Espaço reservado do Banner sistêmico Crediminas. Visitantes do site não visualizam este alerta.

Os mais pedidos

Sicoob Coopacredi recebe comitiva do Sicoob Credicarpa para visita de intercooperação

Encontro em Patrocínio reforçou o compartilhamento de boas práticas entre cooperativas do Sicoob nas áreas de crédito e cobrança

O Sicoob Coopacredi recebeu nesta quinta-feira (10/04), na agência Matriz em Patrocínio, uma visita de intercooperação realizada por uma comitiva do Sicoob Credicarpa. Formada por cinco empregados da instituição, a visita teve como objetivo o compartilhamento de experiências e conhecimentos nas áreas de crédito comercial e cobrança e recuperação de crédito.

A comitiva foi composta por: 
▪️ Stella Moreira Cunha – Coordenadora de Crédito;
▪️ Débora Faria Miranda – Assistente de Crédito;
▪️ Eduardo Braga de Melo – Analista de Crédito;
▪️ Fernanda Rocha Vinhal – Analista de Cobrança e Recuperação de Crédito;
▪️ Marlon Gustavo Andrade Pinheiro – Analista de Cadastro.

Eles foram recepcionados com um café da manhã e, na sequência, tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos internos do Sicoob Coopacredi, com foco nas áreas de interesse.

O pedido da visita partiu do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicarpa, Lisandro Coutinho Borges, e foi prontamente atendido pelo presidente do Sicoob Coopacredi, Celio Machado de Castro, que recebeu os visitantes ao lado dos diretores Givago Paiva, Otávio Alves e Simeão Honório, além de empregados da cooperativa anfitriã.

Para Celio de Castro, a troca de experiências entre as cooperativas do Sicoob fortalece o movimento cooperativista e contribui para a excelência dos serviços prestados aos cooperados. "Ficamos muito honrados em receber a equipe do Sicoob Credicarpa e agradecemos pela confiança. Esse tipo de intercooperação é fundamental para o fortalecimento das cooperativas, pois permite a troca de ideias, experiências e práticas bem-sucedidas. Parabenizo o presidente Lisandro pelo excelente trabalho à frente da instituição e reforço que as portas do Sicoob Coopacredi estarão sempre abertas para ações como essa", destacou.

A agência Matriz do Sicoob Credicarpa fica na cidade de Carmo do Paranaíba/MG.

André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi

Sicoob está entre as 100 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo o IT Forum

Abril 2025 - O Sicoob foi reconhecido como uma das 100 empresas mais inovadoras do Brasil pelo IT Forum, um dos mais relevantes ecossistemas de conteúdo e relacionamento do setor de tecnologia e negócios do país. A premiação valoriza organizações que se destacam por promover a inovação de forma estratégica, com impacto direto nos seus modelos de negócio e na experiência dos usuários.

O destaque que levou o Sicoob a conquistar esse reconhecimento foi o case do Assistente Inteligente do Sicoob, projeto que integra inteligência artificial generativa ao ambiente de trabalho dos colaboradores de todas as cooperativas. A ferramenta permite interações com documentos e dados de forma conversacional, otimizando processos, ampliando a produtividade e reforçando o compromisso da instituição com a inovação com propósito.

Em seus primeiros seis meses de operação, o Assistente Inteligente registrou mais de 33 milhões de interações e proporcionou ganhos tangíveis de eficiência, como a economia de mais de 2 mil horas de trabalho na área jurídica. O projeto também foi responsável por abrir caminho para uma nova geração de copilotos especializados, voltados a diferentes áreas de negócio.

Esse reconhecimento reforça o posicionamento do Sicoob como um ecossistema financeiro cooperativo que investe fortemente em tecnologia para transformar a vida dos seus mais de 8,6 milhões de cooperados, sem abrir mão do seu diferencial humano e próximo.

“O Sicoob entende a inovação como um meio para gerar valor real para as pessoas. Ser reconhecido entre as empresas mais inovadoras do Brasil é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a evolução tecnológica mas, acima de tudo, com a inovação com propósito”, destaca Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob. “Nossa atuação se baseia na combinação entre o que há de mais avançado em soluções digitais e a essência cooperativista, que coloca o ser humano no centro da estratégia”, ressalta o executivo.

