no programa Cidade Empreendedora”, ressalta.
Para Hulda Giesbrecht, coordenadora de Negócios Portadores de Futuro do Sebrae, a aliança entre o Sebrae e Sicoob, com o objetivo de fomentar as
Indicações Geográficas, tem o potencial de transformar os territórios, por meio da ampliação da inserção de produtores na IG e da geração de renda. “O Sicoob e o Sebrae terão uma atuação integrada para viabilizar o aporte de recursos, capacitação técnica e gestão para que as IGs possam cumprir o seu papel, dinamizar a economia local e gerar prosperidade”, explica a coordenadora do Sebrae.
Na fase inicial da parceria, empreendedores dos setores de café e vinho serão os primeiros beneficiados. Mais de 470 municípios brasileiros e mais de 95 mil produtores terão a oportunidade de ser impactados positivamente pela iniciativa. Atualmente, há 116 Indicações Geográficas brasileiras reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Selo de qualidade
O registro de uma Indicação Geográfica (IG) é um certificado que garante a origem geográfica de um produto ou serviço, atestando suas características únicas e especiais, diretamente ligadas ao local de sua produção. Ao vincular um produto a um determinado território, a IG confere a ele uma reputação e um valor agregado, diferenciando-o dos demais no mercado e protegendo sua identidade.
Sicoob é reconhecido com uma das 100+ empresas inovadoras em tecnologia em 2023, segundo ranking da IT Forum

O Sicoob foi reconhecido no ranking das 100+ Inovadoras no Uso de TI, em uma análise de ambiente realizada anualmente pela IT Forum, como uma das instituições líderes na utilização da tecnologia para impulsionar projetos inovadores.
De acordo com Antônio Cândido Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, a instituição está constantemente em busca de novas maneiras de aprimorar a experiência financeira dos cooperados. "Este reconhecimento reflete nossa dedicação à inovação e ao atendimento das necessidades de nossos cooperados. Ao incorporar a inovação, através da adoção de tecnologias emergentes, o Sicoob demonstra um compromisso contínuo em impulsionar a eficiência operacional, oferecer produtos mais personalizados e identificar oportunidades de negócios, posicionando-se na vanguarda das tendências de tecnologia do mercado financeiro”, afirma o executivo.
A premiação, baseada na avaliação de analistas de mercado, reconhece as companhias com iniciativas de destaque no último ano (2023). Após a análise dos resultados, foi elaborado um ranking com as cem empresas que obtiveram a maior pontuação, destacando aquelas que demonstraram a melhor combinação entre processo e prática na utilização da tecnologia em benefício da inovação.
Cooperativas financeiras registram as primeiras emissões do Real Digital

