Consórcio: uma opção inteligente para alcançar seus objetivos financeiros

Sonhar com a casa própria ou um carro novo é algo bastante comum entre os brasileiros. E fazer um consórcio, onde você investe um pouco por mês, é uma das formas de alcançar esses objetivos.

Você pode escolher um plano que combina com o seu perfil, com suas necessidades e com seu bolso. Quer saber como? Continue a leitura deste artigo!

 

O que é um consórcio?

O consórcio é uma forma de compra colaborativa, onde pessoas com o mesmo objetivo se conectam para juntos conquistar seus sonhos.

Vamos entender melhor como funciona. Uma administradora ou cooperativa fica responsável por juntar os grupos de interessados em um bem ou serviço. E os interessados escolhem um programa que atenda a suas necessidades.

 

Conheça os tipos de consórcios

Existem muitos tipos de consórcio, que atendem as mais diversas necessidades. Conheça um pouco mais de cada um:

Imóveis

O sonho da casa própria não poderia ficar de fora. Você pode adquirir apartamento, espaços comerciais, reformar, construir, comprar um terreno, e até mesmo quitar seu financiamento.

Automóveis

Você consegue comprar um carro novo ou seminovo, e também trocar de veículo, aderindo a um plano de automóveis.

Motocicletas

Outro bem que é desejo de muita gente é a moto. Usada para trabalhar e se locomover com facilidade, especialmente nas grandes cidades, a motocicleta também pode ser comprada fazendo um consórcio.

Veículos pesados

Pagando um pouco por mês é possível adquirir um trator, um utilitário ou um caminhão. Isso tudo com a segurança de planejar o futuro das suas finanças.

Serviços

Sabe aquela festa dos sonhos, uma viagem ou uma cirurgia? Os serviços também podem ser adquiridos por um grupo de participantes.

Bens duráveis

E por fim, temos os bens duráveis que são aqueles que não se deterioram em pouco tempo. Nessa categoria temos: smartphone, computadores e eletrodomésticos, por exemplo.

 

Como funciona o consórcio

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que adquirir em um consórcio, vamos entender como funciona.

Quem busca esse tipo de investimento quer comprar alguma coisa, e as administradoras são as responsáveis por conectar os compradores com o mesmo objetivo.

Vamos ver o passo a passo do negócio.

  • Adesão ao plano: É nessa fase que as condições são tratadas. Ou seja, você ficará sabendo o prazo de duração do contrato, o valor da carta de crédito e o número de parcelas.
  • Pagamento das parcelas: Depois vem a parte de pagar os valores que ficaram estabelecidos ao aderir um plano. Os integrantes do grupo pagam mensalmente as parcelas e juntos formam uma espécie de poupança.
  • Assembleia: Quando a administração consegue reunir a quantidade mínima de adesões, é realizada uma assembleia. E esse encontro segue acontecendo mensalmente.
  • Contemplação: Um ou mais participantes são contemplados por mês. Após a contemplação é possível adquirir o produto ou serviço escolhido.
  • Aquisição do bem: Quando acontece a contemplação a pessoa recebe a carta de crédito, que equivale ao dinheiro à vista da compra. Com a carta o valor total do produto ou serviço é pago. Porém, o participante segue pagando até o fim do prazo decidido na adesão.
  • Fim do plano: Quando o prazo das parcelas terminam, o crédito já foi usado e as prestações foram quitadas, se encerra o contrato com tudo finalizado.

 

Entenda as vantagens e benefícios de um consórcio

A melhor forma de adquirir um produto ou serviço é tendo um planejamento financeiro, e o consórcio te ajuda com isso.

Nunca é cedo ou tarde demais para planejar o seu futuro e o de sua família. Imagine que você quer comprar uma casa, mas não tem o valor para pagar à vista. Nada melhor que simplificar a vida financeira investindo um pouco por mês para realizar seu sonho!

Ao entrar para o grupo de consorciados você poderá pagar conforme suas possibilidades, e existem muitas outras vantagens. Vamos conhecer algumas delas:

 

Vantagens do consórcio

 

  • O consórcio não cobra juros.
  • Flexibilidade de uso do crédito.
  • A carta de crédito tem reajuste anual para que você não perca o poder de compra.
  • É possível dar lances todos os meses até ser contemplado, caso seu lance seja o vencedor você vai alcançar seu objetivo antes do prazo previsto.
  • O consorciado pode usar o FGTS para dar lances, pagar parcelas, amortizar ou liquidar o saldo devedor.
  • Caso o cotista não seja contemplado antes do final do prazo de pagamento, a carta de crédito terá os valores atualizados, considerando a inflação e a variação monetária do período.
  • Com a carta de crédito o participante adquire o bem como se fosse um pagamento à vista. O que possibilita uma compra com menos burocracia e onde é possível negociar os valores.

 

Como escolher um consórcio?

Como em qualquer investimento você deve buscar um consórcio que passe confiança e que mantenha um bom relacionamento com o participante.

E para isso, o primeiro passo é encontrar uma administradora que seja autorizada pelo Banco Central do Brasil.

Faça um planejamento financeiro completo antes de fechar o contrato, desse jeito você saberá quanto tem disponível por mês para pagar. Assim, fica mais fácil escolher os prazos e os valores na hora da adesão ao plano.

Atenção ao contrato, as cláusulas precisam estar legíveis, e devem ser claras e objetivas. Conheça os prazos, valores e as possibilidades de adesão a um grupo.

 

Como se preparar para o consórcio? Saiba como organizar as finanças pessoais e criar um plano de orçamento

Nós já falamos um pouco sobre isso, mas vale a pena ressaltar. Fazer um consórcio possibilita que o participante melhore seu planejamento financeiro.

Ter controle sobre suas finanças vai te ajudar a conquistar seus objetivos e pagar suas parcelas em dia, já que o atraso pode gerar multas.

E para que isso seja possível confira algumas dicas para organizar suas finanças pessoais:

  • Conheça seus gastos: Mantenha uma planilha para anotar tudo que você ganha e gasta durante o mês. Lembre-se dos pagamentos menores, eles costumam passar despercebidos.
  • Economize: O corte de gastos desnecessários e das compras por impulso serão seus aliados para organizar sua vida financeira.
  • Defina seus objetivos: Tenha bem claro o que você quer, quais são seus objetivos financeiros. Onde você quer chegar. Faça planos a curto, médio e longo prazo.
  • Tenha metas financeiras: Depois de saber onde está, e onde quer chegar, defina como irá conquistar esses objetivos.
  • Faça uma reserva de emergência: Ter segurança nas finanças é muito importante. Por isso, tenha uma reserva para os momentos delicados, como demissão, ou doença, por exemplo.

 

Pós-contemplação: O que fazer depois de ser contemplado em um consórcio?

O que um participante de consórcio mais espera é o momento da contemplação. Mas e o que fazer depois?

Você pode ser contemplado de duas formas: por sorteio ou lance. Ao final do contrato, todos os participantes não sorteados recebem a carta de crédito.

Com a carta na mão, é hora de realizar sua compra. E para isso, você precisa levantar seus documentos pessoais, ter comprovante de renda e depois apresentar as informações e documentos do bem que deseja adquirir.

Por fim, você estará na melhor fase do processo, a compra do seu bem ou serviço.

Ficou interessado em saber mais? Conheça todas as opções de consórcio disponíveis na Credicom!