O leilão de bens de cooperativa pode parecer algo complicado a primeira vista, porém, é uma forma simples de adquirir de maneira rápida, segura e mais barata, especialmente quando o bem é leiloado online. Dessa forma, se você pensa em utilizar esses bens para investir ou ainda, aumentar o seu patrimônio, continue na leitura, pois temos importantes dicas para você, destacando os benefícios desse modelo de compra.
É comum ouvirmos falar em leilão de itens de celebridades, de instituições que estão em busca de levantar fundos, de filantropos que doam bens pessoais para leilão e depois destinam os valores para instituições sociais. Porém, o leilão vai além disso.
Basicamente, o leilão é uma forma de venda e compra de diversos bens que são disponibilizados publicamente para serem adquiridos por meio de ofertas ou lances de valor crescente. Em um leilão de bens de uma cooperativa, a dinâmica é a mesma: o item é anunciado, com um valor inicial, conforme avaliação do bem, e os participantes oferecem seus lances. Assim, ao final do período do leilão, que dura em média 15 minutos, o maior lance leva o bem.
Outra grande vantagem que as cooperativas utilizam em leilões de bens, é fazer isso pelo formato online, seguindo a mesma estrutura e segurança do modelo tradicional. Esse formato permite que o interessado tenha maior comodidade e facilidade ao acesso das informações sobre o bem que pensa em adquirir e ao processo de lances.
Como falamos, os bens a serem leiloados variam bastante. Em um leilão de bens de cooperativa, os itens são aqueles colocados como garantia real ao fazer uma tomada de crédito, por exemplo. Sendo assim, esses itens podem ser:
Em sua maioria são expostos ao processo de leilão os bens recuperados pela cooperativa para liquidação de dívidas, com o objetivo de gerar recurso para novas operações de crédito. Todos os bens ofertados possuem comprovação de suas origens, sendo possível saber a procedência e ter total segurança da aquisição.
As vantagens de realizar compras em forma de leilão de bens em cooperativa online são amplas, desde a aquisição do bem a oportunidades de negócio e de investimento, além dessas, algumas outras são:
Essa é uma importante pergunta ao se fazer antes de participar de um processo de leilão de bens de cooperativa, para que você não tenha problemas após a compra.
O leilão pode envolver bens totalmente livres ou bens que possuem alguma ação que deve ser assumida pelo comprador. O mais comum, é o leilão de imóveis que se encontram ocupados pelos antigos moradores. Isso deve ser levado em consideração na hora de realizar um lance, pois, normalmente o valor do imóvel é muito abaixo do valor de mercado e mesmo que após a compra haja a necessidade de alguma ação de desocupação, o investimento ainda pode ser muito rentável.
Desta forma, é recomendado a análise prévia das matrículas dos imóveis e dos CRLVs dos veículos.
Existem diferentes formas de leilões online. Um modelo bem estruturado conta com um edital, que vai apresentar as especificações sobre os bens leiloados (como matrícula completa, metragens (norte, sul, leste, oeste)) no caso da cooperativa, conta com parceiros que atuam como intermediários e são os responsáveis pela abertura do leilão e diversas etapas, tornando a venda ainda mais segura e garantida. Para visualizar o edital e fazer lances, é preciso fazer cadastro dentro da plataforma do parceiro.
Se você chegou até aqui, entendeu que os leilões de bens vão muito além de uma aquisição, pois esse formato de compra é um modelo facilitado para que você possa aumentar o seu patrimônio, através de um investimento seguro, sem problemas após a compra.
Para saber mais sobre esse formato de compra, o Sicoob Credicapital convida você a conhecer a página de leilões que possui em seu site, acesse https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcredicapital/leilao e visualize todos os itens disponíveis!
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,7 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 335 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse http://www.sicoob.com.br para mais informações.
Clique no ícone para fazer o download.