Intercooperação, socialização e troca de experiências, esses foram alguns dos motivos para a reunião de 300 estudantes e 80 profissionais no 2º Encontro Estadual de Cooperativas Mirins e Escolares, que ocorreu nos dias 04 e 05 de outubro na cooperativa Frísia, em Carambeí/PR, organizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
O evento contou com cerca de 20 horas de programação, pensadas para que os participantes pudessem viver o cooperativismo na prática. “Nós entendemos que esse talvez seja o exercício mais efetivo que uma criança, um adolescente, pode ter, de viver o cooperativismo, para que eles assumam a gestão de uma empresa cooperativa no futuro”, explica a coordenadora de cooperativismo do Sescoop, Eliane Festa.
Todas as 47 cooperativas mirins e escolares do sistema contaram com representações no evento, entre elas, a COOPECAC, cooperativa desenvolvida por alunos do Colégio Adventista em Cascavel, apadrinhada pelo Sicoob Credicapital. “Foi muito importante representar nossa cooperativa em meio as outras, foi uma sensação única, um momento de união, que dava para sentir que somos pessoas importantes, não fomos excluídos de nada independente da situação, todos se reuniram para ajudar e realizar as tarefas”, explica Flávio Callescura, 12, que ocupa a posição de presidente na cooperativa mirim.
Em sua formação, a cooperativa mirim conta com todos os cargos de uma cooperativa habitual e ensina aos jovens participantes atividades que normalmente não são aplicadas em sala de aula. Como responsabilidade, os integrantes precisam desenvolver um objeto de aprendizagem, sendo responsáveis, de forma supervisionada, por todo o processo: desde a compra dos itens necessários, produção, a oferta do objeto final e gestão do dinheiro arrecadado. No caso da COOPECAC, os alunos produzem sabonete artesanal.
“O evento é de suma importância, porque a gente solidifica a interação entre as cooperativas, cada uma tem o seu valor, seu insight, a forma de conduzir o programa, porque as escolas são diferentes e os alunos têm que enfrentar desafios, superá-los, para o crescimento. Estar com as cooperativas aqui é uma satisfação grande”, detalha o gestor de cooperativismo e eventos da Frísia, Luciano Tonon.
O Sicoob esteve presente no evento com 24 cooperativas mirins e escolares. “A princípio são crianças em situação de vulnerabilidade, então sair da realidade deles é muito especial para que eles esqueçam alguns problemas que enfrentam. Também é o momento deles conhecerem outras cooperativas, saber o que cada um faz de objeto de aprendizagem e ter esse sentimento de pertencimento”, finaliza o analista de desenvolvimento cooperativo do Sicoob Unicoob, Giovana Versolatto.
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 338 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, e, em mais de 388 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse http://www.sicoob.com.br para mais informações.
Clique no ícone para fazer o download.