Consórcio formado por Sicoob, Sicredi, Ailos, Cresol e Unicred emitiram tokens do Real Digital no piloto do Banco Central, cujo nome da moeda é Drex
O consórcio formado por cooperativas financeiras para testar o Real Digital (RD), versão tokenizada da moeda digital brasileira chamada Drex, nome confirmado pelo Banco Central (BC), emitiu os primeiros tokens de Real Digital na última sexta-feira, 4. Sicoob, Sicredi, Ailos, Cresol e Unicred, pertencentes ao grupo, simularam a conversão de saldo da reserva bancária de uma instituição financeira para a sua carteira de Real Digital.
O piloto vem avançando muito bem. “Já temos uma rede com determinados participantes, alguns contratos inteligentes já foram desenvolvidos e disponibilizados pelo Banco Central nesta rede. Conseguimos, agora, realizar com sucesso essa transação de emissão do Real Digital.”, diz, em nota, o grupo.
A coalizão de cooperativas financeiras está mobilizada para contribuir com os testes do piloto da versão tokenizada, ajudando a construir o que pode vir a ser o futuro do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Vale ressaltar que os sistemas cooperativos estão envolvidos nas mais diversas discussões de inovação do mercado financeiro, entre elas, a tecnologia blockchain: essa experiência dos players foi fundamental para que o BC selecionasse a coalização para participar do piloto, já que a experiência na tecnologia era um dos critérios para a seleção.
“Estamos muito satisfeitos, porque as cooperativas estão se destacando a cada nova etapa e tendo resultados positivos. Ainda não temos a confirmação se alguma outra instituição participante já conseguiu este mesmo feito.”, afirma a nota. Os próximos cenários de testes envolvem a emissão de Real tokenizado e a transferência de ativos entre diferentes carteiras. Além das operações envolvendo Títulos Públicos tokenizados.
“O cooperativismo financeiro se destaca há bastante tempo e sempre figura entre os segmentos mais inovadores do SFN. Foi assim com o Pix e continua sendo no Open Finance e no desenvolvimento do Real Digital”.
A aprovação do grupo de cooperativas no piloto do Real Digital ocorreu em maio, quando o Banco Central anunciou os participantes nos testes da moeda. Mais de 100 instituições, de diversos segmentos financeiros, apresentaram proposta para adentar no seleto grupo, mas apenas 16 foram aprovadas, dentre elas, o consórcio das cooperativas. Por parte delas, o “nó” na rede da nova moeda digital foi desenvolvido em julho.
Instituto Sicoob abre inscrições para a 12ª edição do Concurso Cultural

Podem participar estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público, privado e de cooperativas educacionais
O Instituto Sicoob está com inscrições abertas para a 12ª edição do Concurso Cultural, que este ano terá como tema “Escola que coopera, faz um futuro melhor”. Podem participar estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público, privado e de cooperativas educacionais. A ação teve início na segunda-feira, 10 de abril.
A iniciativa é norteada pelo quinto princípio do cooperativismo, cujos pilares são a educação, a formação e a informação, tanto de cooperados como da sociedade em geral. O objetivo é disseminar conhecimento, apoiado em ações indutoras do setor cooperativista que podem ser incluídas no cotidiano da sala de aula.
Com as inscrições abertas até nove de junho, as cooperativas do Sicoob podem convidar escolas da região para aderir ao programa de forma gratuita e no formato on-line. O link da inscrição será disponibilizado pela cooperativa.
“O cooperativismo tem potencial para ocupar lugar de destaque no processo educativo escolar, uma vez que propõe interações pautadas no trabalho colaborativo. E é exatamente o que procuramos trazer durante o Concurso Cultural. Nesta edição, nossa expectativa é continuar fomentando a cultura e fortalecendo o cooperativismo financeiro”, comenta o Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob.
Desde o seu lançamento, mais de 407 mil pessoas participaram do programa. Somente em 2022, foram mais de 154 mil alunos beneficiados com as atividades do concurso. Além disso, no ano passado, mais de 1.500 unidades de ensino em 487 municípios e 25 estados foram atendidas. A expectativa é de crescimento para 2023.
O Concurso tem duração de sete meses. Os alunos mais novos poderão expressar seus aprendizados por meio de desenhos, enquanto os mais velhos irão produzir crônicas, poemas e tiras em quadrinhos (a depender do grau escolar).
Após uma série de avaliações, as premiações ocorrerão em três etapas:
- Premiação local: 12 alunos (três de cada categoria) receberão um kit;
- Premiação regional: quatro alunos (um de cada categoria) receberão um tablet e quatro professores ganharão pontos Coopera;
- Premiação nacional: quatro alunos (um de cada categoria) levarão pra casa um notebook, quatro professores também ganharão pontos Coopera e as quatro instituições de ensino ganharão dois equipamentos novos: data show e caixa de som.
Coopera
O Coopera é o marketplace e programa de fidelidade do Sicoob. É possível encontrar diversos produtos, promoções, ofertas e descontos no aplicativo. Para se cadastrar na plataforma, basta acessar o site ou baixar o aplicativo, disponível na Apple Store ou no Google Play.
Sicoob divulga os vencedores do Prêmio Produtor Rural Sustentável

