content:
content:

O SICOOB

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país é composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros.

Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.

A COOCRESB

A Cooperativa de Crédito – Sicoob Coocresb, fundada em 15 de agosto de 2002, em Bebedouro/SP, é a principal instituição de seus associados, funcionários públicos municipais e autárquicos da cidade.

COOPERATIVISMO

O cooperativismo é uma doutrina cultural e sócia econômica que consagra os princípios fundamentais de liberdade humana por meio de uma organização autodirigida por pessoas com objetivos econômicos, sociais e culturais em comum.

O marco do moderno cooperativismo surgiu em 1844, na Inglaterra, quando 28 tecelões fundaram uma cooperativa em Rochdale. Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países estão vinculadas a uma cooperativa.

O cooperativismo de crédito surgiu na Alemanha em 1852. Atualmente, existem 500 milhões de pessoas associadas a instituições cooperativistas de crédito no mundo.

No Brasil, o cooperativismo de crédito nasceu com as comunidades jesuíticas e obra do padre suíço Theodor Amstadt, em 1902 em Nova Petrópolis, RS.

Em São Paulo, a história começou em 14 de julho de 1961, na cidade de Santo André, com a constituição da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Rhodia Química.

Hoje, no Brasil, existem mais de 1.400 cooperativas do ramo Crédito. No Estado de São Paulo são cerca de 200.