Além disso, o Sicoob também vem se posicionando como protagonista em outras frentes de inovação no Sistema Financeiro Nacional, como no projeto do Drex, a moeda digital brasileira, por meio do Consórcio SFCoop, formado pelas principais cooperativas financeiras do país, em parceria com o Banco Central, e no desenvolvimento de soluções personalizadas no ecossistema Open Finance, como o Super App Sicoob.

“Nossas entregas digitais são fruto de uma estratégia robusta de inovação, que alia investimentos em tecnologia, metodologias ágeis, inteligência de dados e um olhar atento às necessidades reais dos cooperados. E isso só é possível graças à atuação conjunta de nossos times, parceiros e cooperativas, que acreditam em um futuro mais colaborativo e conectado”, completa Vilaça.

A metodologia da premiação avalia critérios como cultura de inovação, impacto no negócio, potencial disruptivo das soluções e maturidade digital.

Sicoob Coopacredi reconhece dedicação de empregados através de programa que celebra suas trajetórias na instituição

Cooperativa homenageia história destes profissionais que fazem a diferença na entidade

Um grupo de empregados do Sicoob Coopacredi foi homenageado na agência matriz, em Patrocínio, pelo tempo de dedicação e pelos excelentes serviços prestados à instituição. Além do reconhecimento, trata-se de uma celebração à história e ao comprometimento desses profissionais que contribuem diariamente para o crescimento da cooperativa e o bem-estar dos cooperados.

Participaram o presidente do Conselho de Administração, Celio Machado de Castro, a vice-presidente Viviane Rodrigues, os conselheiros de administração Antônio do Carmo, Danilce Neta, Fernando Vieira e Júlio da Silveira, os conselheiros fiscais Cristiano de Paula, Márcio França e Maria Marlene Claudino, os diretores Givago Paiva, Otávio Alves e Simeão Honório, e empregados.

O presidente expressa sua gratidão e admiração pelos homenageados: "É com grande satisfação que celebramos o tempo de casa e a dedicação desses empregados. Eles são a base da nossa cooperativa, e o empenho de cada um reflete diretamente na qualidade dos serviços que oferecemos aos nossos cooperados," destacou Celio de Castro. "Este reconhecimento é uma forma de expressar o nosso muito obrigado por acreditarem e construírem o Sicoob Coopacredi junto conosco", acrescenta.

A entidade possui um programa de valorização por tempo de casa, com critérios claros para que os empregados elegíveis sejam devidamente reconhecidos por sua trajetória na cooperativa, seja com valores em dinheiro, seja com vales-viagens, cartas e placas de agradecimento personalizadas, kits de viagem, troféu ou relógio. A iniciativa reforça o valor que o Sicoob Coopacredi atribui ao seu capital humano, incentivando a permanência e o desenvolvimento dos profissionais.

Na ocasião, os empregados homenageados puderam receber o carinho de todos. "Essa atmosfera refletiu o espírito de união e colaboração que permeia o Sicoob Coopacredi", finaliza Viviane Rodrigues.

André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi

Consórcio do cooperativismo financeiro lança solução inovadora para reforçar a privacidade e a segurança de dados no ecossistema do Drex

O SFCoop, consórcio formado pelos sistemas cooperativos Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred para participação no projeto piloto do Drex, anuncia o desenvolvimento de uma solução inovadora voltada para aprimorar a privacidade, a proteção de dados e a segurança no ecossistema financeiro digital. 

Na primeira fase de desenvolvimento, o piloto do Drex, que visa criar uma infraestrutura para transações com ativos digitais regulada pelo Banco Central, enfrentou desafios relacionados à privacidade dos usuários, à proteção de informações sensíveis e à viabilização da fiscalização pela autoridade monetária. Diante dos resultados insatisfatórios com as soluções testadas, o Banco Central abriu, para a segunda fase do projeto, a possibilidade de apresentação de novas propostas que conciliem descentralização, programabilidade e privacidade. 

