Como andam suas finanças pessoais? Existem dicas financeiras que fazem toda a diferença no orçamento de pessoas que enfrentam dificuldades na hora de fechar as contas no fim do mês, muitas vezes acumulando dívidas e deixando de realizar objetivos e sonhos por falta de condição financeira.
Se esse é o seu caso, é melhor começar a pensar o quanto antes em como economizar dinheiro e organizar suas finanças. Por isso, o Sicoob Credicapital listou dicas financeiras essenciais para você administrar melhor o seu dinheiro e deixar de passar aperto — confira a seguir:
Uma das dicas financeiras mais importantes é manter um rigoroso controle de gastos, principalmente das despesas variáveis. Anotar todos os gastos diários — até mesmo os pequenos — é fundamental para identificar para onde o dinheiro está indo, ajudando a organizar melhor as prioridades financeiras e evitar gastos desnecessários.
Quais são seus objetivos financeiros? Comprar uma casa, trocar de carro, viajar… seja qual for sua meta, é preciso tê-la bem definida e traçada — mas sempre de forma consciente e realista, considerando seus rendimentos e necessidades antes de querer dar um passo maior do que a perna.
Aquela roupa na promoção, uma oferta imperdível do seu delivery favorito e outras “armadilhas” podem comprometer significativamente as finanças no final do mês. Por isso, entre as dicas financeiras consideradas essenciais, está resistir às compras por impulso, um hábito primordial para conseguir economizar dinheiro e se livrar das dívidas.
A reserva de emergência, como o próprio nome já sugere, é uma quantia reservada exclusivamente para imprevistos e situações urgentes, como problemas de saúde, acidentes e outros gastos inesperados — que, infelizmente, fazem parte da vida.
Mantendo uma reserva de emergência, você estará preparado(a) para situações como essa, diminuindo as chances de comprometer suas finanças e orçamento.
A dívida com o cartão de crédito só aumenta? Seu dinheiro parece acabar sempre antes do fim do mês? Caso sua resposta seja sim para essas perguntas, o problema pode ser que você está gastando mais do que ganha.
Sendo assim, vale reforçar mais uma vez a importância da primeira dica (controlar os gastos), para conseguir evitar esse tipo de situação.
Comprar a prazo em parcelas longas pode ser algo tentador, mas é um hábito diretamente ligado ao endividamento, já que, quando realizado em excesso, acaba comprometendo a fatura do cartão de crédito logo no início do mês. Deixe para parcelar apenas em caso de necessidade, para não perder o controle da fatura e evitar esse problema.
Supermercado, combustível, planos de saúde, assinaturas de streamings… são apenas alguns exemplos de gastos que você pode sempre comparar para encontrar a melhor opção. Antes de sair comprando e contratando serviços, procure se informar e pesquisar preços, o que com certeza fará toda a diferença no fim do mês.
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,1 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta-corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro.
Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.
Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, e, em mais de 390 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Clique no ícone para fazer o download.