O crédito consignado é uma das preferidas pelas baixas taxas e prazos flexíveis - mas você sabia que há mais de um tipo de crédito consignado? Separados pelo tipo de garantia, essas modalidades de crédito consignado tem suas particularidades e vão determinar que tipo de empresa pode te ajudar com esse serviço.
Confira os tipos de crédito consignado, suas particularidades e como a Credicom pode te ajudar a escolher o melhor para você!
Crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que tem como garantia uma porção dos salários ou benefícios recebidos pelo tomador do empréstimo. Isso significa que uma parte dos valores que o tomador recebe será destinada ao pagamento. O mecanismo, criado em 2003, visa dar a quem tem garantias de receber condições especiais de contraírem empréstimos.
O crédito consignado funciona assim: o tomador pede acesso ao crédito à uma instituição financeira, que avalia a sua capacidade de pagamento. Se aprovada, a instituição financeira irá cobrar mensalmente uma porção dos valores recebidos - salário - para quitar a dívida.
Essa garantia é o que garante as taxas baixas da modalidade. Como o pagamento é feito automaticamente, as instituições financeiras têm mais segurança e previsibilidade de pagamento.
Isso faz do crédito consignado uma ferramenta com duas vantagens principais: as melhores taxas para empréstimo do mercado e um controle maior dos pagamentos. O desconto direto na conta na folha de pagamento ou no benefício do tomador, no caso de aposentados/pensionistas, ajuda a controlar os gastos, e não tirar de vista que o empréstimo consignado é algo que deve entrar nas despesas da casa.
Além disso, prazos maiores de pagamento permitem que o tomador se organize ainda mais junto com a garantia da vantagem da modalidade.
E como diferentes profissionais possuem diferentes realidades de pagamento e segurança empregatícia, novas modalidades foram surgindo para contemplar as particularidades de cada um.
Companhias como a Credicom oferecem crédito consignado para INSS, Setor Privado e Siape - alinhados com nosso foco de saúde - mas ainda é interessante estudar as demais modalidades possíveis.
O crédito consignado para INSS é voltado para os que recebem o benefício de aposentados ou pensionistas. Com uma legislação robusta, é uma forma segura e o mais comum caminho para o consignado.
Dentre as especificações desta modalidade, temos:
Empresas do setor privado podem ainda conseguir nas cooperativas de crédito ou bancos aliados para oferecer crédito consignado. Nesse setor, as modalidades são bem mais específicas para as parcerias, e você pode conferir com cada uma as condições - como por exemplo, a Credicom, que tem condições exclusivas para profissionais e alunos da área médica.
Servidores Públicos Federais - já entrando na categoria de concursados - possuem modalidades específicas dependendo de seu grau de ingresso. Sem limite de idade e com desconto direto no contracheque, eles possuem um prazo de até 96 meses para pagar as dívidas, que também comprometem um máximo de 35% de seu salário.
É uma modalidade que abrange de civis a militares. Os limites máximos de crédito dependem da instituição, assim como as taxas mensais.
Falando agora de servidores públicos municipais ou estaduais, as condições são muito semelhantes: 96 meses de prazo, 35% de teto no desconto - que também vai direto no contracheque.
No caso, esses servidores possuem convênios específicos, dada a legislação de cada município e estado. Vale sempre lembrar que o diálogo com o órgão público empregador é crucial nessa escolha.
Com uma taxa de crédito ainda menor do que os outros - 1,5% apenas -, a categoria dos militares possui convênios próprios, com o mesmo prazo de 96 meses que seus demais colegas servidores públicos.
Um dos menos falados, mas ainda assim importantes modalidades de crédito - por abarcar um contingente muito maior de trabalhadores - é o crédito consignado para celetistas. Os profissionais CLT dependem de um convênio entre suas empresas contratantes e bancos, mas também têm acesso à modalidade.
Para eles o contrato varia de 1,4% à 3,5% ao mês, com desconto direto na folha de pagamento. Porém, atenção: os contratos são feitos com a pessoa física, deixando-a à cargo de pagar o restante das parcelas em caso de demissão ou de falência da empresa.
Para contratar o crédito consignado, é necessário verificar a existência de convênios, caso você seja celetista ou funcionário público/privado, e as melhores taxas entre os bancos. O pedido de crédito é avaliado com base em diversos critérios: idade, tempo de carreira, salário, patrimônio, etc.
Com eles em mãos, o banco pode tomar a decisão de aceitar ou não o contrato de crédito consignado. A Credicom, por exemplo, tem expertise especial em avaliar o cenário de profissionais e alunos da área de saúde - compreendendo os grandes retornos que a área traz no longo prazo, e como os investimentos feitos com o empréstimo voltam como salários estáveis no futuro.
Por isso, não deixe de conferir as condições da Credicom e financie a sua carreira de saúde conosco! Somos uma cooperativa de saúde para a sua saúde financeira! Converse com nossos especialistas e tire suas dúvidas clicando aqui!