O lançamento do Plano Safra 2023/2024, divulgado nesta semana, é uma das datas mais importantes no calendário dos produtores rurais. Este ano, o recurso para financiamento anunciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária é R$ 364,22 bilhões, sendo o Sicoob Credicapital uma das instituições financeiras parceiras para disponibilização do recurso a cooperados e novos associados.
Para produtores enquadrados no Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural), a taxa de juros para custeio será de até 8% ao ano. Já para o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) a taxa de juros para custeio será de 3 a 6% a.a. Para demais produtores, a taxa será de até 12% ao ano. Já para investimentos, as taxas variam entre 7 e 12% a.a., de acordo com o programa.
“Nosso objetivo é apoiar a produção de nossos cooperados através da compreensão de suas reais necessidades de recursos em custeio e investimentos. O crédito rural tem a missão de impulsionar a produtividade e propiciar acesso à tecnologia e melhores práticas no agronegócio. O Sicoob, como parceiro financeiro, auxilia em todas as fases de produção, através da concessão do crédito com consultoria financeira, atendimento e relacionamento”, destaca a diretora de mercado do Sicoob Credicapital, Eliane Jaqueline Metzner.
Dessa forma, produtores interessados devem atualizar os dados cadastrais por meio do aplicativo da cooperativa e apresentar a proposta conforme a necessidade, para análise. Para informações mais detalhadas, o produtor deve procurar o gerente da conta ou ainda a agência mais próxima.
Sustentabilidade O Plano Safra 23/24 incentiva práticas sustentáveis, com redução de taxas de juros para produtores rurais que estão com o CAR (Cadastro Ambiental Rural) analisado e produtores que adotam práticas consideradas mais sustentáveis. A redução será de 0,5 ponto percentual na taxa de juros de custeio, nas seguintes condições: Programa de Regularização Ambiental; sem passivo ambiental; ou passível de emissão de cota de reserva ambiental. Produtores que adotarem práticas de produção agropecuária consideradas mais sustentáveis, também terão direto à redução de 0,5 ponto percentual. Além disso, a redução pode ser cumulativa para produtores que se encaixam nos dois requisitos.
Clique no ícone para fazer o download.