A gente existe pela sustentabilidade.

 

 

A alma do cooperativismo é unir o desenvolvimento econômico e o bem-estar social por meio da participação democrática, da solidariedade, da independência e da autonomia. Com base nessas premissas, a Cocre promove todos os anos projetos sociais voltados para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos de diferentes classes sociais e áreas de atuação.

São 15 projetos sociais como palestras, apresentações, oficinas, apoios e arrecadações que cooperam para o crescimento dos participantes e o desenvolvimento das comunidades em que atuamos:

Todos os anos a Cocre promove a Campanha do agasalho em suas agências, com o objetivo de ajudar famílias a se protegerem do frio. Todas as unidades da cooperativa recebem caixas e tanto os colaboradores como os cooperados são convidados a participar com doações para serem distribuídas a entidades e projetos sociais que atendem as comunidades carentes. É feita uma campanha de divulgação e as pessoas são incentivadas a ajudar.
Receber consultoria especializada e, assim, potencializar a gestão do seu negócio e atingir resultados ainda melhores: tudo isso é possível através do programa Coopera Empreendedor, realizado pela Cocre em parceria com o Sebrae. O projeto propõe a formação gratuita para cooperados PJ, ou seja, pessoa jurídica/ MEI, além de uma consultoria especializada para análise, diagnóstico e elaboração de um plano de ações de acordo com as necessidades identificadas nas seguintes áreas das empresas: gestão financeira, estratégias, gestão de pessoas, processos, marketing e vendas.
A Cocre se preocupa com a próxima geração e por isso, promove em parceria com o Sebrae e o Instituto Formar e o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), o projeto “Crescendo e empreendendo”. Trata-se de um programa de educação empreendedora voltado para jovens entre 15 e 18 anos, pensando no início da vida profissional dos participantes e na educação financeira desses jovens. Mais um projeto que tem em sua raiz, o objetivo de dar suporte para que as pessoas tenham cada vez mais acesso à justiça financeira.
Tendo a sustentabilidade como um dos pilares do ESG, a Cocre busca realizar ações para o bem do meio ambiente. Em 2021, a instituição realizou algumas ações de conscientização e sensibilização em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho e lembrado durante toda a semana. As ações envolveram o plantio de mudas de árvore pelas agências, além da distribuição de lápis plantáveis para os cooperado, e de tubetes contendo sementes de mudas de plantas e árvores aos colaboradores. Os lápis foram feitos com madeira de reflorestamento e, na parte superior, contavam com um compartimento que abrigava sementes de rúcula para serem plantadas após o uso. O objetivo é repetir ações como essas, para reforçar e dar visibilidade a essa data.
A maioria das pessoas não sabe, mas parte do seu Imposto de Renda pode ser destinado para ajudar ONGs e projetos sociais, sem que você gaste nada. Dessa ação nasceu o projeto “Declare amor”, campanha que visa divulgar a destinação de parte do Imposto de Renda devido a entidades ou associações carentes. Com a ação, a Cocre segue seu princípio de ajudar a comunidade e ainda apoia cooperados e não-cooperados no processo de declaração do Imposto de Renda.
Ao longo de todo ano a Cocre promove palestras gratuitas à população das 16 cidades das quais está presente. Os encontros são baseados na temática de educação financeira e abordam diversos assuntos, como cuidado com o orçamento, redução de gastos e investimentos. As palestras são voltadas tanto para cooperados como para não-cooperados e visam formar na comunidade, uma cultura de educação financeira cada vez mais presente. Essa ação também faz parte do objetivo do cooperativismo, que é o da promoção da justiça financeira a todos. Por conta da pandemia do Covid-19, as palestras de 2020 e 2021 foram realizadas em formato online.
Em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), a Cocre promove todos os anos o projeto Evolui. A ação consiste em oferecer cursos gratuitos voltados à população em geral e também específicos para empreendedores. Em 2019, as temáticas trabalhadas no projeto envolveram administração dos negócios, organização financeira, finanças pessoais, sustentabilidade, inovação e marketing pessoal. O principal objetivo é ajudar na formação e profissionalização dos cooperados e não cooperados.