Ao todo, seis produtores venceram o concurso e receberam uma série de premiações
O Sicoob revelou os vencedores do Prêmio Produtor Rural Sustentável. A premiação é uma forma de reconhecer produtores rurais comprometidos com a sustentabilidade, em conformidade com os princípios ESG. Os premiados são quatro mineiros, um capixaba e um catarinense.
No ano safra 19/20, foram inscritos projetos financiados pelo Sicoob em todo o país. O comitê julgador, composto por engenheiros agrônomos e baseado em conceitos ESG, aplicou critérios de elegibilidade em duas etapas de seleção para determinar os finalistas.
Por meio de visitas presenciais nas propriedades, 15 projetos foram avaliados, dos quais seis foram os grandes vencedores. Em comum, estes produtores se destacaram positivamente nas seguintes variáveis:
· Impactos Positivos e Benefícios para o Meio Ambiente;
· Impactos Positivos e Benefícios para a Sociedade;
· Impactos Financeiros e Ganho para a Sociedade;
· Efetividade e compromisso;
· Potencial de difusão e replicabilidade;
· Originalidade e Inovação;
· Impacto direto do Sicoob para o Sucesso da ação.
Para o Diretor Comercial e de Canais do Sicoob, Francisco Reposse, o Prêmio Produtor Rural Sustentável ratifica a missão do Sicoob de valorizar e apoiar produtores rurais praticantes dos conceitos ESG. “Estávamos ansiosos para divulgar a lista dos vencedores. O Sicoob apoia produtores rurais dedicados às práticas sustentáveis, seu empenho merece reconhecimento e sua prosperidade realiza nossa missão”, diz.
A cerimônia de premiação ocorreu na quinta-feira (7), durante o 13º Workshop Produtor Rural, em Brasília. Os vencedores do prêmio receberam uma viagem para Holanda. O local foi definido por ser uma motivação pela força do agronegócio holandês, que se assenta em pequenos agricultores familiares, além disso o país é o segundo maior exportador de produtos agropecuários do mundo.
Para o Carlos José Ramos, presidente do Sicoob Credicaru SC, é uma grande felicidade receber dois prêmios nacionais, sendo um deles no Prêmio Produtor Rural Sustentável. “Nosso cooperado Adilson Lindones, o 1º colocado no ranking, esteve presente na premiação e ainda viajará para Holanda em 2023. Tudo isso demonstra que a cooperativa vem cumprindo seu papel de desenvolver os cooperados e, consequentemente, a comunidade que atua, gerando qualidade de vida e retorno financeiro”, diz.
RANKING | NOME | MUNICÍPIO | UF | COOPERATIVA | EMPREENDIMENTO |
---|---|---|---|---|---|
1º | Adilson Lindones Muniz Xavier | São José do Cerrito | SC | Sicoob Credicaru | Hortifruti Orgânico |
2º | Thiago Francisco Lima Delbone | Laranja da Terra | ES | Sicoob Sul-Serrano | Agrondústria Familiar |
3º | Ivair Jose de Oliveira | São Roque de Minas | MG | Sicoob Sarom | Laticínios/Queijo Artesanal |
4º | Ricardo dos Santos Bartholo | Patrocínio | MG | Sicoob Credicopa | Café Orgânico |
5º | Marcus Heitor de Queiroz | Patos de Minas | MG | Sicoob Credipatos | Café Semi Orgânico |
6º | Marco Paiva Frota | Varginha | MG | Sicoob Credivar | Integração Agricultura e Pecuária Leiteira |
Outubro rosa: mais do que só tocar, a gente sabe o valor de agir

