Você deve conhecer o lema “cliente em primeiro lugar”. No caso de uma clínica de saúde, isso se aplica aos pacientes. Atender e oferecer cuidados com a saúde vai além do diagnóstico e tratamento: também é sobre garantir o bem-estar e proporcionar a melhor experiência do paciente.
Neste artigo, você vai entender o porquê você deve focar nessa experiência satisfatórias aos seus pacientes e algumas boas práticas para aplicar em sua clínica e obter mais sucesso e fidelização dos clientes. Boa leitura!
Hoje em dia, muito se fala sobre a humanização do atendimento, principalmente na área da saúde. Mas, infelizmente, ainda é muito comum vermos casos de descaso médico e pacientes sendo maltratados, tanto no setor público quanto no privado.
Isso faz com que a experiência do paciente se torne péssima e prejudique sua saúde e bem-estar.
Portanto, garanta que o corpo clínico e outros colaboradores da sua clínica de saúde tenham habilidades como empatia e comunicação assertiva, além de terem uma abordagem humanista.
Os pacientes precisam se sentir ouvidos, respeitados e valorizados, aumentando sua confiança e satisfação com o atendimento, refletindo em sua experiência.
A tecnologia é uma grande aliada na área da saúde, inclusive na experiência do paciente. Usá-la para melhorar a percepção dos seus pacientes em relação a sua clínica é uma excelente opção.
São diversos os softwares e aplicativos que oferecem recursos tecnológicos para tornar mais eficiente a comunicação entre a clínica de saúde e seus pacientes, além de facilitar processos, como:
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O tempo é muito importante na experiência do paciente. Por isso, é importante gerenciá-lo da melhor forma possível, atuando com pontualidade, responsabilidade e comprometimento.
E, para além do tempo de espera do paciente, também considere os seguintes fatores:
Um ambiente organizado e limpo é essencial para uma experiência positiva do paciente. Afinal, uma clínica de saúde também deve considerar o bem-estar de todos e isso começa com um local bem higienizado.
Desde a recepção, até os consultórios, banheiros, salas de exame, garanta que tudo esteja em perfeito estado, com um aroma agradável e os móveis e itens organizados e limpos. Os pacientes notam tudo isso, impactando na opinião que eles têm sobre sua clínica.
Além disso, um ambiente hospitalar precisa oferecer itens de higiene e proteção aos seus pacientes, como sabonete, álcool em gel, máscara e o que mais for necessário para mantê-los em segurança.
Sua clínica é acessível a todas as pessoas? Isto é, considera as diferentes necessidades e condições que pacientes e seus acompanhantes possam ter?
Imagine um paciente cadeirante, que precisa se deslocar até o outro andar, mas não há elevador na clínica de saúde (ou ele está quebrado), sobrando apenas escadas. A experiência deste paciente será totalmente afetada.
Adaptar a sua clínica para torná-la acessível é mais do que ajudar o paciente: está previsto na Lei nº 10.098 e no Decreto nº 5.296, que estabelecem as normas e critérios obrigatórios para quaisquer estabelecimentos que oferecem atendimento ao público promoverem a acessibilidade, incluindo uma clínica de saúde.
Ademais, proporcionar o conforto também é necessário. Sofás e cadeiras confortáveis nas salas de espera, televisão, máquina de café e snacks, são coisas básicas mas que fazem toda a diferença na experiência dos pacientes.
Quanto mais o atendimento for personalizado, mais acolhido seu paciente vai se sentir. E isso contribui diretamente com sua satisfação e experiência.
Para tal, conheça seu paciente através do histórico médico e familiar e tente saber mais sobre suas preferências pessoais.
Todos gostamos de nos sentirmos queridos e especiais, e com os pacientes é o mesmo. Esse sentimento gera afeto pela clínica, médico e funcionários, o que pode fazer com que haja mais aderência ao plano de tratamento.
Além disso, pacientes satisfeitos e felizes com sua experiência são mais propícios a indicarem as clínicas de saúde aos seus familiares e amigos.
Cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, normas, comportamentos e práticas que orientam o funcionamento de uma organização, incluindo suas relações internas e externas.
Aplicando isso a uma clínica de saúde, é muito importante que a cultura organizacional deste tipo de negócio valorize a empatia, comunicação transparente e compromisso com o atendimento e saúde dos pacientes.
É essencial ter uma equipe bem treinada e que esteja alinhada com essa cultura e carregue consigo os valores da clínica, colocando em prática e transmitindo-os aos pacientes, que devem sempre estar em primeiro lugar.
A transparência e a informação clara são de extrema importância para a experiência positiva do paciente. É preciso que ele entenda seu diagnóstico, tratamento e medicamentos prescritos para continuar os cuidados com a saúde orientados pelo médico.
Se as informações forem confusas e incompletas, ou até mesmo erros de comunicação entre clínica e paciente, ele pode ficar insatisfeito, perder a confiança e até colocar a saúde em risco.
Por outro lado, quando os profissionais de saúde fornecem informações claras, precisas e relevantes, os pacientes se sentem mais seguros e envolvidos em seu tratamento.
É importante que as informações sejam apresentadas de forma acessível e em linguagem simples para que todos possam entender.
A saúde mental do paciente diz respeito ao seu bem-estar e satisfação. Pacientes nervosos, ansiosos, tristes ou com medo, podem ter problemas para seguir as orientações médicas e respeitar o programa de tratamento.
Por isso, não apenas a saúde física deve ser considerada, como também a mental. O que acha de fornecer apoio psicológico aos seus pacientes?
Isso pode ajudá-los a lidar melhor com o diagnóstico e ter a sensação que estão sendo bem cuidados.
Toda essa preocupação é muito importante na experiência do paciente, principalmente para aqueles com doenças crônicas recém-diagnosticadas.
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