Sicoob Cofal - Sicoob Cofal
Somos o Sicoob Cofal: diferente e melhor!
O que é o Sicoob Cofal
Em 19 de junho de 1980, um grupo de servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, movido por um espírito comum de solidariedade e necessidade de ajuda mútua, reúne-se em assembleia e decide pela constituição de uma entidade de apoio financeiro, para auxiliar os servidores da Casa quanto ao uso adequado do crédito e à administração de seus gastos, promovendo o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.
A ideia de criação de uma cooperativa surgiu porque havia necessidade de ajuda mútua entre os servidores da Assembleia em suas questões financeiras, e o caminho do cooperativismo era o que mais se aproximava das soluções de forma mais justa e solidária. E para essa “construção” a base foi a ajuda mútua, a solidariedade, a transparência, o compromisso e a confiança. Tal alicerce vem sustentando a Cooperativa ao longo de toda sua existência.
Mesmo com muitas dificuldades, nos primeiros anos de funcionamento da Cooperativa, esses pioneiros se empenharam na conscientização dos demais servidores da Assembleia e mostraram que o Sicoob Cofal tinha nascido para atender aos anseios dos cooperados, disponibilizando crédito mais fácil, com menores taxas de juros, e melhores opções de investimento para suas economias.
O Sicoob Cofal completou 42 anos de atuação. Esse é um motivo e tanto para comemorarmos. Juntos, alcançamos a maturidade, a eficiência com muita solidez e força para crescer.
A Cooperativa oferece aos associados assistência financeira com agilidade, competitividade e segurança. Alicerçada em ideais de solidariedade, ajuda mútua e transparência, o Sicoob Cofal disponibiliza um amplo leque de produtos e serviços, incentivando o uso consciente do crédito e fomentando a expansão do cooperativismo e da economia solidária.
Estrutura administrativa
Responsáveis pela gestão da cooperativa.
Cristiano Felix dos Santos Silva
Presidente
Ana Clarice dos Santos Martins
César Augusto Torres
Décio Luiz Defeo
Eurico Gustavo dos Reis Cruz
Geraldo Magela da Silva Neto
Juliana Jeha Daura
Júlio Cadaval Bede
Márcio Juliano Vieira de Almeida
Wagner Dias da Silva
Diretor-geral
Luiz Antônio Dias
Diretor administrativo e de normas
Anderson Moratori Nunes Coelho
Diretor financeiro e comercial
Efetivos:
Jussara de Melo Ferreira
Paulo Acorroni
Rogério de Senna
Suplentes:
Nilton de Souza Ferreira
Geraldo Ediberto Fernandes;
Lúcio Antônio de Souza;
José Jurani Garcia de Araújo
Adair Ribeiro Vidal;
Alexandro Franklin de Sousa Nascimento;
Décio Luiz Defeo;
Anderson Moratori Nunes Coelho;
Geraldo Magela da Silva Neto;
Luiz Antônio Dias;
Wagner Dias da Silva.
Propósito e Visão
PropósitoConectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.
VisãoProporcionar a melhor experiência financeira aos nossos cooperados.
Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito
Os depósitos em cooperativas financeiras têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos: R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.