QUAL É O MODERNO CONCEITO DE COOPERATIVISMO?

Doutrina econômica estruturada para a geração de riquezas através do livre associativismo entre as pessoas que, espontaneamente, concordam em criar uma cooperativa em qualquer segmento produtivo permitido pela legislação. Unidas pelos mesmos ideais e objetivos, essas pessoas buscam satisfazer suas necessidades financeiras e realização pessoal/profissional através da produtividade e da valorização humana e não à exploração do homem pelo homem. O cooperativismo é a “alma” da cooperativa, assim como o mercantilismo é a “alma” do capitalismo.

 

O QUE VEM A SER UMA COOPERATIVA? 

É uma organização de pessoas unidas pela cooperação mútua, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos comuns a todos, cujos aspectos legais e doutrinários são distintos de outras sociedades.

 

SEM FINS LUCRATIVOS

Para melhor explicar esta questão, vamos citar como exemplo o condomínio de um prédio ou clube. O condomínio é uma divisão de despesas. Se a despesa for menor que o valor arrecadado no condomínio, esta diferença não é lucro, mas sim uma sobra a mais que pode ser usada nas despesas do mês seguinte. Na Cooperativa também é assim. Os juros e os valores cobrados pelos serviços prestados são usados para pagar as despesas da Cooperativa e o que excede é distribuído no ano seguinte aos cooperados, na proporção da movimentação financeira de cada um com a cooperativa.