Na escola, os primeiros problemas matemáticos dos quais as crianças se deparam é resolver algo similar a: “quantas maçãs sobram ao distribuir 7 frutas de um grupo com 10?”. Ainda que simples, em partes, essa analogia representa o funcionamento do cooperativismo. Nesse modelo de negócio, não existe cliente, mas sim cooperados, que são os donos do negócio. Isso porque todos participam democraticamente das decisões a respeito do futuro da instituição e recebem divisão de resultados anualmente, as chamadas sobras.
Mas o cooperativismo de crédito vai muito além disso. Sua base são as pessoas, bem-estar e prosperidade financeira coletiva, em um sistema onde todos que fazem parte, ganham. É uma relação de confiança entre a instituição e o cooperado. Um grande exemplo disso é a história de uma das cooperadas do Sicoob Credicapital no Rio Grande do Sul, Joice Garcia.
Ela e três familiares tinham o objetivo de abrir uma franquia de tratamentos estéticos avançados em Porto Alegre, porém não tinham todo o recurso necessário para realizar esse sonho. Havia também a dificuldade para conseguir empréstimo em bancos tradicionais, visto que a empresa ainda não existia e não havia histórico de faturamento para respaldar a liberação.
Graças ao cooperativismo, a história de Joice teve um rumo diferente: “O antigo gerente da agência Getúlio Vargas nos conhecia há bastante tempo de outros locais e nos apoiou, como uma cooperativa tem que fazer. Posso dizer que um dos motivos da empresa existir hoje é porque o Sicoob Credicapital acreditou que nosso negócio teria futuro”, afirma Joice, que também é cooperada fundadora da agência e membra do COE (Conselho de Orientação Estratégica).
Hoje, a empresa já tem dois anos e meio de funcionamento e realiza todas as operações com o Sicoob Credicapital. “Todo nosso faturamento é via cooperativa. A franqueadora sugere um outro banco convencional, mas optamos pelo Sicoob. Eu tenho uma história longa e acredito muito no cooperativismo, sou funcionária de uma cooperativa de saúde há mais de 20 anos”. Joice destaca ainda que outro motivo que a faz permanecer no cooperativismo é o atendimento personalizado. “Nós sentimos na cooperativa que o atendimento parte de quem se importa com o cooperado. É humanizado, com sentimento de resolução. Já recebemos visita do gerente e do Guido [Bresolin Jr., Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital]”.
A resposta para essa pergunta, no caso de Luis Gens, não foi metáfora e sim a realidade. Ele conta que estava saindo do banco onde possuía conta, andou algumas quadras e chegou até uma agência do Sicoob Credicapital e decidiu conhecer o espaço, que na época era recém-inaugurado.
Desde então, há cerca de três anos, Luis é cooperado. Ele possui duas empresas, sendo que uma delas, que presta assessoria contábil, completou 35 anos em abril deste ano. “Operamos bastante com serviço de cobrança e seguro. Antes da pandemia, a cooperativa me proporcionou linha de crédito barata e prazos diferenciados, porque eu precisava de capital de giro para investir na empresa, para caixa”. Além do apoio empresarial, Luis contou com a singular também para a vida pessoal, através de um financiamento para quitar um novo apartamento.
Para ele, a decisão de mudar de banco para cooperativa de crédito foi muito fácil e clara. “As taxas são menores do que de uma instituição convencional e o atendimento é diferenciado. Isso é algo que eu prezo muito, atendimento e agilidade. Hoje, eu atendo quase 200 empresas e se eu não prestar um atendimento ágil, eu perco mercado. A instituição financeira tem que ser assim. E eu encontrei isso no Sicoob”. Ainda de acordo com ele, graças ao apoio monetário da cooperativa, a empresa teve um crescimento entre 5 e 8% desde quando se tornou associado.
Um evento voltado para mulheres, realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre, foi a porta de entrada para uma parceria de sucesso entre o Sicoob Credicapital e a cooperada Andréia Fioravante. A ocasião, que também visava networking, proporcionou que ela e a gerente Milena Ghisolfi se conhecessem através de uma entrevista concedida por Milena para o videocast de Andréia.
“Ela me falou sobre o Sicoob Credicapital e me trouxe um fato que me chamou atenção: que no Paraná existe uma agência voltada só para a mulher e empreendedorismo feminino. Isso me fez querer saber mais dessa instituição, que pensa na mulher. Mais tarde, uma aproximação acabou acontecendo, em virtude da criação do Espaço da Mulher, na agência do Centro Histórico”.
Desde 2018, Andréia possui uma empresa voltada para prestação de serviço, desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres. Porém, por conta da pandemia, os atendimentos foram suspensos por um período. Em 2023, ela retornou em um espaço amplo, onde oferece treinamentos, palestras e presta assistência social para mulheres carentes, vítimas de violência doméstica, através de uma equipe com psicóloga, psicanalista, advogada, nutricionista, educadora financeira e muito mais.
Para reforma do piso do espaço, Andréia contou com um aporte financeiro de contribuição do Sicoob Credicapital. Além disso, em dezembro de 2022 foi realizado um evento de fortalecimento feminino, também patrocinado pela instituição. Para ela, a aproximação com a mulher foi um dos principais objetivos que a fez escolher o Sicoob Credicapital. “É muito importante essa sensibilidade com relação à mulher, para que ela possa empreender nos seus sonhos pessoais, familiares e profissionais”.
Espaço Mulher – Alocado na agência do Centro Histórico de Porto Alegre, o espaço é voltado para o desenvolvimento empreendedor da mulher, empoderamento feminino, para que ela possa conquistar objetivos e expandir seus negócios. O local conta com espaço para reuniões, que pode ser utilizado pelas cooperadas através de agendamento, em diferentes situações.
O Sicoob Credicapital possui 22 anos de história, atuando em 22 municípios do Paraná, além de São Paulo e Rio Grande do Sul, totalizando 42 agências. A cooperativa é uma das 339 singulares do Sistema Sicoob, que possui mais de 7 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
O Sicoob ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento e em mais de 390 municípios é a única instituição financeira existente, tornando a rotina financeira do associado mais simples, ágil e funcional, evitando deslocamentos para cidades vizinhas.
Por: Milena Lemes | Assessora de Comunicação Sicoob Credicapital
Todos os direitos reservados - 2023