Para você - Sicoob Cecremef
Os mais pedidos
Aqui, você tem acesso rápido aos serviços mais utilizados por você:
Sicoob está entre as 100 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo o IT Forum

Abril 2025 - O Sicoob foi reconhecido como uma das 100 empresas mais inovadoras do Brasil pelo IT Forum, um dos mais relevantes ecossistemas de conteúdo e relacionamento do setor de tecnologia e negócios do país. A premiação valoriza organizações que se destacam por promover a inovação de forma estratégica, com impacto direto nos seus modelos de negócio e na experiência dos usuários.
O destaque que levou o Sicoob a conquistar esse reconhecimento foi o case do Assistente Inteligente do Sicoob, projeto que integra inteligência artificial generativa ao ambiente de trabalho dos colaboradores de todas as cooperativas. A ferramenta permite interações com documentos e dados de forma conversacional, otimizando processos, ampliando a produtividade e reforçando o compromisso da instituição com a inovação com propósito.
Em seus primeiros seis meses de operação, o Assistente Inteligente registrou mais de 33 milhões de interações e proporcionou ganhos tangíveis de eficiência, como a economia de mais de 2 mil horas de trabalho na área jurídica. O projeto também foi responsável por abrir caminho para uma nova geração de copilotos especializados, voltados a diferentes áreas de negócio.
Esse reconhecimento reforça o posicionamento do Sicoob como um ecossistema financeiro cooperativo que investe fortemente em tecnologia para transformar a vida dos seus mais de 8,6 milhões de cooperados, sem abrir mão do seu diferencial humano e próximo.
“O Sicoob entende a inovação como um meio para gerar valor real para as pessoas. Ser reconhecido entre as empresas mais inovadoras do Brasil é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a evolução tecnológica mas, acima de tudo, com a inovação com propósito”, destaca Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob. “Nossa atuação se baseia na combinação entre o que há de mais avançado em soluções digitais e a essência cooperativista, que coloca o ser humano no centro da estratégia”, ressalta o executivo.
Além disso, o Sicoob também vem se posicionando como protagonista em outras frentes de inovação no Sistema Financeiro Nacional, como no projeto do Drex, a moeda digital brasileira, por meio do Consórcio SFCoop, formado pelas principais cooperativas financeiras do país, em parceria com o Banco Central, e no desenvolvimento de soluções personalizadas no ecossistema Open Finance, como o Super App Sicoob.
“Nossas entregas digitais são fruto de uma estratégia robusta de inovação, que alia investimentos em tecnologia, metodologias ágeis, inteligência de dados e um olhar atento às necessidades reais dos cooperados. E isso só é possível graças à atuação conjunta de nossos times, parceiros e cooperativas, que acreditam em um futuro mais colaborativo e conectado”, completa Vilaça.
A metodologia da premiação avalia critérios como cultura de inovação, impacto no negócio, potencial disruptivo das soluções e maturidade digital.
AGO 2025

Assembleia Geral Ordinária 2025
12 de abril
1ª convocação às 8 horas
2ª convocação às 9 horas
3ª convocação às 10 horas

A Assembleia Geral é órgão máximo da cooperativa, tendo poderes, no limite da lei e do Estatuto Social, para tomar toda e qualquer decisão de interesse do quadro social. A Assembleia Geral Ordinária é realizada, obrigatoriamente, uma vez por ano, no decorrer dos primeiros 4 (quatro) meses após o término do exercício social. Nela, tratamos temas definidos pelo
Conheça o Sicoob Moob

Conheça o
Sicoob Moob
Conheça as funcionalidades
do Moob
Saiba como usar
o Moob

Clique aqui e faça download do Moob
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento Humanizada.
0800 969 6161 (ligação local de todo Brasil)
Atendimento completo por Telefone
+55 (11) 97085-0324
Atendimento completo por Whatsapp
crh@sicoobcecremef.com.br
Atendimento completo por E-mail
Processo Eleitoral 2025

Na próxima Assembleia Geral Ordinária, com data prevista para 12 de abril de 2025, teremos eleição para o Conselho Fiscal. O prazo para inscrição das respectivas chapas é até o dia 7 de fevereiro. A documentação e os anexos necessários estão disponíveis no nosso Regulamento Eleitoral. Confira o calendário eleitoral, com as datas completas:
Clique aqui para acessar os documentos e ficar por dentro de todo o processo eleitoral 2025.
Sicoob Cecremef recebe visita internacional da CCC-CA para troca de experiências do cooperativismo

