Conselho de Administração do Sicoob tem novos membros - Sicoob Costa do Descobrimento
O novo mandato reitera o compromisso contínuo em promover ações com base nos princípios cooperativistas durante os próximos três anos
Junho de 2023 – O Sicoob anunciou a nova composição do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), marcando o início de um novo ciclo de três anos para os administradores. O papel do Conselho será estabelecer diretrizes estratégicas, normas e supervisão da gestão executiva na instituição financeira cooperativa, que atualmente conta com cerca de 9 milhões de usuários dos seus produtos e serviços, sendo 7,3 milhões de cooperados e 1,7 milhão de não-cooperados.
A eleição dos membros do Conselho ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária realizada em abril último. Posteriormente, em maio, a aprovação do resultado pelo órgão regulador, Banco Central, ocorreu em conformidade com as normas estabelecidas.
Para Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do CCS, a nova composição do Conselho fortalecerá a capacidade de tomada de decisões estratégicas, que impulsionarão ainda mais o crescimento do Sicoob. “Estou confiante de que, juntos, iremos conduzir o Sicoob a novos patamares de excelência, promovendo o desenvolvimento sustentável e oferecendo o melhor aos nossos cooperados e as comunidades em que as nossas cooperativas estão inseridas. É uma honra liderar este conselho e contar com a dedicação e expertise de cada membro”, destaca o presidente.
O Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que reúne as entidades de abrangência nacional que integram o Sistema, incluindo a Confederação Nacional e o Banco Sicoob, terá a seguinte formação do seu Conselho de Administração até 2026:
O último ciclo foi marcado por uma intensa transformação na organização do Sicoob, incluindo aprimoramentos na metodologia de gestão de projetos e nos indicadores de desempenho operacional. O novo Conselho reafirma o seu compromisso em promover ações baseadas nos princípios cooperativistas, com o objetivo de ampliar ainda mais o conhecimento sobre o cooperativismo financeiro, conectando pessoas para promover justiça financeira e prosperidade em todo o país.
Estrutura Organizacional do Sicoob
O Sicoob, Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, possui uma estrutura organizacional composta por três níveis: cooperativas singulares, cooperativas centrais e o Centro Cooperativo Sicoob (CCS).
As cooperativas singulares são as entidades de primeiro nível que prestam atendimento direto aos cooperados. Elas têm atuação local e estão presentes em todos os estados e no Distrito Federal; as cooperativas centrais são as entidades regionais de segundo nível que promovem a integração sistêmica das cooperativas singulares a elas filiadas, coordenando-as e oferecendo-lhes apoio. Hoje, o Sicoob opera com 14 centrais distribuídas pelo território nacional. O Centro Cooperativo Sicoob (CCS) é a entidade de terceiro nível que tem por finalidade representar institucionalmente o Sistema e é responsável pelas normas, políticas, condutas, processos, tecnologias, produtos, serviços e marcas de todo o Sistema.
Conselho de Administração do Sicoob
O Conselho de Administração do Sicoob é o órgão colegiado responsável pela administração estratégica da entidade de terceiro nível da instituição financeira cooperativa (Centro Cooperativo Sicoob). Através do Conselho de Administração, são estabelecidas as diretrizes de negócios e atribuições estratégicas, normativas e de supervisão que guiam a atuação do Sistema e visam promover a transparência, a responsabilidade e os princípios cooperativistas.