O mês de outubro é conhecido, mundialmente, como Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce do câncer de mama e autocuidado feminino.
Nossas cooperativas abraçam a causa e organizam eventos, palestras e inúmeras atividades que visam disseminar informações para estimular a realização de exames, ações preventivas em massa, doações de insumos para mulheres em tratamento e a preservação da qualidade de vida e atenção à saúde emocional.
O exercício de manter a autoestima durante o tratamento passa por reunir o apoio de pessoas queridas, e amar aquilo que a mulher vê no espelho. Ciente disto, o Sicoob Fluminense, em parceria com o Instituto Sawana promoveu, em outubro de 2019, uma campanha para arrecadar cabelos e confeccionar perucas para pacientes em tratamento. Por sua vez, o Sicoob Credimoc organizou, junto à Rede Feminina da cidade de Xanxerê – SC, o evento Coquetel Rosa que arrecadou fundos para atendimentos além de palestras motivacionais ministradas por mulheres que venceram a doença.
Dentre algumas formas de elevar a autoestima e ressignificar a visão que a mulher tem de si mesma, os lenços são grandes aliados. À vista disso, o Sicoob Costa do Descobrimento promove, neste mês, a ação Banco de Lenços que incentiva funcionários e seus familiares, dirigentes e cooperados a se juntarem para doar lenços a pacientes em tratamento.
Superar os desafios da doença, se adaptar às mudanças físicas e passar pelo tratamento é o grande objetivo, por isso o Sicoob coopera com essas e muitas outras iniciativas em prol da causa. Afinal, sabemos que mais do que tocar no assunto, o é importante agir.
Se inspirou? Então abrace essa causa, escolha uma iniciativa para fazer parte e coopere com o bem de muitas vidas neste Outubro Rosa.
Sicoob lança assistente virtual para traduzir site em Libras

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob, que conta com mais de 4,8 milhões de cooperados, dá mais um passo para promover a justiça financeira e inclusão, não só a financeira, mas também ações que demonstram o quanto ter a cooperação como estilo de vida gera conscientização.
Homenageando Helen Keller, a primeira pessoa surda e cega a entrar na faculdade, o Sicoob disponibiliza em seu portal corporativo, a assistente virtual Helen, que traduz o texto selecionado pelo usuário em sinais de Libras. O recurso é disponibilizado em uma janela lateral de todas as páginas do site. Helen Keller foi uma escritora e ativista social norte-americana surda e cega que lutou em defesa dos direitos sociais e, principalmente, das pessoas com necessidades especiais. No primeiro dia de setembro, o site do sistema foi atualizado para leitura em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Este é um passo importante na história do Sicoob. Gerar conforto e inclusão para todos os nossos cooperados, não só em termos financeiros, mas de dignidade e respeito, são pilares na construção de uma sociedade melhor”, afirma Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia do Centro Corporativo Sicoob.
Na mesma janela de tradução para Libras, a Helen também traduz para voz os textos publicados no site, melhorando a navegação por deficientes visuais, pessoas com deficiências intelectuais, analfabetos funcionais, idosos, disléxicos e outras pessoas com dificuldade de leitura e de compreensão de texto.
Ainda, ao longo de todo o mês de setembro, o Sicoob vem realizando diversas ações on-line para promover e celebrar o Dia Nacional do Surdo, data comemorada em 26 de setembro. Dentre as atividades, a entidade ofereceu conteúdos didáticos sobre o tema para a comunidade surda e público ouvinte como a leitura do primeiro livro da Coleção Financinhas: “Caio achou uma moedinha” para crianças e disponibilização de guias de Libras, que aconteceu no último domingo (20/09).
Para encerrar as ações promovidas durante o mês, a entidade fará uma live em seu canal do Youtube no próximo sábado (26/09), às 20h, para falar sobe educação financeira para surdos. De acordo com o Sistema, o intuito da ação é dar mais um passo para se aproximar da comunidade e cultura surda e, ainda, mostrar que não existem barreiras para cooperar.
De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros (23,9% da população total) têm algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora e mental ou intelectual. A população de surdos é de 9,7 milhões de pessoas, o que representa 5,1% da população brasileira.
Por Approach Comunicação

Encontre o Sicoob mais próximo de você.
Conheça os aplicativos do Sicoob
Clique no ícone para fazer o download.