Você provavelmente já deve ter se perguntado qual a diferença entre cooperativas de crédito e bancos, não é mesmo? Afinal, em ambos podemos encontrar serviços financeiros semelhantes, como: crédito, financiamentos, conta corrente, consórcios e muito mais.
Mas o que difere uma cooperativa de crédito de um banco? De forma simples e resumida, podemos dizer que os bancos são instituições controladas por acionistas e que visam sempre o lucro.
Por outro lado, as cooperativas de crédito, também conhecidas como cooperativas financeiras, são constituídas pelos próprios cooperados, visando atender seus interesses e da comunidade na qual a cooperativa está inserida.
Autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central, assim como os bancos comerciais, as cooperativas de crédito possuem um fundo único chamado FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito), que garante os depósitos e créditos mantidos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições.
Além disso, a cooperativa utiliza seu capital e patrimônio como garantias para captar recursos no mercado, permitindo que as instituições realizem convênios, cobranças de títulos, operações no mercado financeiro e outras ações.
Entretanto, existem outras diferenças importantes que revelam diversas vantagens do cooperativismo financeiro em relação aos bancos tradicionais. Veja a seguir:
Como dito anteriormente, os bancos são sociedades de capital, fazendo com que as decisões tomadas internamente sejam feitas por quem possui mais ações. Ou seja, clientes são apenas clientes, sem nenhum tipo de influência em decisões e mudanças que envolvam o banco.
No caso das cooperativas financeiras, formadas por uma sociedade com direitos de voto equivalentes entre os associados(as), os cooperados atuam como donos da instituição, podendo tomar as decisões de acordo com o que for melhor para a cooperativa e administrando os recursos de forma vantajosa para todos.
Por visarem somente o lucro, os bancos definem os preços e taxas dos seus serviços com um valor superior aos clientes, exatamente para obter maior faturamento com essas cobranças.
Já as cooperativas de crédito, por visarem o crescimento dos cooperados e não o lucro, conseguem oferecer aos associados taxas bem inferiores pelos mesmos serviços e produtos financeiros.
Entre diversos exemplos, podemos citar as taxas de crédito pessoal (os cooperados gastam 50% a menos do que clientes de bancos tradicionais, segundo levantamento realizado pelo MyNews com base nos dados do Banco Central) e taxas de juros no cartão de crédito (que pode ser até 55% inferior).
Outra diferença entre cooperativas de crédito e bancos que você precisa saber: um dos princípios fundamentais do cooperativismo financeiro é atuar e investir nas regiões onde as cooperativas estão instaladas, promovendo desenvolvimento econômico, social, educacional e ambiental na comunidade.
Incentivando o acesso facilitado ao crédito, a cooperativa financeira melhora a distribuição de renda e favorece o crescimento dos pequenos negócios, fomentando a economia local. Além disso, são realizadas diversas ações como workshops, cursos, palestras e outras contribuições para a educação profissionalizante e financeira da população.
O Sicoob Credicapital é uma instituição financeira cooperativa com mais de 56 mil cooperados e que está presente em três estados: Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A cooperativa é uma das 343 singulares do Sistema Sicoob, que possui 7 milhões de cooperados e mais de 4 mil pontos de atendimento distribuídos em todos os estados brasileiros. Além disso, é a única instituição financeira em 386 municípios do país.
Ainda, quem se associa não é apenas um cliente: é um cooperado e, como dono do empreendimento, participa democraticamente das decisões e dos resultados financeiros, resultados esses que são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica.
Os cooperados também podem contar com taxas de empréstimos mais competitivas, tarifas de serviços menores, melhor remuneração nos investimentos e mais segurança, pois possui dois fundos garantidores. O Sicoob oferece produtos e serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas e, também, para produtores rurais. Outra vantagem é o atendimento personalizado: o gerente vai até você!
Seja um cooperado do Sicoob Credicapital e faça parte de uma das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil. Clique aqui para acessar nosso site e conhecer mais sobre nossos produtos e serviços. Estamos esperando você!
Todos os direitos reservados - 2023