A solução do SFCoop foi concebida em conformidade com as diretrizes de sigilo bancário, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais normativas regulatórias, garantindo um modelo mais seguro e transparente para as operações dentro da infraestrutura do Drex. 

Denominada Harpo, em homenagem ao deus grego do silêncio, dos segredos e da confidencialidade, a tecnologia desenvolvida pelo consórcio estabelece novos padrões para o tratamento de dados sensíveis no ecossistema financeiro digital, equilibrando eficiência, segurança e privacidade. 

“Durante a fase inicial do Drex, identificamos desafios críticos relacionados à confidencialidade das transações, ao controle sobre os dados e à supervisão regulatória. Nossa solução endereça esses pontos, garantindo que o Drex evolua com um arcabouço tecnológico robusto, alinhado às exigências do mercado e às normas legais”, destacou Márcio Alexandre, superintendente de Governança e Arquitetura de TI e representante técnico do consórcio SFCoop no Drex. 

O executivo afirmou, ainda, que “o esforço de produzir uma peça essencial para o funcionamento do Drex e disponibilizá-la em um modelo de código aberto reflete o compromisso dos sistemas cooperativos com a inovação, a independência tecnológica, a soberania nacional da iniciativa e o amplo acesso a esses recursos”. 

Apresentado às demais instituições participantes do piloto do Drex no último 13  de março, o Harpo pretende ser uma solução colaborativa. Para isso, o SFCoop adotou um modelo de licenciamento aberto e um acordo técnico entre cooperados que regerá o trabalho de todas as organizações interessadas em se envolver na iniciativa. 

Fabio Araujo, consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos do Banco Central (Deban) e coordenador da Iniciativa Drex no BC, destacou a relevância de aprimorar a privacidade e a segurança no Drex, ressaltando o papel das instituições financeiras nesse avanço: 

“A privacidade e a segurança de dados são essenciais para que o Drex se consolide como uma infraestrutura digital sólida e confiável. O desenvolvimento de soluções que enderecem esses desafios fortalece a confiança no ecossistema financeiro digital e assegura a conformidade com as diretrizes regulatórias. Além disso, a criação de um ambiente seguro e interoperável depende do engajamento contínuo do setor financeiro. A adoção de tecnologias inovadoras permitirá que o Drex avance com resiliência, transparência e alinhamento às melhores práticas internacionais”, afirmou. 

A inovação trará maior segurança para as instituições participantes, assegurando que o Drex funcione dentro de um ambiente confiável, interoperável e em conformidade com os princípios de proteção de dados exigidos pelo Banco Central. Além disso, a solução do SFCoop se posiciona como um modelo de referência para futuras implementações de privacidade e segurança dentro da arquitetura financeira digital do país. 

Representantes do Sistema Ocemg visitam Sicoob Coopacredi para estreitamento de laços

Visita reforça parceria e compromisso com o crescimento do cooperativismo mineiro

O Sicoob Coopacredi recebeu, no dia 20 de março, a visita de Fabiana Pereira e Robson Cesário dos Santos, analistas de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg. Eles foram recepcionados pelo presidente Celio Machado de Castro e empregados do Sicoob Coopacredi, na agência matriz, em Patrocínio/MG, em um encontro voltado ao fortalecimento do relacionamento institucional e ao alinhamento de estratégias para o crescimento do cooperativismo.

A parceria entre a entidade e o Sistema Ocemg tem sido fundamental para a capacitação dos empregados e o aprimoramento das práticas cooperativistas, garantindo ainda mais benefícios para os cooperados.

"A Ocemg desempenha um papel essencial no sucesso do cooperativismo em Minas Gerais, sempre oferecendo suporte e promovendo iniciativas que fazem a diferença para as cooperativas e seus cooperados. Foi uma satisfação receber a Fabiana e o Robson e reforçar essa parceria que tanto contribui para o nosso desenvolvimento", destacou Celio de Castro.