A agência São Clemente do Sicoob Cecremef abriu suas portas, no dia 19 de fevereiro, para receber a delegação da Confederação de Cooperativas do Caribe, Centro e América do Sul (CCC-CA). O grupo, composto por 45 representantes de diversas cooperativas, participou de um encontro estratégico focado na troca de experiências e no fortalecimento do networking. Na ocasião, foram compartilhadas boas práticas e debatidos os desafios e oportunidades do setor.
Durante o evento, o diretor executivo do Sicoob Cecremef, Carlos Soares, realizou uma apresentação sobre o cooperativismo de crédito no Brasil. Ele abordou a história do movimento no país, seus números e a importância do Sicoob como sistema cooperativo, além de sua composição sistêmica, propósito, grandes números e o Instituto Sicoob.
Para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes, o Sicoob Cecremef convidou a Cooperativa de Eletrificação Rural Cachoeiras (CERCI) para compartilhar seu modelo de atuação. Eles apresentaram aos convidados o funcionamento de uma cooperativa de infraestrutura no Brasil, detalhando seus desafios e sucessos na prestação de serviços
A visita da CCC-CA ao Sicoob Cecremef consolida o papel da instituição como referência no cooperativismo de crédito brasileiro e reforça o compromisso do Sicoob com a promoção do desenvolvimento sustentável e a colaboração entre cooperativas em âmbito internacional.
Consórcio do cooperativismo financeiro lança solução inovadora para reforçar a privacidade e a segurança de dados no ecossistema do Drex

O SFCoop, consórcio formado pelos sistemas cooperativos Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred para participação no projeto piloto do Drex, anuncia o desenvolvimento de uma solução inovadora voltada para aprimorar a privacidade, a proteção de dados e a segurança no ecossistema financeiro digital.
Na primeira fase de desenvolvimento, o piloto do Drex, que visa criar uma infraestrutura para transações com ativos digitais regulada pelo Banco Central, enfrentou desafios relacionados à privacidade dos usuários, à proteção de informações sensíveis e à viabilização da fiscalização pela autoridade monetária. Diante dos resultados insatisfatórios com as soluções testadas, o Banco Central abriu, para a segunda fase do projeto, a possibilidade de apresentação de novas propostas que conciliem descentralização, programabilidade e privacidade.
A solução do SFCoop foi concebida em conformidade com as diretrizes de sigilo bancário, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais normativas regulatórias, garantindo um modelo mais seguro e transparente para as operações dentro da infraestrutura do Drex.
Denominada Harpo, em homenagem ao deus grego do silêncio, dos segredos e da confidencialidade, a tecnologia desenvolvida pelo consórcio estabelece novos padrões para o tratamento de dados sensíveis no ecossistema financeiro digital, equilibrando eficiência, segurança e privacidade.
“Durante a fase inicial do Drex, identificamos desafios críticos relacionados à confidencialidade das transações, ao controle sobre os dados e à supervisão regulatória. Nossa solução endereça esses pontos, garantindo que o Drex evolua com um arcabouço tecnológico robusto, alinhado às exigências do mercado e às normas legais”, destacou Márcio Alexandre, superintendente de Governança e Arquitetura de TI e representante técnico do consórcio SFCoop no Drex.
O executivo afirmou, ainda, que “o esforço de produzir uma peça essencial para o funcionamento do Drex e disponibilizá-la em um modelo de código aberto reflete o compromisso dos sistemas cooperativos com a inovação, a independência tecnológica, a soberania nacional da iniciativa e o amplo acesso a esses recursos”.
Apresentado às demais instituições participantes do piloto do Drex no último 13 de março, o Harpo pretende ser uma solução colaborativa. Para isso, o SFCoop adotou um modelo de licenciamento aberto e um acordo técnico entre cooperados que regerá o trabalho de todas as organizações interessadas em se envolver na iniciativa.
Fabio Araujo, consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos do Banco Central (Deban) e coordenador da Iniciativa Drex no BC, destacou a relevância de aprimorar a privacidade e a segurança no Drex, ressaltando o papel das instituições financeiras nesse avanço:
“A privacidade e a segurança de dados são essenciais para que o Drex se consolide como uma infraestrutura digital sólida e confiável. O desenvolvimento de soluções que enderecem esses desafios fortalece a confiança no ecossistema financeiro digital e assegura a conformidade com as diretrizes regulatórias. Além disso, a criação de um ambiente seguro e interoperável depende do engajamento contínuo do setor financeiro. A adoção de tecnologias inovadoras permitirá que o Drex avance com resiliência, transparência e alinhamento às melhores práticas internacionais”, afirmou.
A inovação trará maior segurança para as instituições participantes, assegurando que o Drex funcione dentro de um ambiente confiável, interoperável e em conformidade com os princípios de proteção de dados exigidos pelo Banco Central. Além disso, a solução do SFCoop se posiciona como um modelo de referência para futuras implementações de privacidade e segurança dentro da arquitetura financeira digital do país.
Sicoob impulsiona Educação Financeira na 13ª edição da Global Money Week

É a 6ª vez que a instituição apoia a campanha promovida pela OCDE. Na última edição, alcançou mais de 1,4 mi de pessoas
A preocupação com a educação financeira dos jovens tem se tornado cada vez mais relevante. De acordo com a pesquisa Check-up de Bem-Estar, da empresa de benefícios Vidalink, divulgada pelo Estadão em dezembro de 2024, 33% da geração Z (1995 - 2009) enfrentam dificuldades financeiras. Diante desse cenário e com o compromisso de fortalecer a conscientização financeira, o Sicoob participa da 13ª edição da Global Money Week (GMW), uma campanha global promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que incentiva a educação financeira entre crianças e jovens.
Com o tema deste ano – “Pense antes de seguir, seu futuro financeiro agradece por refletir” – a campanha reforça a importância do planejamento e da tomada de decisões financeiras conscientes. Na última edição da campanha, mais de 1,4 mi de pessoas foram alcançadas, beneficiando diretamente 115 mil participantes por meio de atividades realizadas pelas cooperativas do Sistema em todo o país.
Programação e atividades
A Global Money Week 2025 acontece entre os dias 17 e 23 de março, oferecendo uma programação diversificada, com cursos, debates, oficinas, orientações financeiras, palestras, lives e outras atividades gratuitas. Os eventos ocorrerão nos formatos presencial, on-line e híbrido, seguindo as diretrizes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Educação Financeira no Sicoob
Além da participação na Global Money Week, o Sicoob, por meio do Instituto Sicoob, disponibiliza diversas soluções gratuitas de educação financeira para toda a população. Entre elas, destacam-se:
-
Se Liga Finanças ON: plataforma digital que oferece os cursos “Finanças Pessoais” e “Finanças para MEI”. A ferramenta permite que os usuários aprendam sobre finanças, interajam com outros participantes e recebam um certificado ao concluir os cursos. Acesse: seligafinancas.institutosicoob.org.br.
-
Clínicas Financeiras Virtuais: serviço de consultoria financeira gratuita, individual e on-line. Os atendimentos são conduzidos por voluntários do Instituto Sicoob, preparados para esclarecer dúvidas sobre finanças. Para agendar uma consultoria, basta acessar clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br, realizar o cadastro, escolher um orientador financeiro e marcar um horário.
Sicoob é reconhecido no Reporting Matters Brasil 2024 pela excelência em Engajamento com Stakeholders

Publicação destaca a excelência da instituição financeira cooperativa no desempenho ambiental, social e de governança (ESG)
Em um cenário em que a transparência e o impacto social são pilares fundamentais para o crescimento saudável dos negócios em todo o mundo, o Sicoob segue ampliando seus esforços para promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação.
Recentemente, a instituição financeira cooperativa foi reconhecida no Reporting Matters Brasil 2024, destacando-se pela excelência em Engajamento com Stakeholders. Essa iniciativa, promovida pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Grupo Report, visa a fortalecer as práticas empresariais voltadas à sustentabilidade e à transparência corporativa.
Na publicação, o Reporting Matters destacou o Relatório de Sustentabilidade de 2023 do Sicoob, evidenciando o compromisso contínuo da instituição com o engajamento das partes interessadas, por meio de um processo estruturado de identificação, seleção e diálogo. O estudo também ressaltou iniciativas como o programa de treinamento voltado a fornecedores e as ações de sustentabilidade comunicadas por meio de plataforma interna da instituição, demonstrando esforço consistente para integrar as perspectivas de stakeholders na estratégia e operação do Sicoob.
Segundo Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, o relatório reafirma o papel estratégico da instituição na construção de um ecossistema financeiro mais inclusivo, sustentável e socialmente responsável. “Esse reconhecimento é um gesto significativo, pois atesta que nossa busca incessante pela excelência em ESG está gerando os resultados almejados e contribuindo de forma efetiva para a transformação das comunidades em que atuamos. Nossa proposta vai além da oferta de serviços financeiros: buscamos consolidar e expandir uma alternativa cooperativa que assegure o crescimento sustentável da organização e o fortalecimento econômico e social do Brasil, promovendo uma sociedade mais equilibrada, próspera e alinhada aos valores e princípios do cooperativismo”, destaca o executivo.
O Reporting Matters tem o intuito de auxiliar as empresas associadas ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) a aprimorar a efetividade de seus relatórios de sustentabilidade. O Sicoob integra o Conselho desde outubro de 2022.
.

Encontre o Sicoob mais próximo de você.
Conheça os aplicativos do Sicoob
Clique no ícone para fazer o download.