CSCecresp - Sicoob Cecresp
Conheça o CSCecresp
O Centro de Serviços Compartilhados da Cecresp, oferece serviços de excelência para impulsionar as Cooperativas Brasileiras em todos os seus negócios. O CSCecresp oferece um portfólio completo e compatível com as suas necessidades.
Dentre os serviços é possível encontrar:
• Consulta Online
O serviço de consulta on-line destina-se a sanar dúvidas pontuais das Cooperativas.
• Controles Internos
Agente de Controles Internos e Riscos - ACIR Compartilhado: Realizar o acompanhamento sistemático das atividades do sistema de controles internos.
• Controladoria e Contabilidade
- Contabilidade Geral (societária e tributária): O serviço de Contabilidade Geral (societário e tributário) contempla um trabalho minucioso efetuado por especialistas que analisam todas informações fiscais e tributárias da Cooperativa contratante.
- Planejamento Orçamentário: Consiste na elaboração do planejamento do orçamento da cooperativa baseado em suas premissas estratégicas e nas melhores práticas de mercado.
• Crédito
Análise de Risco de Crédito (mesa de crédito): Análise técnica da capacidade de pagamento do tomador do crédito bem como identificação dos riscos inerentes à concessão, com o objetivo demonstrar o risco de inadimplência (baixo, moderado ou alto).
• Facilities
Abrange e integra um amplo escopo de processos, serviços, atividades e instalações que possibilitam locais de trabalho de custos adequados e assegura uma prestação eficiente de serviços com renegociação periódica dos contratos e/ou contratação de novos prestadores, de modo a garantir valor e qualidade adequados.
• Desenvolvimento de Negócios
- Planejamento de Mercado: Identificar as oportunidades oferecidas pelo mercado para o desenvolvimento, expansão e consolidação da cooperativa, bem como atender às exigências dos pleitos junto ao Banco Central. Com isso, será possível ampliar a visão de futuro, analisando o modelo do negócio vigente e revisando as estratégias para alcançar melhores resultados.
- Assessoria de Apoio ao Negócio: Esse serviço consiste em assessorar a cooperativa na elaboração e execução de estratégias de negócios para obter melhores resultados, contribuindo para o seu crescimento.
- Fusões e Incorporações (A&M): Gerenciar o processo de reestruturação das instituições, caracterizada pela união de duas ou mais cooperativas, dando início a uma organização mais fortalecida. Com isso, será possível elevar a participação no mercado, expandir a abrangência da marca, aumentar as receitas, reduzir os custos, mitigar os riscos de mercado e melhorar as condições de atuação.
• Jurídico
- Assessoria Jurídica: Assistência e representação jurídica nos ramos do Direito, tanto nos aspectos preventivos quanto na administração do contencioso, sugerindo medidas para resguardar interesses e dar segurança jurídica nos atos e decisões da parte interessada.
- Recuperação de Crédito Judicial: Cobrança pela via judicial das operações inadimplidas com prazo superior a 60 (sessenta) dias, em que a Cooperativa não obteve sucesso na composição amigável. Também são realizadas cobranças pela via judicial das operações que já estão na carteira de prejuízo da Cooperativa, dependendo de análise prévia em relação a eventual prescrição contratual.
- Desenvolvimento de Diretrizes, Normas e Políticas: Elaboração ou ajuste de diretrizes, normas e políticas de governança, conforme normas sistêmicas do Sicoob.
- Consultoria Jurídica: Elaboração de parecer técnico acerca do tema elaborado, baseado em estudo legal, doutrinário e jurisprudencial, nas áreas de Direito Societário, Cooperativista, Civil, Trabalhista, Tributário, Previdenciário e Criminal.
• Marketing
- Análise de Inteligência de Mercado e Cliente: Prover dados e informações para suportar a tomada de decisão, através do monitoramento do mercado, concorrência, tendências, produtos e serviços e segmentação de clientes, por meio do uso de tecnologia e metodologias de análise, buscando aumentar a competitividade de nossos clientes.
- Diagnóstico e Planejamento de Comunicação e Marketing: Fornecer estratégias e ações que contribuam para que o cooperado efetue a compra de um produto ou serviço e quais diretrizes a comunicação organizacional deve seguir. A partir da entrega de um planejamento, baseado em análises, estudos sobre o negócio e pesquisas sobre o mercado e as tendências, a cooperativa terá condições de suprir as necessidades de seus públicos de interesse.
- Gestão de Indicadores e Metas de Negócio: Monitoramento e análise dos resultados da cooperativa para servir como referência para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria. Com essas informações, será possível que a cooperativa avalie a eficácia das estratégias, alinhando seus processos e identificando novas oportunidades, com o intuito de promover a melhoria de desempenho e buscar a excelência.
• RH
- Folha de Pagamento: Elaboração das atividades referentes às obrigações legais no modelo CLT ou autônomo.
Este serviço abrange todo o acompanhamento de investimentos mensais em pessoal, suportando a responsabilidade do envio mensal dos encargos e obrigações trabalhistas.
Fazem parte deste serviço:
1) Cálculo de Folha de Pagamento;
2) Movimentação;
3) Demissão;
4) Férias;
5) Admissão Celetista;
6) Admissão Dirigente;
7) Consulta on-line (não contempla parecer técnico).
- Recrutamento e Seleção: Análise de padrões para aproveitamento de candidatos, seleção de fontes de recrutamento, análise de perfis, cargos e salários, definição de níveis adequados de remuneração para contratação.
- Planejamento de Carreiras, Cargos e Salários: Diagnóstico dos pontos a serem trabalhados sob a perspectiva de implantação e/ou melhoria do planejamento de carreira, cargos e salários. Mapear os cenários de riscos à cooperativa diante de esfera legais solicitando parecer jurídico para compor as análises (quando necessário).
- Coordenação Educacional: Prover soluções educacionais com conteúdo de alto valor agregado e aplicabilidade aos negócios, para contribuir com o desenvolvimento das competências necessárias dos seus empregados e dirigentes, para alavancar o negócio.
- Contas a pagar: Realizar os processos de mapeamento, acompanhamento, testes e capacitação técnica dos processos operacionais para a implantação do serviço de Contas a Pagar.
• Suprimentos
Realização de aquisições centralizadas de itens e serviços suportados por acordos comerciais pré-estabelecidos ou de maneira avulsa.
• TI
- Segurança Cibernética: Soluções de segurança, com foco em firewall e antivírus, bem como o suporte técnico aos serviços implantados e/ou compatíveis. Visa facilitar a adoção de padrões de comportamento seguro, a fim de prevenir, detectar e monitorar ameaças, mitigando riscos cibernéticos e incidentes na Cooperativa, contribuindo para elevar a disponibilidade do negócio.
- Desenvolvimento e Sustentação de TI: Este processo consiste na sustentação de sistemas e na gestão corretiva, adaptativa e evolutiva dos sistemas de TI oferecidos para as cooperativas associadas.
- Gerenciamento e Infraestrutura de TI: Este processo consiste em um conjunto combinado de hardware, software, redes, instalações, além de todo o equipamento relacionado à tecnologia da informação, usado para desenvolver, testar, fornecer, monitorar, controlar ou suportar serviços de TI.
• Sob Demanda
- Parecer Técnico: Esse serviço consiste em emitir pareceres técnicos estruturados com ou sem necessidade de interações de terceiros, quais sejam Centro Corporativo Sicoob (CCS), órgãos reguladores, órgãos fiscais e demais partes interessadas conforme o contexto apresentado.
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