O Recibo de Depósito Cooperativo, RDC, é uma aplicação oferecida exclusivamente por cooperativas de crédito, como o Sicoob Credicapital. Apesar de ser similar a poupança, essa modalidade de investimento oferece uma rentabilidade maior do dinheiro depositado, além de ser uma aplicação de renda fixa e liquidez diária, o que permite acesso fácil e rápido ao valor total ou parcial em casos de emergência.
Esse investimento pode ser feito por todos os tipos de perfis, porém, é uma das opções mais indicadas para os conservadores, ou seja, investidores que optam por não correr muitos riscos. O RDC oferece duas modalidades de rentabilidade, ficando a critério da cooperativa oferecer as duas ou não. Hoje, no Sicoob Credicapital, o modelo de rendimento segue o pós-fixado, de acordo com um índice de rentabilidade, geralmente baseado no CDI.
“O RDC é baseado nas necessidades do investidor, que permite uma fonte de rendimento e uma quantia que pode ser utilizada em emergências, se necessário. Esse investimento é acompanhado de uma grande vantagem: o FGCoop, que é o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, que garante a devolução de até R$ 250 mil de depósitos, por CPF ou CNPJ, para associados em situações imprevistas envolvendo a cooperativa”, explica o Supervisor de Produtos e Serviços do Sicoob Credicapital, Gabriel Carminati.
Para esse investimento, não existe carência, porém, um prazo fixo de aplicação pode ser definido entre o cooperado e o gerente para uma maior taxa de remuneração. Além disso, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será o valor da alíquota sob o Imposto de Renda.
Para quem deseja investir, basta acessar o Super App Sicoob e buscar por “Investimentos” no menu. Caso não existam aplicações, é preciso preencher um rápido questionário sobre guia do investidor para que o perfil seja identificado.
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,7 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 335 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse http://www.sicoob.com.br para mais informações.
Por: Milena Lemes | Assessora de Imprensa e Comunicação Sicoob Credicapital
Clique no ícone para fazer o download.