Sicoob Coopere - Sicoob Coopere
Propósito
“Conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.”
Visão
“Proporcionar a melhor experiência financeira aos nossos cooperados.”
Objetivo Institucional do Sicoob Coopere
“Promover a economia solidária através da prestação de serviços financeiros, visando o desenvolvimento sustentável dos associados e suas comunidades”.
A história do Sicoob Coopere
A Sociedade Cooperativa de Crédito Coopere Ltda. – Sicoob Coopere – nasceu em Valente, município do semiárido baiano, nos idos de 1993, em meio aos desafios enfrentados pelos agricultores na produção e comercialização da fibra de sisal.
Esse público, organizado na Associação dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia – APAEB –havia conseguido importantes avanços, tal como deixar de depender de intermediários na cadeia de comercialização do sisal. Com isto, os preços melhoraram e a fibra passou a ser exportada diretamente pelos agricultores para outros países, por meio da associação.
Porém, para obter fontes de financiamento para suas atividades, a associação recorria aos bancos, a um custo financeiro muito elevado. Foi quando surgiu a ideia de captar recursos junto aos associados e à população local, com o compromisso de remunerar o dinheiro que fosse depositado na Associação. Nascia, assim, a Poupança APAEB.
O sucesso foi imediato e a iniciativa bem acolhida pela comunidade, já que os pequenos poupadores passariam a acessar serviço financeiro, pois os bancos não aceitavam pequenos depósitos no final dos anos 80.
Nesse contexto, a poupança recebeu um expressivo volume de depósitos, justificando a necessidade de constituir uma instituição financeira, a qual se encarregaria de atuar como gestora das economias dos produtores do sisal.
Essa poupança trazia em sua essência a ideia do cooperativismo de crédito. Após visitas de intercâmbio realizadas dentro e fora do país, participação em seminários e estudos sobre o funcionamento de cooperativas, as lideranças comunitárias decidiram fundar a Coopere.
A Coopere foi fundada em 03/03/1993 e autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BCB em 21/09/1993. Nos anos que se seguiram, uma nova perspectiva se abriu para o desenvolvimento de Valente e região. Até então os programas oficiais de crédito eram escassos e quase sempre destinados aos grandes produtores, detentores do privilégio exclusivo da informação e de poder político. Com a cooperativa, os agricultores finalmente passaram a exercer o direito de acessar o crédito, de abrir e movimentar conta bancária, além de todos os serviços inerentes ao processo de inclusão financeira.
Dois momentos foram marcantes na história da Coopere: um em 1998, quando passou a integrar o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – SICOOB – e outro a partir do ano 2000, quando iniciou a expansão para outros municípios. Também nos primeiros anos do novo milênio, o Sicoob Coopere passou a investir na profissionalização da gestão e no aprimoramento da sua governança com a implantação do sistema de representação do quadro social por delegados, a segregação do Conselho de Administração e Diretoria Executiva, a ampliação da área de atuação, a participação Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop, a transformação em cooperativa de livre admissão de associados, (atualmente classificada como cooperativa clássica pelo Banco Central, conforme Resolução do no 4.434/2015) e, além disso, há constante investimento em capacitação para dirigentes e empregados.
O Sicoob Coopere é responsável pela gestão dos recursos de milhares de associados, tantos pessoas físicas como jurídicas, contribuindo diretamente para a promoção do desenvolvimento regional.
Saiba mais sobre o Sicoob Coopere acessando o livro “Coopere, uma recomendação à experiência da cooperação” e o Estatuto Social.
Conheça abaixo a composição dos Órgãos de Governança do Sicoob Coopere
Conselho de Administração
Atendendo a princípios de boas práticas de governança corporativa, o Sicoob Coopere adotou um modelo dual de gestão. A Diretoria Executiva é segregada do Conselho de Administração.
Ao Conselho de Administração compete: fixar diretrizes, examinar e aprovar orçamentos, aprovar e supervisionar a execução dos projetos elaborados pela Diretoria Executiva. É o responsável por aprovar o regimento e normas internas, pelo exame e aprovação dos planos anuais de trabalho, pela avaliação do desempenho da cooperativa e cumprimento das metas estabelecidas anualmente pela Assembleia Geral, dentre outras atribuições. O mandato dos membros do Conselho é de quatro anos.
– Maria Vandalva Lima de Oliveira – Presidente
– Januário de Lima Cunha – Vice Presidente
– Acácia Costa de Souza - Conselheira
– Edilson Lopes Araújo - Conselheiro
– Moisés Gordiano da Silva Oliveira - Conselheiro
– Fernando Rodrigo Sampaio de Almeida - Conselheiro
– Jackson da Silva Lima - Conselheiro
– Leandro Gabriel Reis - Conselheiro
– Maria do Perpétuo Socorro Pereira Lomanto - Conselheira
Conselho Fiscal
Fiscaliza, assídua e minuciosamente, as contas da cooperativa, por meio de três membros efetivos e três suplentes, todos associados, eleitos a cada três anos pela Assembleia Geral. O Conselho Fiscal reúne-se ordinariamente uma vez por mês, e extraordinariamente sempre que necessário. O mandato é de 03 anos.
Titulares
– Claudilene de Lima Gonzaga
– Genival Ferreira de Santana
– William Ferreira Campos
Suplentes
– Vilmar Alves Pedrosa
Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva, órgão subordinado ao Conselho de Administração. Compete à Diretoria Executiva: adotar medidas para o cumprimento das diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração; elaborar orçamentos e planos de trabalho; prestar contas ao Conselho de Administração quanto às medidas adotadas e quanto à execução de projetos, entre outros.
Decivaldo Oliveira Santos – Diretor Administrativo
Contador
Tel.: 0800 378 8500
E-mail: decivaldo.santos.3017@sicoob-ba.com.br
Fábio Simões Ferreira Araújo Cunha – Diretor de Relacionamento
Contador
Tel.: 0800 378 8500
E-mail: fabio.cunha.3017@sicoob-ba.com.br