O Centro - Sicoob Coopemata
O Centro Cultural
Nasce o Centro
Cultural Sicoob Coopemata
Engajado no 7º princípio do cooperativismo, Interesse pela Comunidade, o Sicoob Coopemata desde de 2014 mantém um projeto direcionado para a formação integral de crianças e jovens por meio da música e demais formas artísticas. Durante os quatro primeiros anos, o projeto aconteceu em um salão paroquial, depois nas sedes administrativas do Sicoob Coopemata, mas com o crescimento e amadurecimento da iniciativa, requereu então um espaço mais adequado para recebê-lo. Movido por essa razão e com a possibilidade de ampliar ainda mais os trabalhos realizados pelo Sicoob Coopemata no âmbito social, em parceria com a Diocese de Leopoldina – MG, por meio de um contrato de comodato, na data de 19 de março de 2018, foi inaugurado o Centro Cultural Sicoob Coopemata (CCSC). O espaço desenvolve suas atividades em um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por ser uma referência da arquitetura modernista que fica situado na Avenida Astolfo Dutra, 166 - Centro, em Cataguases – MG.
Nanzita Gomes
Nascida em 01 de outubro de 1919, em Cataguases, Nanzita Ladeira Salgado Alvim Gomes foi uma das principais artistas plásticas do Brasil, tendo seu nome reconhecido até mesmo no exterior. Um dos grandes nomes da arte cataguasense, aliou seu trabalho ao estilo modernista que sempre caracterizou a cidade. Começou seus trabalhos na década de 1940, após ter estudado com importantes nomes, como Jan Zack. Sua pintura retratava a relação harmônica e duradoura que Nanzita sempre teve com seu jardim – tomado por bromélias e orquídeas bem cuidadas, num espaço estratégico da residência. Mas a artista, completa em sua essência, também representava outras temáticas – tais como as questões sacras. Nesse sentido, foi convidada a pintar a Via Sacra no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cataguases – sendo esta uma de suas grandes obras. Uma amante da arte que não deixou de registrar sua marca nesse ramo. Para tanto, criou em 1976 a GAL ART (Centro de Arte e Cultura de Cataguases), que expunha o acervo de obras da artista, além de promover o lançamento de livros e, por vezes, expor obras de outros artistas. A artista faleceu em dezembro de 2007, mas a GAL ART ainda expôs, por muitos anos, suas obras. Nanzita recebeu diversos prêmios e condecorações ainda em vida. Uma artista que deixou as marcas de sua pintura pela cidade onde nasceu.
Diocese de Leopoldina
A residência de Nanzita foi doada pela artista plástica à Diocese de Leopoldina, a qual propôs uma parceria com o Sicoob Coopemata para ampliação das instalações do EnCantando mediante restauração, manutenção e reativação do imóvel tombado pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico.
Galeria de Beneméritos
Esta distinção é conferida aos agraciados, por efetiva atividade, que se destacam e contribuem para o desenvolvimento, engrandecimento, fortalecimento do Centro Cultural Sicoob Coopemata, tornando-o referência em suas ações transformadoras.
Geraldo Majella Mazini
Diretor do Centro Cultural Sicoob Coopemata
Camila Martins Da Silva
Assistente de Desenvolvimento Cooperativista
Marcela Aparecida Paes da Silva
Continuo
Março 2014
Encantando
Criação do projeto com três categorias e 30 alunos nas dependências do Santuário de Santa Rita de Cássia.
Março 2018
Centro Cultural
Parceria com a Diocese de Leopoldina para restauração do patrimônio histórico e criação do Centro Cultural Sicoob Coopemata na casa da artista plástica Nanzita. O EnCantando passa a ser uma das atividades que integra o espaço.
Maio 2018
Banda de Música
Parceria com o Instituto Francisca de Souza Peixoto, Fundação Bauminas e Fundação Ormeo Junqueira Botelho para manutenção e viabilização dos ensaios da banda marcial que faz parte da história do município e a partir desse momento, integra as atividades do espaço.
Setembro 2018
Cantos e Encantos
Parceria com a pianista regente Sílvia Bittencourt para manutenção e viabilização dos ensaios do coral que a partir desse momento, integra as atividades do espaço.
Março 2020
Coop.Lab
Criação de um Centro de Inovação buscando o desenvolvimento dos colaboradores do Sicoob Coopemata e intercâmbio entre estudantes, faculdades e empresas da cidade e região.
Março 2022
Goiabal
Início das oficinas de flauta e recreação pedagógicas para as crianças e adolescentes da comunidade de Goiabal, zona rural de Cataguases/MG.
Agosto 2022
Faculdade Comunitária Taquaril
Por meio da parceria com o Centro de Oportunidades do Brasil, Faculdade Facibe e Associação Shekinah o Centro Cultural Sicoob Coopemata está atuando com o objetivo de transformar a vida de 100 famílias, residentes na região Leste de Belo Horizonte, conjunto Taquaril.
Outubro 2022
Escola de Música Dubdogz
Parceria com a escola de Música Dubdogz que tem como meta democratizar o acesso à música, incentivar a formação de músicos e promover o resgate da cidadania, a partir da própria cultura musical, desenvolvendo talentos e proporcionando a inclusão.
Janeiro 2023
Projeto Devida
Com o objetivo de oferecer aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes em situação de risco na cidade de Barbacena/MG, buscamos promover o desenvolvimento pessoal e social, por meio do poder transformador da arte e da cultura.
Abril 2024
Projeto SEMEAR
Em parceria com o Mestre de Capoeira, Thiago Albert Pereira Machado, conhecido como “Mestre Ratinho,” o projeto SEMEAR oferece a crianças e adolescentes da cidade de Ubá uma oportunidade única de imersão na capoeira, um esporte que carrega em si a história, resistência e identidade do povo brasileiro. Esse projeto não apenas incentiva a prática de uma atividade física, fundamental para o desenvolvimento saudável dos jovens, mas também atua como um pilar de preservação cultural. A capoeira, símbolo de luta e tradição, ensina valores de disciplina, respeito e união, elementos essenciais para a formação integral de cada participante.
Obras de arte
Feira Nordestina
Anísio de Medeiros
A singularidade da produção artística “Feira Nordestina” como tema, aborda a representação daquela identidade regional por meio da arte e traz à tona a força, as características ambientais e culturais do Nordeste, conduzindo os observadores a uma harmoniosa interação com comércio de origem nordestina, e ao que existe por lá.
A Lenda sobre o rapto de Helena de Tróia
Emeric Marcier
‘’Criei o painel ‘A Lenda sobre o rapto de Helena de Tróia’, mas cabe às pessoas interpretá-lo. A arte não se explica, a pessoa que a vê desenvolve a sua sensibilidade na interpretação da técnica e das cores’’ - Emeric Marcier