09 de outubro de 2023
Aconteceu na última sexta-feira (06) às 18h no auditório do Sicoob Coopec, o Encontro de Corais denominado: "Um Sonho a mais não faz mal!" Esse Encontro fez parte da programação comemorativa aos 25 anos do Coral da Ceplac. O momento contou com a apresentação do Coral da Ceplac, do Coral Dom Eduardo e do Madrigal Canta Vox.
Os Corais celebraram o jubileu de prata do Coral da Ceplac e brindaram o público com valiosas peças, fazendo um verdadeiro passeio musical de Carlos Gomes a Rita Lee, passando por Herivelto Martins, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Ednardo, Paulo Diniz, etc.
Milena Sabino, diretora do Sicoob Coopec, fez o cerimonial da noite falando de cada Coral e acentuando as características e importância de cada um. Segundo Nylson Valença, diretor social do Coral da Ceplac, esse tipo de evento é muito importante para que cada Coral conheça o trabalho do outro e com isso fortalece o canto coral na nossa região. Foi uma noite completa de boa música, confraternização e muita alegria. O público ficou bastante satisfeito e respondeu com calorosos aplausos.
__________________________
CONHECENDO OS CORAIS
O Coral dos Servidores da Ceplac - CSC foi criado em 08 de abril de 1998 e nesse ano está comemorando o seu Jubileu de Prata - 25 anos!
O CSC é uma associação civil, sem fins lucrativos. Tem como objetivos principais utilizar a harmonia musical como instrumento de integração e motivação para o desenvolvimento do trabalho em grupo; promover e desenvolver a cultura regional; fazer apresentações em eventos culturais e sociais. É um projeto vitorioso!
O Coral dos Servidores da Ceplac conta com o importante apoio cultural do Sicoob Coopec e da Ceplac. Tem atualmente 25 Coristas, sendo 15 vozes femininas e 10 vozes masculinas.
O Coral da Ceplac tem como característica, fazer o trabalho vocal associado a interpretação e movimentação de palco, criando uma novidade a cada apresentação. Dessa forma, o público fica na expectativa e agradece com calorosos aplausos.
______________________
O Coral Dom Eduardo foi criado em 1967, por ocasião da sagração da recém construída Catedral Diocesana de São Sebastião em Ilhéus - Bahia, que contou com a participação do Núncio apostólico Dom Sebastião Baggio. A primeira regente foi Madre Dominique Le Berre, freira Ursulina. Após sua saída, assumiu a pianista Thylda Silva, que continuou os trabalhos por muitos anos, consolidando o Coral na região cacaueira, participando de momentos marcantes como a inauguração do Porto Internacional de Ilhéus e da Pedra fundamental da Fespi, hoje Uesc.
Também assumiram a regência do Coral Dom Eduardo o maestro Dioscar, o maestro Antônio Melo, a maestrina Solange Skromov e o maestro Luiz Gonzaga. Atualmente, o Coral está sob a batuta da maestrina Gilda Maria, que conta com 23 Coristas e com o acompanhamento do pianista Walmario Bernardes.
Foto: Pascom
________________________
O Madrigal CantaVox é um grupo cantante formado há 20 anos e, ao longo de sua trajetória, teve várias formações. Além de desenvolver estudos sobre teoria musical, o elenco atual, reunido há aproximadamente dois anos, dedica-se a estudar a história de cada obra que compõe o repertório. Essas pesquisas contribuem para consolidar o aprendizado, fortalecendo o canto e a interpretação das músicas.
Outro fator que ampara a performance do CantaVox é a sintonia do seu elenco, formado por pessoas diversas que encontraram no canto uma convergência poderosa de afetos. Assim, o Madrigal CantaVox compromete-se em apresentar ao seu público canções interpretadas com tenacidade e alegria, refletindo a identidade festiva do grupo de pessoas que o compõem. Celebramos a vida cantando as músicas de Milton, Gardel, Caymmi, Leavitt, Benedetti y Fávero, Bonfá, Parra, Farias.