Através de apresentações teatrais para crianças e de oficinas para os professores e capacitadores, o projeto tem como objetivo oferecer formação em educação financeira, cooperativista, ambiental e de cidadania a crianças de escolas da comunidade. A ação foi realizada pela primeira vez em 2019 e envolveu a apresentação da peça teatral “Moedinha”, desenvolvida exclusivamente para a Cocre, que tem como protagonista o Caio, personagem do livro “Caio achou uma moedinha”, da Coleção “Financinhas” do Instituto Sicoob. Em 2020, as oficinas para os capacitadores foram realizadas de forma online e as apresentações ocorreram em formato Drive-In, por conta do agravamento da pandemia do Covid-19. Para os próximos anos, e com a retomada da economia e dos eventos sociais, o objetivo é dar sequência ao projeto, levando teatro, diversão e educação financeira para as crianças.
Um evento anual que une música, formação e arrecadação de alimentos para a comunidade carente. A primeira edição aconteceu em 2019, e teve o intuito de promover a cultura e a solidariedade. A ação contou com a banda e coral do Instituto Formar, que tocou canções em alusão ao aniversário de 25 anos da morte do cantor e compositor Tom Jobim. Os alimentos arrecadados com o evento foram doados ao próprio instituto. O objetivo, assim como a campanha do Natal Solidário, é fazer com que a data seja tão especial quanto merece ser e o objetivo é dar sequência ao projeto para os próximos anos.
Todos os anos, na época do Natal, a Cocre realiza uma ação interna de arrecadação junto aos colaboradores, visando beneficiar crianças carentes. A iniciativa envolve desde a arrecadação de brinquedos para doação, até a arrecadação de dinheiro para passeios e atividades com as crianças. Cada ano é feito de uma forma, após planejamento e certificação de viabilidade do projeto. O objetivo é sempre o mesmo: promover entre as crianças mais carentes, um natal feliz e mais alegre, com brinquedos novos e a esperança de que é possível fazer desta data, uma data especial para todos.
Através de uma parceria com o Instituto Gaia+, a Cocre realizou em 2020, a campanha “Páscoa Solidária”. A ação teve o objetivo de arrecadar fundos que foram revertidos na compra de ovos de Páscoa para 75 crianças que integram o projeto Gaia+Lab. A arrecadação foi feita junto aos colaboradores da cooperativa, que puderam doar qualquer quantia em dinheiro e todo o montante arrecadado foi repassado ao Instituto Gaia+, que comprou os ovos de Páscoa e distribuiu às crianças que fazem parte do projeto.
O projeto visa promover a formação de conselheiros para sucessão nos conselhos administrativo e fiscal da cooperativa, voltado aos interessados que se enquadram nos pré-requisitos necessários. A cada 2 anos ocorrem mudanças no colegiado do Conselho Administrativo, com a proposta de dar mais transparência e equidade aos processos de decisão da empresa. O Perpetua vem então, com o propósito de dar a oportunidade de cooperados participarem desse processo, fazendo jus ao propósito principal do cooperativismo, no qual todos os associados são donos da instituição.
Em parceria com a ONG Avistar e com a empresa de transportes Monte Alegre, de Piracicaba, o projeto propõe o subsídio da Cocre à formação em massagem de deficientes visuais, além da compra de duas cadeiras de massagem. Após a conclusão do curso, os profissionais são contratados pela cooperativa e passam uma vez ao mês pelas agências para uma sessão de massagem nos colaboradores e cooperados. Para locomoção dos alunos até as agências, a empresa de transportes Monte Alegre realiza a locomoção dos massagistas. A iniciativa tem o objetivo de promover a profissionalização e a geração de renda entre os deficientes visuais, além do bem-estar entre funcionários, colaboradores e cooperados.
Através da campanha “Descarte do Bem”, a Cocre realiza a coleta de cartões de crédito e carteirinhas em desuso em suas agências. Uma vez inativados e cortados, os objetos são encaminhados a uma empresa especializada que os transforma em marcadores de páginas que, posteriormente, são doados pela cooperativa. A ação teve início em 2020 e segue até dezembro de 2021. Além de ajudar as pessoas a terem um local de descarte desses materiais, ainda contribui com o meio ambiente por meio da reciclagem.
A Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) é promovida pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira) e conta com a participação de várias cooperativas e instituições financeiras do país, com o objetivo de disseminar a importância da educação financeira, bem como da previdência privada e dos seguros, por exemplo. Durante essa semana, a Cocre realiza diversas ações voltadas à educação financeira para a comunidade. ​Mais de 6 mil pessoas são impactadas todos os anos por meio da iniciativa.