Entenda o que é o seguro patrimonial e porque é importante investir

Uma coisa que todos procuram ao investir no seu negócio é a segurança. Um consultório ou escritório terá equipamentos que auxiliam no seu trabalho, documentos importantes e será, com o tempo, um ponto de referência da sua profissão.

Na segurança de renda, segurança de carreira e na busca por essa proteção há uma ferramenta que garante a estabilidade do todo: o seguro patrimonial.

Com nuances diferentes de seguros de saúde, de vida e de imóveis, o seguro patrimonial garante tranquilidade frente aos imprevistos do cotidiano.

Por mais que sejamos cuidadosos, eventualidades podem acontecer. Mas, você pode contar com um seguro patrimonial - e é por isso que vamos te ensinar como trabalhar com ele.
 

O que é seguro patrimonial?
 

Seguro patrimonial é uma modalidade de seguro específica para empresas e negócios. Ele visa proteger - tal como um seguro de automóveis ou um seguro residencial - o patrimônio de uma empresa contra imprevistos. E no mundo dos negócios, existem vários riscos.

Seu pagamento é facilitado e normalmente a liberação dos valores de indenização possuem certa agilidade por parte das seguradoras. A variação dos valores se dá de acordo com o tamanho e tipo de risco de cada empresa, mas se considerar todos os bens cobertos, faz todo sentido as diferenças nas precificações.

 

Por que é importante investir em um seguro patrimonial?
 

Imagine um médico, ou um dentista que tenha montado seu consultório em um grande centro urbano ou até mesmo em uma área residencial, demorando anos para equipar seu local de trabalho.

Quando falamos de seguro patrimonial, estamos falando de uma proteção para toda a estrutura da empresa. De consultório até um hospital, a sua construção e tudo que existe dentro da estrutura, como um aparelho de ultrassom ou ressonância magnética.

E quando falamos de bens de valores mais expressivos, é extremamente importante que estes estejam segurados.

 

Conheça os benefícios do seguro patrimonial
 

Essas diferenças de negócios e do tamanho dos riscos corridos faz com que haja uma série de benefícios para o seguro patrimonial. Desde a aceitação de grandes riscos até um atendimento mais ágil no pagamento de sinistros, confira cada um deles na sequência.


Aceitação de grandes riscos


A aceitação de grandes riscos pelas seguradoras é baseada na avaliação cuidadosa da situação financeira e do perfil de risco da empresa, bem como na utilização de diversas técnicas de gestão de riscos para minimizar a exposição a perdas.

Além disso, as seguradoras costumam estabelecer condições claras e objetivas para a cobertura, incluindo requisitos de manutenção dos bens e ativos, para garantir que a empresa esteja adequadamente preparada para lidar com qualquer eventualidade.

Com uma grande base de dados e conhecimento especializado sobre diferentes setores e riscos, as seguradoras conseguem oferecer soluções personalizadas e adaptadas às necessidades de cada empresa de acordo com a atividade que exercem. Isso permite que elas possam cobrir riscos que, de outra forma, seriam considerados demasiadamente arriscados para serem aceitos.

 

Flexibilidade para ocupações complexas
 

No contexto de seguros patrimoniais, a flexibilidade para ocupações complexas significa que a seguradora está disposta a oferecer cobertura para diferentes tipos de ocupações e atividades, mesmo aquelas que possuem riscos elevados e podem ser consideradas complexas.

Isso pode incluir atividades como saúde - sobretudo no contexto da pandemia -, produção de bens, armazenamento de materiais perigosos, entre outras.

A oferta de flexibilidade para ocupações complexas é uma vantagem para as empresas, pois lhes permite obter cobertura para os riscos específicos relacionados às suas atividades mais inseguras.
 

Atendimento diferenciado
 

Independente do porte da empresa, as seguradoras buscam realizar atendimento especializado. Aqui, o importante é um atendimento de qualidade, buscando a tranquilidade do segurado.

 

Pagamento rápido de sinistros
 

Também é importante que o segurado honre com os pagamentos junto a seguradora, pois isto implica de forma direta no recebimento de indenização em caso de eventual sinistro.

Desta forma, os empresários e profissionais liberais conseguem reconstruir seus patrimônios e negócios de forma mais tranquila. A agilidade e a diminuição da burocracia são primordiais para garantir a sustentabilidade do negócio.

Daí a necessidade de assertividade quanto ao ramo de atividade da empresa, valores de cobertura e as informações quanto aos protecionais existentes no local de risco.

 

Quais são as coberturas do seguro patrimonial?
 

Existem diversos aspectos de um negócio que podem estar cobertos por um seguro patrimonial. Confira alguns deles!

  • Proteção contra incêndios e danos estruturais: Este tipo de cobertura protege contra danos causados por incêndios, explosões, queda de raios, queda de aeronave e fumaça. Por exemplo, em um hospital, este seguro pode cobrir danos causados por incêndios a equipamentos médicos, mobília e outros bens.
     
  • Roubo ou furto de bens mediante arrombamento: Garante indenização em caso de roubo e furto de bens da empresa, incluindo equipamentos e mobiliário. Temos como exemplo, equipamento de raio-X, ultrassons e outros.
     
  • Responsabilidade civil: Este tipo de cobertura protege contra danos e prejuízos causados a terceiros, incluindo pacientes e outras partes envolvidas em atividades médicas. Por exemplo, em uma clínica, este seguro pode cobrir os prejuízos causados a alguém que se machuque no local.
     
  • Interrupção de negócios: Este tipo de cobertura protege contra interrupções financeiras devido a danos ao local de trabalho ou outros fatores que afetem a operação do negócio. Por exemplo, em um hospital, este seguro pode cobrir perdas financeiras devido a interrupções de serviço causadas por um incêndio.
     
  • Danos elétricos: Protege contra perdas ou danos a equipamentos médicos, incluindo raio-X, ultrassons, tomógrafos, dentre outros que necessitam de energia elétrica para funcionar. Por exemplo, em um hospital, este seguro pode cobrir danos decorrentes de uma queda de raio nas proximidades ou interrupção de energia por parte da companhia de energia elétrica.

 

Quem pode contratar um seguro patrimonial?
 

Independente da natureza do contratante - se uma pessoa ou empresa - o seguro patrimonial é acessível a todos. No entanto, existe uma variedade de seguros disponíveis que são mais apropriados para determinados segmentos de atividade.

Um dos exemplos é a Credicom, que possui parceria com as melhores seguradoras do país, apresentando diferenciais competitivos quanto a cotações e aceitação dos mais variados ramos de atividade.


Entenda como fazer a contratação de um seguro patrimonial
 

Para fazer a contratação de um seguro patrimonial, basta comparecer a uma de nossas agências onde é possível esclarecer dúvidas e identificar qual será a melhor cobertura para o seu negócio.

Para isso, basta reunir os documentos do seu negócio, sobretudo seu faturamento e o que você quer coberto, e entraremos em contato com seguradoras especializadas no seu segmento.

Apesar de cada companhia ter seu próprio pedido e dado a ser entregue, é sempre importante verificar com seguradoras especializadas no seu campo - e é aqui que a Credicom entra.

A Credicom, maior cooperativa financeira da área da saúde no Brasil, é perfeita para quem precisa de segurança no exercício de sua atividade. Confira na Credicom nossos seguros, fale com nossos especialistas clicando aqui e proteja seu patrimônio!