NOSSA HISTÓRIA

Fundada em 14 de fevereiro de 1997 como "AC Credi", a cooperativa nasceu com o objetivo de atender as necessidades do comércio, da indústria e de prestadores de serviço de Governador Valadares, que viviam um árduo período de depressão econômica, marcado pelo desemprego em massa, falência de empresas e redução da produtividade e investimentos locais.

Neste cenário, 21 empresários se uniram em busca de uma alternativa de crédito justa para driblar as barreiras e taxas abusivas cobradas pelos bancos. Embora a solução fosse a inserção de um “banco próprio”, os valores atribuídos à iniciativa tinham um significado ainda maior. Assim, surgiu a ideia de criar uma instituição financeira, partindo da filosofia do cooperativismo, onde todos pudessem vivenciar dos mesmos direitos e deveres, serem usuários e beneficiários, além de donos e participantes das decisões e resultados.

Mas, para colocar a ideia em prática, foi necessário aprofundar sobre assunto. De acordo com Ivo de Tassis Filho, na época Vice-presidente da Associação Comercial e um dos fundadores da cooperativa, o primeiro passo para concretização do sonho foi uma viagem a Belo Horizonte, onde descobriram a Cecremge, uma central de cooperativas. “Lá, adquirimos conhecimento sobre o cooperativismo, estudamos a lei 5.764 - que regulamentava o capital mínimo exigido, segmentação e normas de funcionamento - e encontramos o suporte que precisávamos para realizar o projeto”, explica o pioneiro.

Munidos do conhecimento necessário e do sentimento de cooperação, nascia a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo Comércio de Material de Construção, denominada AC Credi. Constituída por um capital de R$ 1.050,00 e uma modesta sede alugada na região do Mercado Municipal de Governador Valadares.

Ainda com pouca estrutura e mão de obra, a AC Credi começou a mostrar os primeiros sinais de desenvolvimento no ano 2000. Incrementou as operações de crédito, aumentou o número de associados e adquiriu sua própria sede, firmando sua presença na comunidade e ampliando de forma significativa o espaço de atendimento.

Em 2006, houve a incorporação da Credito, uma cooperativa da área de confecção em Teófilo Otoni que passava por necessidades. Com o apoio da Central Cecremge e do Banco Central, o processo de integração foi concluído, passando a estender o atendimento às cidades de Teófilo Otoni e Itambacuri, onde eram localizadas as agências da incorporada.

A continuidade à ampliação da área de atuação se deu com a inauguração de agências nas cidades de Belo Oriente, Dom Cavati, Engenheiro Caldas, Conselheiro Pena, Resplendor, Aimorés, bairro Vila Isa em Governador Valadares e Naque.

Em 2009, a AC Credi deu um grande passo rumo à consolidação do seu trabalho, aderindo a marca Sicoob – maior sistema de cooperativas de crédito brasileiras. Com a inserção da marca, a cooperativa passou a se chamar “Sicoob AC Credi” e seus produtos e serviços passaram a ser mais valorizados no mercado.

Com a evolução do cooperativismo de crédito, foi permitido que as cooperativas de crédito deixassem de ser segmentadas, o que para o Sicoob AC Credi significou uma grande oportunidade para ampliar seu número de associados e negócios. Foi então que, após um longo processo junto à Central Cecremge e ao Banco Central, em 2014, a cooperativa foi contemplada com a Livre Admissão, expandindo seu atendimento a quaisquer segmentos.

Daí para frente, a cooperativa só cresceu! Hoje, o Sicoob AC Credi possui cerca de 16 mil associados, atua em 10 regiões do leste e nordeste mineiro, sempre com o mesmo objetivo: fornecer soluções financeiras adequadas às necessidades dos associados, disseminar a cultura cooperativista e promover o desenvolvimento econômico e social de todos.

 


ONDE ESTAMOS

 

 


COMO SE ASSOCIAR

Para se associar ao Sicoob AC Credi é preciso, inicialmente, atender as condições estabelecidas no Estatuto Social, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária, conforme apresentado abaixo:


Art. 9º Podem se associar à Cooperativa todas as pessoas naturais que concordem com o presente Estatuto Social e preencham as condições nele estabelecidas.


Parágrafo único: Podem também associar-se as pessoas jurídicas, observadas as disposições da legislação em vigor.


Art. 10° Não podem ingressar na Cooperativa:


I. as instituições financeiras e as pessoas que exerçam atividades que contrariem os objetivos da Cooperativa ou que com eles colidam;


II. as pessoas jurídicas que exerçam concorrência com a própria sociedade cooperativa.

 

Para abrir a conta, basta ir até uma de nossas agências ou através do aplicativo Sicoob, que você encontra nas lojas APP Store e Google Play.

 

 


 


GOVERNANÇA COOPERATIVA

A Assembleia dos associados elege a Diretoria Executiva para mandatos de quatro anos, e o Conselho Fiscal para mandatos de três anos. Cada associado tem direito a um voto, independente do seu capital e das operações que faz com a entidade. Um quadro gerencial profissional coordena as operações.

 


SOBRAS PROPORCIONAIS

Como toda cooperativa, o Sicoob AC Credi não tem Lucro e sim Sobra, que é devolvida ao associado na mesma proporção de suas operações com a instituição, na forma que a Assembleia Geral decidir. A distribuição é calculadas sobre os juros que os associados pagaram nos empréstimos – inclusive cheque especial –, sobre seu saldo médio nas aplicações e o saldo médio positivo da conta corrente.

 


CONSELHOS E DIRETORIA 

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Ivo de Tassis Filho | Presidente

Mário Costa Júnior | Vice-presidente

Napoleão Antônio Sabino Junior | Membro

Jackson de Sousa Lemos | Membro

Davi de Lima  | Membro

Stefano Couri de Carvalho  | Membro

 

CONSELHO FISCAL 

Bianor da Silva Cunha | Coordenador do Conselho Fiscal

Antônio Nei Lopes Santos | Efetivo

João Marcio Luiz de Almeida | Efetivo

 

Gabriel dos Santos Silva | Suplente

Luiz Mauro de Paula Coelho | Suplente 

Renant da Costa Lemos | Suplente

 

DIRETORIA EXECUTIVA 

José Elias Neto | Diretor de Operações

Nilton Bento Vieira | Diretor Comercial

 


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL