Sicoob Carlos Chagas - Sicoob Carlos Chagas
A Cooperativa de Crédito Rural de Carlos Chagas Ltda – CREDICAR, foi constituído em 19 de agosto de 1991 na cidade de Carlos Chagas/MG dando inicio às suas atividades em 15 de Janeiro de 1992, por um grupo de 27 produtores rurais. Atualmente a Cooperativa possui agência sede na cidade de Carlos Chagas e agências no município de Pavão, Águas Formosas, Machacalis, Santa Helena de Minas e Bertópolis. Expandimos para o litoral baiano nas cidades de Teixeira de Freitas e Mucuri/BA.
A CREDICAR começou a funcionar com 52 associados e imediatamente foi feito um trabalho para buscar novos associados, através de visitas a produtores rurais, palestras nas comunidades, sempre com o apoio da COOLVAM - Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri, que na época contava com o trabalho do seu Comitê Educativo que gozava de muita credibilidade.
A CREDICAR, hoje SICOOB CARLOS CHAGAS, foi constituída como uma Cooperativa de Crédito Rural, ou seja, apenas produtores rurais poderiam se associar à Cooperativa. Mas, através de Assembleia Geral, realizada no dia 20 de junho de 2005, a Cooperativa transformou-se em Livre Admissão. Esta mudança permitiu a associação de quaisquer pessoas físicas e jurídicas, desde que, tivessem seus nomes aprovados pelo Conselho de Administração da Credi, de acordo com o Estatuto Social.
Desta maneira, com a transformação em livre admissão o Sicoob Carlos Chagas passou atender a outros segmentos da comunidade, que há muito desejava por esta oportunidade, se estabelecendo como grande parceira no desenvolvimento das comunidades atendidas e da região.
O Sicoob Carlos Chagas possui uma equipe com mais de oitenta profissionais, entre funcionários, estagiários, Diretores, Conselheiros e Terceirizados que, com seriedade e profissionalismo, auxiliam na administração dos recursos financeiros e prestação de serviços de qualidade aos associados.
O Sicoob Carlos Chagas tem por objeto a prática de operações e exercício das atividades na área creditícia e por finalidade:
I – proporcionar, através da mutualidade, assistência financeira aos associados;
II – a formação educacional de seus associados, no sentido de fomentar o cooperativismo, através da ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito, bem como da difusão de informações técnicas que visem o aprimoramento da produção e qualidade de vida;
III – praticar, nos termos dos normativos vigentes, as seguintes operações dentre outras: captação de recursos, concessão de créditos, prestação de garantias, prestação de serviços, formalização de convênios com outras instituições financeiras, bem como aplicações de recursos no mercado financeiro, inclusive depósitos a prazo com ou sem emissão de certificado, visando preservar o poder de compra da moeda e rentabilizar os recursos.
O SICOOB CARLOS CHAGAS e sua gestão não para, o resultado desse trabalho é o constante crescimento, a participação ativa dos associados no dia a dia da Cooperativa e nas assembleias, os números que refletem a transparência e a verdade que são marcas de uma gestão comprometida com o associado e com a comunidade.
Em 1.991 a história começa a mudar através de homens visionários que viram que o cooperativismo faria mais uma vez a diferença no Vale do Mucuri.
Foto: Primeiro prédio da Cooperativa de Crédito Rural de Carlos Chagas.
Foto: Segundo prédio da Cooperativa de Crédito Rural de Carlos Chagas.
Foto: Atual prédio do SICOOB CARLOS CHAGAS.
Propósito
Conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.
Missão
“Promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação”
Visão
Ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades
Valores
Respeito e Valorização das Pessoas
Excelência e eficiência
Cooperativismo e sustentabilidade
Ética e Integridade
Liderança inspiradora
Inovação e simplicidade