O Sistema Ocemg é uma organização que atua para promover a defesa e o êxito das cooperativas no estado. A entidade oferece formação profissional, monitoramento e promoção social, além de proporcionar cursos, treinamentos e apoio técnico para fortalecer a gestão e a competitividade do setor. 

André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi

Sicoob Coopacredi doa novo ponto de monitoramento do projeto Olho Vivo Rural

Cooperativa recebeu representantes do Consep e da Polícia Militar na agência matriz em Patrocínio

Na manhã desta terça-feira (01/04), o Sicoob Coopacredi recebeu na agência matriz, em Patrocínio, representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) e do 46º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

A visita teve como objetivo registrar a doação feita pela cooperativa para a instalação do 29º ponto de monitoramento do projeto Olho Vivo Rural, contribuindo para o fortalecimento da segurança no campo. Estiveram presentes o comandante do 46º BPM, tenente-coronel Werner, acompanhado do subcomandante major Leandro e do comandante do setor rural, tenente Rossi, juntamente com membros da diretoria do Consep, Roger Montanari, Ariton Reges e Márcio Montanari, e da secretária-executiva Thalita Gomes.

Eles foram recebidos pelo presidente do Sicoob Coopacredi, Celio Machado de Castro, pela vice-presidente, Viviane Rodrigues, e pelo diretor de Negócios, Givago Paiva. A doação realizada pela cooperativa viabilizou a instalação de duas câmeras de segurança na região de Santo Antônio da Lagoa Seca, ampliando a rede de monitoramento voltada à prevenção criminal nas áreas rurais.

“O Sicoob Coopacredi é parceiro do setor de segurança pública há vários anos, colaborando com o Consep, a Polícia Militar e demais órgãos para garantir mais tranquilidade aos moradores das cidades e às comunidades rurais da região. Sabemos da importância de investir em segurança e seguimos comprometidos com iniciativas que beneficiam nossos cooperados e toda a população”, destacou o presidente Celio de Castro, que lembrou que em 2024 a entidade doou outros dois pares de câmeras.

O projeto Olho Vivo Rural tem se mostrado um importante aliado na prevenção de crimes e no monitoramento das estradas e propriedades do campo.

André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi

Prefeito de Cruzeiro da Fortaleza visita o Sicoob Coopacredi e reforça importância de parcerias com a instituição

Visita institucional fortalece relação entre cooperativa e administração municipal

O Sicoob Coopacredi recebeu, na agência matriz em Patrocínio, no último dia 21/03, a visita do prefeito de Cruzeiro da Fortaleza, Antônio Cortes de Almeida, acompanhado do assessor Fabiano Divino da Silva e do engenheiro Eduardo Luiz Pereira. Eles foram recepcionados pelo presidente Celio Machado de Castro e pela vice-presidente Viviane Rodrigues.

O prefeito fez a visita de cortesia para conhecer a estrutura da cooperativa e dialogar sobre possíveis parcerias para o desenvolvimento do município, onde o Sicoob Coopacredi possui agência desde 2018 quando foi inaugurada uma unidade no distrito de Brejo Bonito.

Durante o encontro, o prefeito destacou a disposição de Cruzeiro da Fortaleza em fortalecer laços com a instituição financeira, colocando a Prefeitura de portas abertas para estreitar essa parceria e trabalhar em cooperação através de iniciativas que beneficiem a população.

O presidente Celio Machado de Castro agradeceu a visita e reforçou o compromisso com a comunidade local. "Desde a nossa chegada em Brejo Bonito, o Sicoob Coopacredi tem se dedicado a oferecer soluções financeiras que impulsionam o crescimento da região. Esse estreitamento de relacionamento com a administração municipal é fundamental para que possamos continuar levando não apenas produtos e serviços financeiros aos cooperados, mas também promover um impacto social positivo para toda a comunidade", destacou.

O encontro reafirma a importância do Sicoob Coopacredi como um agente de desenvolvimento das comunidades onde a entidade está inserida.

André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi

Encontre o Sicoob mais próximo de você.

Digite o número ou nome da cooperativa
Ou, se preferir, selecione um Estado e Cidade