Ações Sociais - Sicoob Credichapada
Programa de educação
O Programa de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira apresenta uma estrutura inovadora sendo este resultado das ações de parceria entre o Sicoob Credichapada, SEBRAE, Rede Pública de Ensino, Organização das Cooperativas de Minas Gerais (OCEMG), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e Banco Central do Brasil (BCB), que vem se destacando nas Escolas Municipais e Estaduais de Chapada Gaúcha, Urucuia, Pintópolis, São Francisco e Januária – área de atuação do Sicoob Credichapada.
O programa propõe uma mudança de comportamento, habilidades e atitudes dos alunos, por meio de metodologias inovadoras e diversificadas, através de projetos interdisciplinares aliados à inserção de uma disciplina específica, (já inserida no currículo das Escolas Municipais de Chapada Gaúcha) onde os alunos passam a conhecer, analisar e aplicar os sete princípios cooperativistas, além das características do comportamento empreendedor e da gestão das finanças pessoais.
Este conhecimento é aplicado de forma prática por meio das Cooperativas Escolares que são “laboratórios” para vivência dos conceitos estudados a partir da produção e comercialização de produtos, cuja gestão é feita pelos próprios alunos. Nas Cooperativas Escolares, os alunos realizam assembleias, fazem a prestação de contas, distribuem sobras e realizam eleições dos Conselhos de Administração e Fiscal. A partir deste trabalho já foram constituídas Cooperativas escolares, como a UNICOOP – Cooperativa Escolar União na Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias e a COOPERMOC – Cooperativa Escolar Moacir Cândido da Escola Estadual Moacir Cândido e já está em andamento o processo de constituição de mais duas Cooperativas Escolares sendo uma na Escola Estadual José Manoel Cirino no Distrito de São Joaquim – Município de Januária e uma outra na Escola Municipal Dário Carneiro em Chapada Gaúcha.
O Programa de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira atende atualmente mais 7.000 alunos em mais de 30 escolas (municipais e estaduais) da área de atuação do Sicoob Credichapada.
Concurso cultural sobre cooperação movimenta escolas de todo o país
Proposto pelo Instituto Sicoob, programa quer fomentar cidadãos mais conscientes sobre a cultura da colaboração
Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural do Instituto Sicoob, com o tema “Cooperativismo, uma forma de viver”. Este ano, podem participar estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I de escolas convidadas das redes pública e privada e de cooperativas escolares de todo o Brasil.
O objetivo, segundo Daiane Lara Landim, analista de Projetos do Instituto Sicoob, é difundir o conceito de cooperação para as crianças. “Queremos que eles se tornem cidadãos conscientes e responsáveis, fortalecendo a cultura da cooperação”, diz.
Os alunos mais novos poderão se expressar por meio de desenhos, enquanto os mais velhos vão escrever textos narrativos de até 25 linhas. As premiações serão realizadas em três etapas: locais (cooperativas Singulares), regionais (Centrais Sicoob) e nacional.
As crianças irão concorrer a kits escolares, tablets e notebooks, enquanto os professores podem ganhar de R$ 1 mil a R$ 3 mil. As escolas também competem para ganhar data show e caixa de som. “Nós propusemos uma reflexão, com debates e produção de material sobre o cooperativismo, mostrando que a cooperação é uma escolha, uma maneira de levar a vida”, explica Daiane. As inscrições estão abertas até 10 de setembro e podem participar escolas convidadas por cooperativas Sicoob, que preencherem ficha no site www.concursocultural2021.com.br. Em novembro, serão divulgados os resultados. As informações serão publicadas em www.institutosicoob.org.br.
Consumo consciente
Em sua última edição, em 2019, o Concurso Cultural do Instituto Sicoob fomentou a reflexão sobre o consumo consciente e o capitalismo. Participaram quase 760 escolas de 15 estados, mais o Distrito Federal, o que envolveu mais de 60 mil alunos. Ao todo, desde o início do programa, em 2011, o Instituto Sicoob movimentou mais de 175 mil estudantes. “O impacto que queremos promover não envolve números, mas sim o futuro desses jovens. Esse programa visa conscientizar crianças e jovens que podem ser figuras ativas na construção de um mundo mais colaborativo”.
Pertença ao maior sistema cooperativo de crédito do Brasil